SAÚDE QUE SE VÊ

Brasil ultrapassa 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano

Lusa
02-09-2024 19:08h

O Brasil superou este ano os 6,5 milhões de casos prováveis de dengue e, embora a incidência da epidemia tenha diminuído nos últimos meses, foram registadas 5.244 mortes pela doença desde janeiro, indicaram hoje fontes oficiais.

De acordo com um boletim epidemiológico divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, o número de casos prováveis é de 6.500.835 em pouco mais de seis meses.

 Estão a ser investigadas mais 1.985 mortes, pelo que o número de mortos poderá ser muito superior. Até agora, o número recorde de casos foi registado em 2015, com 1,6 milhões, enquanto o ano com mais mortes foi 2023, quando morreram 1.094 pessoas.

O Brasil, tal como toda a América Latina, sofreu este ano a pior epidemia de dengue da sua história, o que tem sido atribuído às perturbações climáticas provocadas pelo fenómeno El Niño, que fez subir as temperaturas e aumentou as chuvas em quase todas as regiões do país.

Ainda assim, a taxa de incidência baixou consideravelmente nos últimos meses, com a chegada do inverno e da seca em algumas regiões do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de incidência da dengue no Brasil é de 3.201,4 casos para 100 mil habitantes.

Um estudo, publicado na revista Nature Communications e que envolveu cientistas do Canadá, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Brasil e México, prevê que, em 2039, 97% dos municípios do Brasil serão afetados pela dengue, enquanto no México essa percentagem será de 81%.

No Brasil, a maior parte das áreas invadidas nos próximos anos será no sul.

 

MAIS NOTÍCIAS