A Universidade de Coimbra (UC) lidera um consórcio europeu constituído para promover a investigação na área do envelhecimento ativo e saudável, com foco na prevenção e reabilitação de doenças cerebrovasculares, anunciou hoje aquela instituição de ensino superior.
Os Açores tinham, no final de junho, 10.027 utentes em lista de espera cirúrgica, menos 1% do que no mês anterior e menos 13,4% do que no período homólogo, revela um relatório da Direção Regional da Saúde.
A iLoF, empresa de saúde digital sediada no Porto, angariou uma ronda de financiamento de cinco milhões de dólares (cerca de 4,9 milhões de euros) que permitirá acelerar o recrutamento de pacientes e o desenvolvimento de terapias dirigidas.
Diversas associações da área da saúde lançam hoje uma campanha de alerta para a importância de estar atento aos sintomas do cancro do pulmão, sublinhando que um diagnóstico precoce pode salvar vidas e que a doença “não tira férias”.
Até hoje, a humanidade terá consumido tudo o que o planeta pode produzir num ano sem se esgotar, o que significa que viverá o que resta de 2022 a crédito, alertem duas Organizações Não Governamentais (ONG).
As autoridades sanitárias americanas anunciaram quarta-feira que amostras de solo e água colhidas no Mississipi continham uma bactéria que causa uma doença rara, mas grave, chamada melioidose.
O número de tratamentos da hepatite C iniciados em 2020 e 2021 caiu mais de 40% em Portugal, uma redução que pode ser atribuída à pandemia de covid-19, alerta o relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais (PNHV) hoje divulgado.
Portugal deve traçar uma estratégia para eliminar as hepatites virais até 2030, cumprindo os objetivos internacionais de reduzir a incidência em 90% e a mortalidade associada em 65%, defende um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Organização Mundial da Saúde (OMS), face ao surto de Monkeypox em vários países, recomendou hoje aos homens que praticam sexo com outros homens que reduzam o número de parceiros sexuais.
O Instituto de Administração da Saúde da Madeira (Iasaúde) está a preparar uma proposta de revisão do financiamento dos cuidados respiratórios domiciliários, devido ao aumento de pedidos e visando a adaptação às necessidades dos utentes, foi hoje anunciado.
Mais de 91 milhões de africanos sofrem de hepatite B ou C, as estirpes mais mortais do vírus que causa esta infeção, segundo um estudo publicado hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
As negociações entre Governo e sindicatos para a criação da carreira de técnico auxiliar de saúde deverão iniciar-se em setembro, indicou hoje à Lusa fonte sindical após reunião com a tutela.
A média de infeções pelo coronavírus que provoca a covid-19 voltou a baixar em Portugal para os 4.488 casos diários, o valor mais baixo registado durante este ano, indicam os dados do Instituto Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançaram um laboratório para desenvolver soluções digitais na área da saúde que poderão vir a ser replicadas noutros hospitais, foi hoje anunciado.
A ilha Terceira, nos Açores, tem cerca de 8.000 utentes sem médico de família e, mesmo que sejam preenchidas as seis vagas já abertas, continuará sem cobertura a 100%, revelou hoje o secretário regional da Saúde.
Os sindicatos da função pública consideraram hoje positivo que o Governo tenha aceitado retirar da proposta do novo igualamento eleitoral o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE a exclusão da candidatura a este órgão pelos dirigentes sindicais.
A presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Margarida França, assegurou hoje que a unidade Via Verde AVC do Hospital de Aveiro vai manter-se em funcionamento em agosto.
O representante da República para Madeira promulgou hoje o diploma que estabelece as condições necessárias à concretização dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Rede de Cuidados Continuados Integrados no arquipélago.
O Governo deu ‘luz verde’ à expansão do Hospital de Aveiro para os terrenos do antigo estádio Mário Duarte, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, garantiu hoje que “ninguém ficará sem resposta” do Serviço Nacional de Saúde durante o mês de agosto, porque os hospitais funcionam em rede.
O Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) vai realizar consultas junto da população com comportamentos aditivos e dependências do Porto para diagnosticar, tratar e curar a hepatite C, revelou hoje o diretor do serviço de Gastrenterologia.
Cientistas da Universidade de Oxford concluíram que o tempo passado em videojogos não tem impacto significativo no bem-estar dos jogadores, a conclusão principal de um estudo publicado hoje.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou hoje ações para responder ao surto de Monkeypox na União Europeia (UE), classificado emergência de saúde pública de preocupação internacional, nomeadamente dois grupos de trabalho para monitorizar medicamentos e o surto.
A Comissão Europeia pediu uma “ação reforçada, concertada e coordenada” na União Europeia (UE), o “epicentro dos casos detetados” de Monkeypox, para controlar o surto, agora classificado como emergência de saúde pública de preocupação internacional.