A Comissão Europeia assinou hoje um contrato com a farmacêutica espanhola Hipra para o rápido fornecimento à União Europeia (UE), no outono, até 250 milhões de doses de vacinas anticovid-19, quando este fármaco tiver aval do regulador comunitário.
O Sindicato dos Enfermeiros considera que o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, promulgado pelo Presidente da República, é “uma mão vazia” e não concretiza qualquer reforma do SNS nem deixa um plano para reforçar o capital humano.
O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Leiria concorda com o diploma que definiu as horas extraordinárias dos médicos, para ajudar a colmatar as escalas, mas defende mudanças de fundo.
A PSP sinalizou no primeiro semestre do ano 2.880 vítimas de violência doméstica para o programa de teleassistência e mais de 5.800 crianças à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
A quantidade de água voltou a descer em julho nas bacias do Barlavento algarvio, com 11,4%, e do Lima, com 17,4.
O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que o estatuto do SNS, promulgado pelo Presidente da República, “dá a ideia de que o Governo não tem um fio condutor” para a saúde.
O presidente do PSD, Luís Montenegro, considerou hoje que o Governo está “incapaz de suster a degradação do Serviço Nacional de Saúde (SNS)” ao comentar a promulgação do seu estatuto.
O Presidente da República disse hoje que era fundamental promulgar o estatuto do SNS, considerando que “era a base do edifício” e “sem a lei não podia haver reforma”.
O BE/Açores pediu hoje, através de um requerimento entregue na Assembleia Regional, dados sobre a violência obstétrica no arquipélago, para que se possa “agir de forma proativa” e erradicar esses procedimentos.
A secretária de Estado da Saúde afirmou hoje que o novo regime de pagamento de horas extraordinárias começa a ter “algum efeito”, com muitos médicos tarefeiros a contactar os hospitais para avaliar a possibilidade de um contrato sem termo.
O Governo congratulou-se hoje com a promulgação do Estatuto do SNS, sublinhando que irá analisar com “muita atenção” e “muita ponderação” as observações feitas pelo Presidente da República e que fará as adequações necessárias ao diploma.
A proposta de revisão da rede de referenciação em obstetrícia e ginecologia, que permitirá concentrar serviços, será entregue ao Governo no final de setembro, revelou hoje o coordenador da comissão de acompanhamento da resposta em urgência para estes serviços.
Em quase metade dos dias de julho foram batidos recordes de mortalidade para este mês, com o dia 14 a ser aquele que maior percentagem de excesso de mortalidade registou (63,4%), segundo dados oficiais.
O Presidente da República promulgou hoje o Estatuto do SNS, considerando que “seria incompreensível” retardá-lo, e instou o Governo a acelerar a sua regulamentação e clarificar os pontos ambíguos, sob pena de se perder “uma oportunidade única”.
A ASAE apreendeu 1.100 quilos (kg) de frutos e produtos hortícolas frescos, no valor de 2.200 euros, e instaurou 23 processos contraordenacionais em operações de fiscalização da comercialização de hortofrutícolas em mercados abastecedores.
A reflorestação da área ardida em Murça com árvores autóctones mais resistentes ao fogo é o objetivo de uma iniciativa lançada pela Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do concelho e a associação ambientalista Quercus, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Médicos afirmou hoje que aguarda há cinco dias resposta do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental ao pedido que fez sobre as medidas adotadas para garantir o “bom funcionamento” da urgência geral do Hospital São Francisco Xavier.
O Hospital Garcia de Horta (HGO), em Almada, não está a receber doentes encaminhados pelo INEM nas urgências de obstetrícia até às 20:00 de hoje, e de ortopedia até às 08:00 de segunda-feira, indicou fonte sindical.
O uso de máscara deixa de ser obrigatório nos transportes coletivos de passageiros na Madeira a partir das 00:00 horas de segunda-feira, anunciou hoje a empresa de transportes públicos Horários do Funchal (HF).
O coordenador nacional da comissão de resposta em urgência de ginecologia, obstetrícia e blocos de partos defende que tem que ser considerada a possibilidade de encerrar algumas maternidades, fora do interior, para concentrar recursos e responder aos problemas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que já leu o decreto-lei que aprova o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que recebeu na sexta-feira, esperando apresentar “algumas observações” ao documento.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa disse hoje que prevê um aumento do número de mortes ligadas à varíola, após o anúncio das primeiras mortes fora de África.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já recebeu e está a analisar o decreto-lei que aprova o Estatuto do SNS, devendo tomar uma decisão no início da próxima semana, disse à Lusa fonte de Belém.
O conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO) disse hoje ter asseguradas “condições mínimas” para o funcionamento das urgências do Hospital São Francisco Xavier, onde os chefes do serviço de urgência anunciaram a demissão.