Mais de uma dezena de ambulâncias do INEM estão paradas devido à greve da Função Pública, segundo o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, que revelou que o instituto não nomeou os elementos para garantir serviços mínimos, tarefa que o INEM diz não ser necessária.
Os setores da Saúde e da Educação são os mais afetados pela greve de hoje dos trabalhadores da administração pública, que registava às 09:00 uma adesão superior a 80%, com escolas encerradas e hospitais em serviços mínimos, segundo fonte sindical.
Todas as regiões de Portugal continental vão continuar, pelo menos até quinta-feira, com concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo o boletim polínico, divulgado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O BE promove no sábado um encontro nacional sobre saúde com pessoas de fora do partido para discutir formas de transformar o SNS num serviço “efetivamente público, gratuito, universal, geral e que garante um acesso a todos os utentes”.
Os utentes de estabelecimentos termais maiores de 10 anos têm de usar máscaras em todos os espaços, só a podendo remover quando estiver no gabinete de consulta ou no decorrer dos tratamentos, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) ordenou hoje a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado português de produtos cosméticos das marcas Endocare e Real Natura por conterem na sua composição um ingrediente proibido.
A atividade epidémica da gripe mantém a tendência decrescente em Portugal, com as taxas de incidência de síndrome gripal e de infeção respiratória aguda a baixar para 26,8 por 100 mil habitantes, segundo dados hoje divulgados.
Portugal registou mais de 194 mil casos de reinfeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que representam 4,65% do total de casos positivos notificados desde junho de 2020, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que já foram vacinadas mais de 12.600 pessoas com mais de 80 anos residentes em lares com o segundo reforço da vacina contra a covid-19.
O secretário de Estado Adjunto da Saúde afirmou hoje, no Porto, que o vírus Monkeypox é “uma doença de comportamentos de risco” e não de “grupos de risco”, e que os casos confirmados em Portugal “estão todos estáveis”.
Casos de infeção pelo vírus Monkeypox estão a ser detetados em vários países, incluindo Portugal, o que levou as autoridades de saúde a acompanhar com atenção uma doença rara em que a maioria das pessoas recupera em semanas.
A ILGA Portugal (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo) defendeu hoje que “não faz qualquer sentido” relacionar a orientação sexual com o vírus Monkeypox ou qualquer outra doença, sublinhando que o foco tem de estar nos comportamentos.
O líder parlamentar do PSD assumiu hoje que o partido tem uma “visão crítica” do anteprojeto de lei do Governo sobre proteção em emergência de saúde, dizendo que o diploma tem “erros que carecem de ser corrigidos”.
O líder do PCP/ Açores defendeu hoje um aumento de recursos para o Serviço Regional de Saúde e condenou o processo de substituição de António Salgado no Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha do Corvo.
O Governo dos Açores vai manter os testes gratuitos à covid-19 até final do mês, anunciou hoje o secretário regional da Saúde, acrescentando que a “tendência crescente” de casos não vai impor a revisão das medidas em vigor.
O líder parlamentar do PSD defendeu hoje que o partido deve manter a liberdade de voto na bancada quanto aos diplomas que pretendem despenalizar a eutanásia, escusando a pronunciar-se se entende que respeitam a Constituição.
O chefe de Estado-Maior da Armada disse hoje que se fosse necessário reunir novamente uma ‘task force’ para a gestão do combate à covid-19 em Portugal o Governo poderia contar “naturalmente” com os militares.
O secretário Regional de Saúde dos Açores, Clélio Meneses, estimou hoje que é necessário “mais uma dezena” de profissionais para todos os açorianos terem médico de família, para além dos lugares que já estão em concurso.
O secretário-geral das Nações Unidas apontou hoje que, durante a crise pandémica, migrantes em todo o mundo viram negado o acesso a serviços básicos de saúde e proteção, criticando ainda a exclusão destas pessoas dos planos de recuperação pós-pandemia.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou hoje que a crescente carga burocrática afasta cada vez mais os médicos de medicina geral e familiar da sua atividade clínica.
Os Estados-membros da União Europeia (UE), trabalhadores e empregadores chegaram a acordo sobre o reconhecimento da covid-19 como doença profissional nos setores da saúde, dos cuidados sociais e da assistência domiciliária e noutros propícios a surtos de infeção.
O ex-provedor do Utente da Saúde, Carlos Arruda, e o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, trocaram hoje acusações de “má-fé” e de “ineficácia”, durante as audições realizadas na Comissão de Assuntos Sociais do parlamento dos Açores.
A criação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde e a aposta na formação são os principais objetivos destes profissionais, que representam 20% da força produtiva do Serviço Nacional de Saúde e se reúnem sexta-feira pela primeira vez.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou hoje a utilização de emergência da vacina de fabrico chinês Convidecia contra a covid-19, passando a lista a contar agora com 11 vacinas validadas.