Os chefes de Estado e de Governo da CPLP declararam hoje em São Tomé “apreensão” pelo “aumento da fome”, das diversas formas de má nutrição e das dificuldades de acesso a uma alimentação adequada, saudável e nutritiva nos Estados-membros.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje para o aumento de casos de dengue entre crianças no Bangladesh, provocando uma epidemia que já fez 537 mortos.
A vacinação contra a gripe passa a ser gratuita para pessoas a partir dos 60 anos e para grupos prioritários, já na época 2023/24, anunciou hoje o Governo, que conta gastar cerca de 20 a 25 milhões de euros em vacinas.
O Ministério da Saúde da Colômbia alertou para um surto de dengue em 274 municípios de vários departamentos do país, onde os menores continuam a ser os mais afetados, informou a agência de notícias Colprensa.
O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal visitou hoje um projeto financiado em 4,8 milhões de euros pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa que considera estar a “transformar a vida” dos agricultores são-tomenses.
Cabo Verde quer melhorar a capacidade de detetar e responder a ameaças à saúde pública com a capacitação de cerca de 25 profissionais multidisciplinares de diferentes ilhas em Vigilância Baseada em Eventos (VBE), disse hoje fonte oficial.
O primeiro-ministro moçambicano, Adriano Maleiane, descartou hoje a necessidade de haver mediadores nas negociações entre o Governo e os médicos grevistas, referindo que não se está ainda em crise.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para um "aumento dos casos” do vírus mpox “nos últimos dois meses em África e na Ásia", apesar de ter declarado o fim deste tipo de infeção como emergência sanitária em maio passado.
O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, destacou hoje a solidariedade de Cuba durante o período da covid-19, referindo que o apoio daquele país contribuiu para que o Sistema de Saúde moçambicano não colapsasse.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou hoje os países a manterem a vigilância da covid-19 face à ameaça das novas estirpes EG.5 e BA.2.86 do coronavírus SARS-CoV-2, derivadas da variante Ómicron.
Um jovem são-tomense de 19 anos será transferido no sábado para tratamento no hospital Santa Maria em Portugal para tratar a um "traumatismo grave" na cabeça que poderá corromper parte do cérebro, disse à Lusa fonte familiar.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) assegurou hoje que as disposições aplicadas pelo Japão em relação à descarga de água radioativa tratada da central nuclear de Fukushima respeitam as normas internacionais de segurança contra a radiação.
A recomendação de não consumo de broa de milho em Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro mantém-se e foram retiradas do mercado as matérias-primas envolvidas nos casos de toxinfeção, disse hoje à agência Lusa a Direção-Geral de Saúde.
Os idosos resgatados esta semana de um lar ilegal em Vila Franca de Xira apresentavam sinais de “deficientes” cuidados de saúde e a maioria estava infetada com sarna, confirmou à agência Lusa a Autoridade de Saúde Pública local.
A Câmara Municipal do Porto selou hoje os portões da Escola Preparatória do Cerco, um espaço em ruínas que pertence ao Ministério da Educação e que tem sido apontado como local de consumo e tráfico de droga.
A Comissão Europeia deu hoje ‘luz verde’ à vacina comercializada pela farmacêutica Pfizer e administrada a grávidas para proteger os bebés até aos seis meses contra a doença do aparelho respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR).
O distrito de Faro e a costa sul da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido ao tempo quente, mas as temperaturas vão começar a descer e em algumas zonas na ordem dos 10 graus Celsius, segundo o IPMA.
Mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Porto, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
O Banco Mundial considera urgente a aposta na diversificação económica de Timor-Leste, para reduzir a dependência em receitas petrolíferas, permitindo assim consolidar um crescimento mais robusto, segundo um relatório divulgado hoje.
As autoridades da província indonésia de Java decretaram hoje o estado de emergência na sequência de um incêndio que se prolonga há vários dias num aterro sanitário, libertando um fumo espesso que já provocou hospitalizações de residentes locais.
O sal marinho esgotou em muitas plataformas chinesas de comércio eletrónico, devido a uma procura repentina após a China banir todos os produtos aquáticos do Japão, informou hoje o portal de notícias de negócios Yicai.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, defendeu na noite de quinta-feira, na Marinha Grande, que os comunistas têm “soluções sérias” para resolver os problemas do país, em contraponto às medidas dos “partidos das ‘contas certas’”.
São Tomé e Príncipe adiou para 2027 o prazo para a erradicação da malária do país, afirmou hoje o ministro da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais, que admitiu que esta doença é um entrave à captação de turistas.
A deputada social-democrata Ana Quental afirmou ontem que a figura do provedor do Utente da Saúde “nunca foi” a entidade competente para apresentar queixas, acusando o PS/Açores de “insistir na falsidade”.