As autoridades brasileiras confirmaram hoje a primeira morte provocada pela Monkeypox no país, onde já foram identificados pouco mais de mil casos de infeção.
Os serviços de obstetrícia estão encerrados nos hospitais de Braga e Almada até às 20:00 de hoje e o bloco de partos dos hospitais da Guarda e São Francisco Xavier, Lisboa, só reabrem no sábado às 09:00.
A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga voltou a encerrar às 08:00 de hoje e até às 20:00, indicou fonte da unidade hospitalar, acrescentando que o serviço voltará a funcionar normalmente no fim de semana.
Os chefes de equipa do serviço de urgência do Hospital São Francisco Xavier anunciaram a demissão, numa carta enviada hoje ao Conselho de Administração e à Direção do Serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO).
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse hoje que nenhum país ou região consegue enfrentar sozinho a crise alimentar e energética, defendendo as parcerias como forma de ultrapassar as dificuldades.
O presidente de Fórum Eurafrica, Durão Barroso, apresentou hoje a ideia de uma convergência entre os continentes europeu e africano em aspetos concretos, sugerindo compra de vacinas em conjunto e mais sinergias no campo da energia.
A população do concelho de Porto de Mós pode usufruir desde quinta-feira de um plano de saúde, iniciativa da Câmara Municipal que está a ter uma adesão significativa, disse hoje o presidente do município, Jorge Vala.
A resposta da Casa Branca à revogação do direito federal ao aborto, decidida pelo Supremo Tribunal há pouco mais de um mês, está a causar insatisfação e críticas por parte de ativistas e democratas.
Um mês depois da decisão do Supremo Tribunal norte-americano, o aborto é ilegal em oito estados e o número irá subir para dez até ao final do verão, quando entrarem em vigor as "leis-gatilho" previstas em mais dois estados.
Portugal totaliza 633 casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox, 45 na última semana, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), que indica que 82,6% dos casos foram reportados na região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
O secretário regional do Mar e das Pescas dos Açores, Manuel São João, disse hoje que o Governo Regional não se opõe à criação de incentivos financeiros para que os pescadores recolham lixo marinho no arquipélago.
A Assembleia-Geral da ONU aprovou hoje uma resolução que pela primeira vez consagra universalmente o direito humano a um ambiente "limpo, saudável e sustentável".
A violência doméstica matou no primeiro semestre 16 mulheres e uma criança, mais de metade das vítimas de 2021, que registou 23 homicídios, cinco dos quais de homens e dois de menores, indicam estatísticas oficiais.
O professor de economia e presidente da sociedade Ponto Verde António Nogueira Leite considerou hoje que a Europa está bem posicionada para ser um “verdadeiro parceiro” de África, sublinhando que esta cooperação passa por chegar, ficar e interagir.
O Governo alterou a portaria que define o regime especial de comparticipação de medicamentos para tratamento da hepatite C, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, que realçou a agilização do acesso aos fármacos para os cidadãos.
O ex-ministro do Ambiente e da Ação Climática Matos Fernandes, considerou hoje que o facto de África ser o continente que menos emissões produz e dos que mais sofre com as alterações climáticas tem de nos obrigar a agir.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) disse hoje que abriu um inquérito para apurar as circunstâncias em que uma grávida da sua área de influência se dirigiu quarta-feira ao Hospital de Santarém, onde foi confirmada a morte do feto.
O Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) será reforçado, a partir de 01 de agosto, com mais 10 ambulâncias a funcionar em zonas onde se tem verificado uma maior procura dos serviços, anunciou hoje o INEM.
A Assembleia Municipal de Matosinhos aprovou a cedência do terreno do antigo horto municipal para a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) do Progresso, em Perafita, cuja obra “arranca nas próximas semanas”, anunciou hoje a autarquia.
O deputado da Iniciativa Liberal (IL) no parlamento dos Açores, Nuno Barata, alertou hoje para as dificuldades das populações na Região no acesso a serviços de saúde, algo que se agrava nas ilhas mais pequenas sem hospital.
O secretário de Estado da Saúde relativizou hoje as críticas de administradores hospitalares e sindicatos em torno do novo regime temporário de remuneração do trabalho suplementar dos médicos em serviços de urgência, antecipando um efeito positivo desta medida.
África ainda não recebeu nenhuma dose das vacinas contra a varíola dos macacos - declarada emergência internacional de saúde na semana passada pela OMS -, divulgaram hoje os Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC).
O Conselho de Ministros decidiu hoje a renovação da situação de alerta devido à pandemia da covid-19 até ao final do mês de agosto, mantendo todas as regras atualmente em vigor.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) ajudou quase 50.000 migrantes a regressarem aos seus países de origem em 2021, um aumento de 18% em relação a 2020, mas muito aquém dos números anteriores à pandemia de covid-19.