O Ministério da Saúde do Brasil avançou que identificou 195 casos pessoas com suspeitas de intoxicação com metanol em bebidas alcoólicas, que poderão ter causado pelo menos 13 mortes.
Portugal vai apoiar Angola na criação de um centro oncológico, no âmbito do reforço da cooperação bilateral no setor da saúde, disse hoje a ministra portuguesa da Saúde, Ana Paula Martins, sublinhando tratar-se de uma prioridade do Governo angolano.
A ministra da Saúde de Angola afirmou hoje que o Governo está “preocupado” com a evolução do surto de cólera no país, mas sublinhou que o executivo está mobilizado e a tomar medidas que têm evitado mais mortes.
Espanha confirmou hoje o primeiro caso de dermatite nodular contagiosa (DNC) numa exploração pecuária na região de Alt Empordà, na Catalunha, tendo o Governo acionado medidas de controlo.
Os serviços básicos de saúde são dos mais afetados pela violência em Cabo Delgado, oito anos após eclosão do conflito armado naquela província moçambicana, com o acesso "limitado e extremamente frágil", segundo a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Juceila da Costa, 23 anos, espera desde 2023 por uma tomografia computadorizada (TAC) no Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), o maior do país, na capital, Praia, para descobrir a causa de dores de cabeça que a atormentam.
Uma equipa de cientistas baseou-se numa antiga receita de iogurte, muito comum nos Balcãs e na Turquia, e utilizou formigas vivas para fazer iogurte, demonstrando que os ácidos e bactérias presentes nestes insetos aceleram a fermentação do leite.
O número de pessoas com suspeitas de intoxicação com metanol em bebidas alcoólicas no Brasil subiu para 59, entre os quais um famoso 'rapper' de Brasília, indicaram hoje as autoridades.
A presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF) reconheceu hoje que se tem verificado mais hesitação vacinal na população jovem nos últimos dois anos, alertando que as redes sociais “não são os melhores locais para encontrar informação”.
Moçambique registou 2.194 abortos sem condições de segurança no primeiro semestre, uma redução face a igual período de 2024, mas a manter-se como uma das principais causa de morte materna, anunciaram hoje as autoridades.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) apresentou hoje o Livro Azul de Vacinas, um instrumento que permitirá ajustar com maior rapidez as estratégias nacionais de imunização e apoiar decisões sustentadas num contexto de crescente complexidade em saúde pública.
O Hospital do Fundão, no distrito de Castelo Branco, vai ter um serviço de Medicina Nuclear que irá servir uma população de cerca de 500 mil habitantes.
A ULS de Coimbra alertou hoje para a presença em Condeixa-a-Nova do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, apelando à população para que adote medidas de proteção e contra a propagação da espécie.
A vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) vai ser alargada a jovens até aos 26 anos em 2026, abrangendo raparigas e rapazes que não tenham sido vacinados anteriormente, anunciou hoje a diretora-geral da Saúde.
A Comissão Europeia assinou um contrato para aquisição conjunta de vacinas contra o vírus SARS-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, para assegurar que há quantidade suficiente para o inverno, foi hoje anunciado.
A Comissão Europeia anunciou hoje ter mobilizado apoio de emergência à República Democrática do Congo (RDCongo) em resposta ao surto de Ébola, incluindo recursos e 1,8 milhões de euros em financiamento humanitário.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões alertou hoje para a circulação de mensagens de telemóvel (sms) em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS) sobre valores em dívida e com ‘link’ para pagar.
O Programa Nacional de Vacinação (PNV), criado há 60 anos, erradicou surtos de doenças como o sarampo, esvaziou enfermarias antigamente cheias de crianças com meningite e outras infeções graves e mudou o retrato da saúde infantil em Portugal.
O pediatra Gonçalo Cordeiro Ferreira considera que, em Portugal, “há muito bom senso” por parte dos pais na vacinação dos filhos, ao contrário de outros países onde os movimentos antivacinas têm vindo a ganhar força.
A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje para riscos de medidas avulsas na saúde materna e defendeu que a vigilância da gravidez deve permanecer nos cuidados de saúde primários, sob coordenação do médico de família.
Portugal passou de um cenário dramático de doenças infecciosas a um dos países com menor mortalidade infantil no mundo, graças ao Programa Nacional de Vacinação, que só no primeiro ano permitiu proteger milhares de crianças da paralisia infantil.
Os tempos de espera na urgência geral do Hospital Amadora-Sintra voltaram hoje à normalidade, depois de um pico de afluência nos últimos dias que levou a longas horas de espera, particularmente para casos urgentes e pouco urgentes.
A ex-diretora-geral da Saúde Graça Freitas defendeu o combate à desinformação sobre a vacinação, lembrando que se espalha de forma viral e esconde a importância das vacinas, que se “tornaram vítimas do próprio sucesso” ao erradicarem doenças letais.
O grupo juvenil apartidário "GenZ 212" pediu esta madrugada a demissão do Governo de Marrocos, após a sexta noite consecutiva de protestos que exigem melhores serviços de saúde e educação, marcados por duas mortes.