O Tribunal Constitucional (TC) validou hoje a constitucionalidade do decreto do parlamento que descriminalizou as drogas sintéticas e fez uma nova distinção entre tráfico e consumo, na sequência do pedido de fiscalização abstrata preventiva apresentado pelo Presidente da República.
O movimento cívico “seMédico Milagres” promove na sexta-feira um protesto junto ao Centro de Saúde de Milagres, no concelho de Leiria, contra a falta de médicos de família, disse hoje à agência Lusa o seu porta-voz.
Um estudo que envolveu investigadores de várias instituições científicas nacionais alertou hoje para o “perigo crítico” em que se encontram os mexilhões de água doce em Portugal, um grupo de bivalves com mais de 900 espécies “altamente ameaçado globalmente”.
As II Jornadas de Urologia da Beira Interior realizam-se em 28 de setembro no auditório dos serviços centrais do Instituto Politécnico da Guarda.
Um estudo hoje publicado indica que a poluição atmosférica representa um risco maior para a saúde global do que o tabagismo ou o consumo de álcool, perigo exacerbado em regiões como Ásia e África.
O Fundo de Segurança Social (FSS) de Macau anunciou hoje que ganhou cerca de 4,5 mil milhões de patacas (515,6 milhões de euros) em investimentos financeiros na primeira metade do ano.
O desejo de ter um tom de pele mais claro está a levar jovens e adultos, rapazes e raparigas, em Moçambique, a usar cremes e outros produtos potencialmente perigosos para a saúde.
Macau vai por fim à última medida em vigor no território devido à pandemia de covid-19, um teste obrigatório para pessoas vindas do estrangeiro que pretendessem entrar na China.
O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, considerou hoje que o Governo está “sem rei nem roque”, e criticou António Costa sobre as políticas que está a desenvolver na habitação, nos impostos e na educação.
A Ordem dos Médicos defendeu hoje que “o país não deve ter medo de discutir” a criação de Unidades de Saúde Familiar modelo C, recorrendo ao setor social e privado para atenuar a falta de médicos de família.
O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) vai disponibilizar 17 milhões de dólares (16 milhões de euros) para um programa de prevenção contra a malária nos próximos cinco anos em Moçambique, anunciou hoje a embaixada norte-americana.
O Hospital Senhora da Oliveira (HSO), em Guimarães, distrito de Braga, anunciou hoje a aquisição de dois ecógrafos de última geração, com tecnologia 3D e 4D, “destinados a revolucionar” a abordagem ao diagnóstico pré-natal.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) reiterou hoje a intenção de avançar com as greves previstas para esta semana e a próxima, alegando que as propostas do Governo não vão além de um aumento salarial de 1,6%.
A unidade de saúde da Lagoa, em São Miguel, nos Açores, vai ser transformada em centro de saúde, o que vai permitir aumentar a oferta de consultas e de tratamentos, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.
A ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, anunciou hoje que o Governo está a procurar regularizar os contratos de trabalho precário no setor através do Orçamento do Estado (OE) de 2024.
A ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, espera que o país receba até início de 2024 a certificação de que está livre de malária das mãos do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus.
A Federação Nacional dos Médicos considerou hoje que as Unidades Locais de Saúde (ULS) propostas pelo Governo assentam numa visão “muito hospitalocêntrica”, defendendo que o único objetivo é poupar dinheiro, com prejuízo dos serviços.
A China vai deixar de exigir a partir de quarta-feira um teste negativo para a covid-19 aos viajantes que chegam do exterior, anunciou hoje fonte do Governo chinês.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) convocou hoje uma greve nacional para 14 e 15 de novembro, exigindo salários justos e condições de trabalho dignas para todos os médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Fundo de Segurança Social (FSS) de Macau perdeu 7,7 mil milhões de patacas (882,7 milhões de euros) em investimentos financeiros em 2022, de acordo com o relatório anual da instituição.
Trinta e oito concelhos em oito distritos vão estar sob perigo máximo de incêndio, o nível de risco mais elevado. O IPMA colocou também mais de cem concelhos de norte a sul em perigo muito elevado.
A medicina tradicional moçambicana quer tornar-se numa alternativa de baixo custo à convencional, apoiando o Sistema Nacional de Saúde numa altura em que o setor vive em greves consecutivas, mas estes especialistas pedem investimento em investigação.
A Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) anunciou hoje a suspensão, a partir de segunda-feira, da greve que começou há uma semana, para dar espaço as negociações com o Governo.
O Papa Francisco alertou hoje para o aumento do consumo de drogas entre os jovens, graças à possibilidade de as comprar ‘online’, bem como para a “rápida expansão” de novas substâncias psicoativas.