Os médicos que aderirem ao regime de dedicação plena, previsto no Estatuto do SNS, terão de se comprometer com metas assistenciais e ficam impedidos de exercer funções de direção técnica, coordenação e chefia em instituições privadas.
O novo Estatuto do SNS, hoje publicado em Diário da República, permitirá dar mais autonomia aos hospitais e aos centros de saúde, não só nas contratações, mas também no investimento.
O Observatório de Violência Obstétrica (OVO) apelou hoje aos conselhos de administração dos hospitais para repensarem o modelo de gestão de profissionais de saúde na área de obstetrícia/ginecologia, envolvendo mais os profissionais não médicos.
Cientistas conseguiram reativar a circulação sanguínea e outras funções celulares em corpos de porcos que morreram pouco antes, revela um estudo que dá esperanças para uma futura utilização na medicina, embora levante questões éticas.
O presidente do PSD defendeu hoje que em nenhum outro momento da história houve tanto desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) como no governo de António Costa, que, não o reconhecendo, também não saberá solucionar os respetivos problemas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje a alteração à Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital, considerando que o parlamento conseguiu "ultrapassar as preocupações manifestadas".
O Chega requereu hoje a audição, com caráter de urgência, do presidente do INEM para que Luís Meira dê explicações à Assembleia da República sobre "as falhas na prestação de socorro" e a "falta de coordenação".
O município de Góis inaugurou hoje, na freguesia de Alvares, o primeiro Balcão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 24 no concelho, que vai facilitar o acesso da população a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde.
A Mulher Século XXI, Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres, em Leiria, registou 114 novos casos de violência doméstica durante o primeiro semestre deste ano, um valor superior aos 90 registados em 2021.
O Instituto de Administração da Saúde (IAS) da Madeira emitiu este ano 90 novos cartões de reembolso especial de consultas para pensionistas e trabalhadores por conta de outrem que aufiram um rendimento inferior ao salário mínimo regional.
Cerca de uma centena de médicos internos de Ginecologia/Obstetrícia assinaram a carta enviada à ministra da Saúde que, entre outras matérias, informa a tutela da entrega de escusas de responsabilidade para quando as escalas de urgência não cumpram o regulamento.
O ministro da Saúde de Moçambique considera que a covid-19 afetou o programa de combate ao VIH/Sida no país devido à redução e desvio de recursos para fazer face a pandemia.
O presidente do Colégio de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos alertou hoje que o não cumprimento do regulamento das equipas nos serviços de urgência, apontado pelos médicos internos que apresentaram escusas, pode levar à retirada da idoneidade formativa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um apelo de financiamento de 123,7 milhões de dólares (121,4 milhões de euros) para acorrer a necessidades urgentes de mais de 80 milhões de pessoas na região do Corno de África.
O Governo estendeu o prazo de comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional à covid-19, prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde, até ao final de agosto, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.
O antigo ministro do Emprego e da Segurança Social Silva Peneda defendeu hoje que a descentralização “transformou-se numa grande salgalhada” que prejudica o processo de regionalização, “indispensável para o país”.
Médicos internos de Ginecologia e Obstetrícia de todo o país entregaram escusa de responsabilidade quando as escalas de urgência não estiverem de acordo com o regulamento, apontando que as medidas aprovadas até agora pelo governo são insuficientes.
O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte anunciou hoje que estão a decorrer dois processos de recrutamento de enfermeiros, na sequência da queixa de falta de recursos humanos nos Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital Santa Maria.
O BE/Açores alertou hoje para "dificuldades recorrentes" no transporte de doentes das ilhas sem hospital, serviço assegurado pela transportadora aérea SATA, e solicitou ao Governo Regional esclarecimentos sobre "as condições exatas em que se processa" a operação.
O neurologista Bruno Maia anunciou hoje a sua candidatura a bastonário da Ordem dos Médicos, com um compromisso que coloca os utentes e o Serviço Nacional de Saúde entre as prioridades, contra “o conservadorismo e o elitismo”.
O PCP acusou hoje o Governo de alimentar uma “inércia destrutiva” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) que tem como objetivo enfraquecê-lo, argumentando que o estatuto “poderá ser um retrocesso” em relação à lei de bases.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, mostrou-se hoje convicto de que rapidamente haverá um acordo que permita “estabilizar o serviço de urgência” geral do Hospital São Francisco Xavier.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, considerou hoje, em Santiago do Cacém (Setúbal), que o Estatuto do SNS, promulgado segunda-feira pelo Presidente da República, necessita de ser regulamentado “o mais celeremente possível”.
Os 37 enfermeiros da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Santa Maria pediram escusa de responsabilidade, alegando escassez de profissionais para “dar resposta às necessidades de uma das unidades mais diferenciadas do país”, foi hoje anunciado.