Investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto e médicos do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto descobriram um método “inovador” que pode permitir o diagnóstico precoce do cancro renal, foi hoje anunciado.
A melhoria da situação epidemiológica da gripe aviária, identificada em Portugal no final de 2021, levou à alteração das medidas de combate à nova estirpe do vírus, anunciou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, pela primeira vez, a substituição de uma prótese valvular no coração de uma doente que não podia ser novamente sujeita a cirurgia, por método não invasivo, foi hoje anunciado.
O Infarmed anunciou a recolha de um lote da vacina Moderna contra a covid-19, após um alerta de autoridades do medicamento europeias de que tinha sido detetada “a presença de um corpo estranho no frasco da vacina”.
Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vão estudar o impacto da maternidade nos rendimentos das mulheres e no seu percurso profissional para, posteriormente, elaborarem recomendações que atenuem os seus efeitos.
Cerca de 3.350 estudantes de Medicina estiveram envolvidos no combate à pandemia, realizando rastreios, atendimentos na Linha SNS24 ou a dar apoio hospitalar, uma experiência considerada pela associação que os representa como muito positiva para a sua formação.
O Governo dos Açores lançou o concurso público da empreitada de remodelação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, orçado em 1,55 milhões de euros e com um prazo de execução de 480 dias.
A especialista Clara Capucho alertou hoje para a importância do rastreio da voz, salientando que há muitas doenças que “estiveram mascaradas” durante o confinamento e que se revelam agora com a exigência do regresso dos artistas aos palcos.
Mais de 281 milhões de pessoas em África estavam expostas à fome em 2021, um aumento de 89,1 milhões de pessoas desde 2014, revelou hoje o diretor-geral adjunto e representante regional da FAO para África, Abebe Haile Gabriel.
Uma equipa de cientistas, incluindo da portuguesa Fundação Champalimaud, descobriu num estudo pré-clínico que uma análise ao sangue pode ajudar a detetar doentes oncológicos com resistência à radioterapia no cérebro e identificou um medicamento que pode revertê-la.
A Universidade de Coimbra (UC) ambiciona diplomar, em quatro anos, entre 8.000 a 12.000 pessoas, no âmbito do projeto Living the Future Academy, financiado com 16,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A nova ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, sublinhou hoje a necessidade de reforçar o apoio à saúde mental nas instituições, sobretudo através do apoio psicológico, recordando o impacto negativo da pandemia.
A bastonária dos enfermeiros saudou hoje a “mudança de postura” da ministra da Saúde relativamente à comunicação com as ordens profissionais e pelo facto de as ouvir separadamente, porque os problemas e as matérias a negociar são diferentes.
A composição do ar no arquipélago Madeira poderá integrar em breve os dados do boletim meteorológico diário da região autónoma, indicou hoje o Governo Regional, sublinhando tratar-se de mais uma ferramenta para a salvaguarda da saúde pública.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considerou positiva a reunião com a ministra da tutela, que decorreu hoje no Ministério da Saúde, afirmando que o “diálogo é fundamental” no sentido de encontrar soluções para os problemas que existem.
O Governo está disponível para rever o modelo de financiamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), considera o setor social essencial e lembra as medidas extraordinárias adotadas durante a pandemia para apoiar estes parceiros.
O Bloco de Esquerda (BE) alertou hoje para o risco de fecho do hospital de Serpa e voltou a exigir o regresso da gestão da unidade hospitalar da Misericórdia para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Governo anunciou hoje o alargamento do apoio ao cabaz alimentar, de 60 euros mensais, a todas as famílias titulares de prestações sociais, face ao atual regime que abrangia apenas as que tinham tarifa social de eletricidade.
O navio da Sea Watch resgatou cerca de 210 migrantes nas últimas 24 horas e relatou o desaparecimento de várias dezenas de pessoas após um novo naufrágio no Mediterrâneo central, declarou hoje a organização não-governamental (ONG).
A indústria farmacêutica europeia propôs hoje medidas para fazer chegar mais rapidamente medicamentos aos doentes e quer preços variáveis, de acordo com a capacidade económica de cada país.
O Governo anunciou hoje a criação de uma subvenção para apoiar o aumento dos custos de gás para as empresas intensivas em energia, com 160 milhões de euros de apoio, que chegará a 3.000 empresas.
A ministra da Presidência disse hoje que as medidas de emergência dos preços da energia e agroalimentar procuram dar uma resposta focada e que evite uma espiral de pressões inflacionistas.
Um grupo de especialistas em medicina interna ligados à geriatria decidiram criar uma associação para dar formação aos médicos que acompanham os idosos que estão em lares, que se estima serem mais de 125.000.
Representantes de mais de 50 países africanos vão definir as prioridades na transformação dos sistemas agroalimentares em África entre hoje e quinta-feira em Malabo, quando 250 milhões de pessoas no continente não têm diariamente comida suficiente.