O Crescente Vermelho Palestiniano manifestou hoje “preocupação” com o estado de saúde de sete trabalhadores médicos da organização que foram detidos há 20 dias pelas forças israelitas quando trabalhavam no hospital Al Amal, no sul da Faixa de Gaza.
Os trabalhadores do Hospital de Cascais estão em greve sexta-feira, exigindo a negociação da regulamentação coletiva de trabalho, que assegure horários de 35 horas e contratação de recursos humano, numa paralisação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas.
A Associação Stop Idadismo lança quinta-feira um manifesto para que os partidos políticos deixem de encarar a vida das pessoas mais velhas apenas do ponto de vista das pensões e trabalhem pela valorização do que podem dar à sociedade.
Um protocolo para a criação de um grupo de trabalho para analisar o futuro da especialidade de medicina interna foi hoje subscrito pela Ordem dos Médicos, o Colégio da Especialidade e a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
O alargamento para 90 dias do período de baixa médica para doentes oncológicos, doença isquémica cardíaca ou AVC entra em vigor na sexta-feira, mas deixa de fora os beneficiários da ADSE que descontam para a Caixa Geral de Aposentações.
Os serviços de urgência dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passam na sexta-feira a poder passar baixas aos doentes ali atendidos, exceto aqueles que cheguem por sua própria iniciativa e que tenham pulseira azul ou verde.
A Save the Children vai abrir um novo escritório no Brasil para colocar "os direitos das crianças na vanguarda da agenda nacional" através da parceria com entidades locais, anunciou hoje a organização em comunicado.
A porta-voz do PAN afirmou hoje que votar na AD “é um voto contra os direitos das mulheres”, e acusou a coligação liderada por Luís Montenegro de não representar os valores do século XXI.
O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje que a situação que encontrou numa visita ao Hospital de Cascais é mais preocupante do que antecipava e que os problemas afetam outras especialidades além da Neurologia.
O presidente do PSD assegurou hoje que a AD não vai mexer na lei do aborto na próxima legislatura, considerando que este é um assunto arrumado e que a posição de Paulo Núncio só a ele vincula.
O secretário-geral do PS acusou hoje a AD de representar um retrocesso social nos direitos das mulheres e falta de humanismo perante a imigração, mas assumiu problemas e tensões no Estado social na integração de trabalhadores estrangeiros.
O presidente do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje contra um novo referendo ao aborto e o eventual regresso à criminalização da interrupção voluntária da gravidez, defendendo que não é algo prioritário para o país neste momento.
Uma análise ao modelo Via Verde Saúde criado no Seixal e em Almada concluiu que a sua extinção sairá mais cara ao SNS do que aumentar os salários dos profissionais que fazem funcionar a iniciativa.
Os prejuízos das empresas públicas do SNS agravaram-se em 2022, atingindo 1,3 mil milhões de euros, devido sobretudo à retoma da atividade assistencial após a pandemia e à inflação, segundo uma análise do CFP hoje divulgada.
O secretário-geral do PCP criticou hoje a defesa manifestada pelo CDS de um novo referendo ao aborto, considerando que esse tema “está bem resolvido” e acusando a direita de querer voltar ao passado.
A primeira clínica de proximidade do projeto “Lisboa + Saúde” vai ser inaugurada na quinta-feira, no Bairro do Armador, na freguesia de Marvila, com o objetivo de proporcionar atendimento médico e de enfermagem gratuito aos munícipes residentes.
As urgências de Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Arouca “vão mudar terça-feira” e só atenderão utentes referenciados por 112, SNS24, médicos ou instituições competentes, salvo exceções previstas na lei, anunciou a administração.
O Centro de Saúde de Óbidos vai reabrir na sexta-feira, após uma requalificação de mais de meio milhão de euros financiados Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste.
O Papa Francisco fez hoje exames de controlo numa unidade do hospital Gemmelli, na ilha Tiberina, em Roma, e regressou depois ao Vaticano, afirmou num comunicado o serviço de imprensa do Vaticano.
Os técnicos superiores de diagnóstico apelaram hoje ao Governo para dar orientações às instituições de saúde para aplicarem corretamente a lei, atribuindo ponto e meio por ano a estes profissionais, tal como definido no sistema de avaliação.
Um estudo sobre literacia no envelhecimento conclui que a transição digital na saúde está a deixar para trás a população mais velha e sugere medidas para as organizações conseguirem integrar os idosos nesta mudança.
Um estudo que será hoje divulgado recomenda às empresas que desenvolvam medidas para preparar a reforma dos trabalhadores, reduzindo horários e adaptando tarefas, e pede que se facilite o acesso dos idosos à informação de saúde.
O impacto na saúde e na mortalidade associado às ondas de calor vai além das altas temperaturas e é influenciado por outros fatores como socioeconómicos, vulnerabilidade social, habitação ou áreas verdes, aponta uma investigação em Espanha.
A administração do Hospital São Francisco Xavier manifestou-se hoje solidária com a família de Avelina Ferreira, e “totalmente disponível” e interessada em colaborar com as diversas entidades que estão a investigar o caso.