O aumento de comprimidos falsos que contêm fentanil, um opioide sintético potencialmente fatal, está a elevar as taxas de mortalidade por overdose para novos máximos nos Estados Unidos, alertaram esta terça-feira as autoridades federais norte-americanas.
                Quinze pessoas morreram esta terça-feira na cidade marroquina de Ksar el Kebir, no norte do país, depois de beberem álcool adulterado, segundo o mais recente balanço do delegado regional do Ministério da Saúde, Omirane Chaouki.
                O número de crianças com desnutrição sofreu um aumento acentuado em 2022 em cinco estados no noroeste da Nigéria, alertou esta terça-feira a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), apelando a ajuda humanitária de emergência.
                O ministro do Ambiente e da Ação Climática disse hoje que o Fundo Ambiental disponibiliza, até ao final do ano, cerca de cinco milhões de euros (ME) para ações de emergência na área ardida da serra da Estrela.
                As forças de segurança receberam 20.334 participações de violência doméstica até agosto, um aumento de 1,6% face ao mesmo período de 2019, antes da pandemia de covid-19, revelou hoje o ministro da Administração Interna.
                O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou hoje que uma médica foi agredida na urgência do Hospital de São Francisco Xavier, lamentando que o plano de prevenção da violência na saúde continue “na gaveta”.
                A Câmara de Soure, no distrito de Coimbra, demarcou-se hoje da recolha de amostras de água nas residências do concelho, alertando que se trata da intervenção de “pessoas estranhas aos serviços” da autarquia.
                A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) apresenta na quarta-feira o músico Carlão (ex-Pacman) como padrinho de um programa que visa prevenir o suicídio em meio escolar.
                O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) vai continuar com o projeto de sensibilização ambiental “UC.Plantas”, dirigido aos novos estudantes, no ano letivo de 2022/2023.
                A Universidade de Coimbra (UC) assinalar, na quinta-feira, o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentares com um debate sobre a matéria.
                Moçambique começou hoje a vacinar crianças com mais de 12 anos contra a covid-19, disse à Lusa fonte do Ministério da Saúde (Misau) moçambicano.
                O Chega considerou hoje que existe um “evidente conflito de interesses” por o ministro da Saúde ser casado com a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, e pediu à comissão parlamentar da Transparência para se pronunciar, anunciou o líder.
                Duas pessoas morreram e outras 10 estão internadas devido a um surto de cólera no distrito de Lago, Niassa, no norte de Moçambique, anunciaram hoje as autoridades de saúde.
                A Ordem dos Médicos (OM) disse hoje que espera do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, “uma vontade firme de mudar as coisas” e “a concretização de negociações” através de atos, porque não interessa negociar sem resultados.
                O presidente do INEM admitiu hoje dificuldades para contratar operacionais, devido à exigência das funções e a questões de carreira, considerando que esses constrangimentos podem ser minimizados com a integração do instituto no Serviço Nacional de Saúde.
                A distrital do PSD de Viana do Castelo reivindicou hoje a colocação de mais médicos ao serviço da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), na qual “há especialidades que têm falta” de profissionais de saúde.
                O Governo da República Democrática do Congo (RDCongo) anunciou hoje o fim do mais recente surto de Ébola no país, mas alertou para o risco de novas infeções devido ao recente aparecimento de outro surto no Uganda.
                O Governo determinou, a partir de 01 de outubro, uma suspensão temporária nos recursos hídricos de 15 albufeiras, “até que sejam alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil que venham a ser estabelecidas”.
                Portugal atravessa uma seca “impressionante” e precisa de melhorar a eficiência do uso da água, nomeadamente no setor da agricultura, alertou hoje o relator especial para os Direitos Humanos e o Meio Ambiente das Nações Unidas (ONU).
                Enfermeiros do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) manifestaram-se hoje, em Vila Real, para exigir o “pagamento justo” e a “devida contabilização” das horas extraordinárias por parte do conselho de administração.
                A fiscalização da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) aos fundamentos das declarações de exclusão de responsabilidade apresentadas por profissionais de saúde no Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, no distrito de Setúbal, vai decorrer até meados de novembro.
                A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje que os hospitais periféricos precisam de ter condições para fixar profissionais de saúde numa “carreira atrativa” ao longo dos anos e que “compensem” o afastamento “das grandes metrópoles”.
                O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou hoje a realização de buscas em diversas instalações, no âmbito de uma investigação relacionada com irregularidades na gestão de pessoal, adiantando que não foram constituídos quaisquer arguidos.
                O PCP requereu hoje a audição urgente no parlamento do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, da Federação Nacional dos Médicos e da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras sobre o encerramento de maternidades que tem ocorrido nos últimos meses.