A bebé britânica de oito meses com uma doença considerada incurável a quem Itália concedeu a nacionalidade para que pudesse receber um tratamento morreu, anunciou hoje o pai da criança.
As autoridades sanitárias moçambicanas confirmaram na última semana mais 388 casos de cólera no país, num surto que desde setembro de 2022 já provocou 150 mortos, segundo dados oficiais.
Seis bebés prematuros e nove pacientes em cuidados intensivos morreram devido à falta de eletricidade no hospital Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza, de acordo com o novo balanço feito pelo vice-ministro da Saúde do Governo do Hamas.
Os dois hospitais que ainda funcionam no norte de Gaza estão a ficar sem água, eletricidade e comida, e 23 dos 35 hospitais em todo o enclave já colapsaram totalmente, asseguram as autoridades palestinianas.
O Governo determinou a realização de estudos técnicos pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para a ampliação do hospital de Beja, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) saudou hoje a publicação por parte da Direção Executiva do SNS de um plano de reorganização das urgências semanal, assegurando que vão trabalhar em conjunto para garantir que chegue a “bom porto”.
O subdiretor geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) defendeu hoje uma punição "mais efetiva" para quem vende ou disponibiliza bebidas alcoólicas a menores.
O vice-ministro da Saúde do governo do Hamas em Gaza disse hoje que um ataque aéreo israelita "destruiu completamente" o prédio do departamento de doenças cardíacas do Hospital Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que perdeu a comunicação com o Hospital Al-Shifa e diz que há relatos de algumas pessoas que fugiram do hospital foram baleadas, feridas e até mortas.
A Direção Executiva do SNS anunciou hoje um plano de reorganização que abrange mais de 30 urgências de várias especialidades no país, que vão funcionar com limitações entre hoje e o dia 18.
Os serviços de urgência vão passar a dar prioridade de admissão e triagem aos doentes transportados em ambulâncias e encaminhados pelo INEM, segundo indicações da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
Mais de 30 urgências de várias especialidades vão funcionar com limitações a partir de hoje, até dia 18, anunciou a Direção Executiva do SNS, que admite que a situação é provocada pela recusa dos médicos em fazer horas extraordinárias.
O exército israelita afirmou hoje que ajudará a retirar bebés do maior hospital de Gaza, Al-Shifa, onde morreram dois prematuros e em torno do qual estão a decorrer intensos combates entre militares e combatentes do Hamas.
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) decidiu hoje manter a greve ao trabalho extraordinário, devido à falta de abertura do Governo para negociar, disse à agência Lusa fonte dos representantes dos trabalhadores.
A ONU confirmou hoje que os quatro grandes hospitais de Gaza estão cercados pelo exército israelita e Israel desmente o cerco ao hospital Al-Shifa, onde morreram dois bebés prematuros.
O Tribunal de Braga decidiu suspender de funções no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) uma veterinária de Barcelos detida pela GNR pela alegada participação num esquema de falsificação de vacinação de canídeos, foi hoje anunciado.
O hospital Al-Shifa ficou sem eletricidade devido aos ataques israelitas, o que está a provocar a morte dos primeiros doentes, entre os quais um bebé prematuro, anunciou hoje o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza.
Os ataques israelitas ao hospital Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza, intensificaram-se "dramaticamente" durante a noite, denunciou hoje a Organização Não-Governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF).
O governo libanês denunciou que um projétil de artilharia israelita atingiu hoje um dos seus hospitais no sul do país, que, apesar de não ter explodido, causou um ferido e estragos materiais.
O distrito de Santarém vai ficar totalmente coberto por Unidades Locais de Saúde (ULS) em janeiro de 2024, com a entrada em funcionamento das ULS Médio Tejo, Lezíria, Leiria e Estuário do Tejo, agregando hospitais e centros de saúde.
A nova diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, afirmou hoje que a preparação para potenciais emergências de saúde pública e a modernização da Direção-Geral de Saúde (DGS) são duas das suas principais prioridades.
Milhares de palestinianos que se abrigavam da guerra entre Israel e o movimento islamita Hamas no principal hospital da cidade de Gaza fugiram hoje para sul, após vários bombardeamentos às instalações e em redor delas durante a noite.
Representantes dos psicólogos da Madeira, Açores e Canárias definiram hoje vias de colaboração, na sequência de uma reunião à margem do I Encontro sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, que decorreu no Funchal, na Madeira.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) exigiu hoje que a destruição de hospitais na Faixa de Gaza termine, alertando que o sistema de saúde atingiu um “ponto sem retorno”, o que ameaça milhares de vidas.