A capacidade humana de ser surpreendido diminui à medida que o cérebro se desenvolve, uma vez que “estímulos invulgares” podem ser classificados cada vez mais rapidamente, de acordo com um estudo esta quarta-feira divulgado.
Uma equipa de investigadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, identificou variantes genéticas associadas ao comportamento bissexual humano, que apontam como distintas do comportamento exclusivamente homossexual.
Investigadores descobriram uma forma de ajudar os medicamentos para a doença de Alzheimer a penetrarem mais rapidamente no cérebro, rompendo temporariamente o seu escudo protetor através de uma ferramenta de ultrassom.
A cidade de Dourados, localizada no estado do Mato Grosso do Sul perto da fronteira com o Paraguai, iniciou hoje uma campanha de vacinação em massa contra a dengue, numa iniciativa considerada pioneira no Brasil.
O PSD de Viseu lamentou hoje a decisão “irresponsável e danosa” de parar a operação noturna do helicóptero de emergência médica ao serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na região durante meio ano.
O tempo de espera para doentes urgentes rondava às 18:00 de hoje as 11 horas no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, com uma lista de espera de mais de 60 pessoas.
Os Centros de Saúde que estiveram de reforço durante a época festiva realizaram 52.692 consultas, das quais 25.787 no Ano Novo e 26.905 no Natal, segundo dados do Ministério da Saúde.
Os partidos da oposição consideraram hoje que o processo de revisão de estatutos das ordens profissionais de médicos e enfermeiros “não dignificou o trabalho do parlamento”, acusando o Governo de “falta de respeito” e “total incompetência”.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou hoje o reforço de medidas para aliviar a pressão no serviço de urgência depois de na terça-feira ter registado mais de 700 atendimentos.
O presidente da Câmara Municipal de Cinfães justificou hoje o encerramento diurno do Serviço de Urgência Básica (SUB) com a falta de recursos humanos.
O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que não se conforma com a normalização da incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em responder todos os anos à pressão nas urgências hospitalares nos períodos de gripe.
As comissões de utentes do Litoral Alentejano criticaram hoje “a proliferação" de Balcões SNS 24 para teleconsultas ou renovação de receitas e exigiram do Governo mais recursos humanos que garantam “uma medicina de proximidade” na região.
O Governo cabo-verdiano declarou hoje 2024 como ano da saúde mental no país, onde a taxa de suicídio é de quase uma morte por semana, e prometeu reforçar políticas e apostar na prevenção.
O ministro da Saúde disse hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a fazer um esforço "muito grande" para atender nas melhores condições possíveis os portugueses que recorrem aos serviços de urgência.
O Governo da Madeira pretende atingir este ano 100% de utentes com médico de família nos centros de saúde e vai refletir sobre a forma de tornar o sistema regional mais atrativo para novos profissionais.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, afirmou hoje que a situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é muito frágil e que só se mantém com o esforço de muitos profissionais.
O secretário-geral do PCP defendeu hoje que a única solução para resolver os problemas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) é contratar mais profissionais, acusando o Governo de estar a “fazer remendos” com impacto na vida das pessoas.
O primeiro-ministro considerou hoje que o seu Governo foi até ao limite constitucional na integração do “escalão regional” e que a conclusão do processo de descentralização é a melhor homenagem aos 50 anos do 25 de Abril.
A idosa triada com pulseira laranja que morreu na terça-feira na urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, encontrava-se "em fim de vida”, informou hoje a unidade hospitalar.
PS, PSD, IL e Chega aprovaram hoje um requerimento para ouvir no parlamento a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, sobre o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa às duas gémeas luso-brasileiras tratadas no hospital Santa Maria.
A urgência do hospital Padre Américo, em Penafiel, distrito do Porto, enfrenta hoje uma "situação caótica", com dezenas de doentes, situação que poderá ter contribuído para a morte de uma idosa na terça-feira, disse fonte da Ordem dos Enfermeiros.
O tempo médio de espera para doentes urgentes era de 15 horas e 46 minutos às 10:00 de hoje no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), onde 45 pessoas aguardavam atendimento, segundo os dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O presidente do Infarmed garantiu hoje que não sofreu pressão “seja de quem for” para autorizar o uso do Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo que foi usado para tratar as gémeas luso-brasileiras no Santa Maria.
Os médicos internos britânicos iniciaram hoje uma greve de seis dias em Inglaterra, uma duração sem precedentes para o sistema público de saúde britânico, para exigir melhores salários.