Algumas dezenas de alunos juntaram-se hoje na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, recuperando palavras de ordem de há 50 anos e reivindicando aulas mais práticas, outras formas de avaliação e uma maior atenção à saúde mental.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos, Joana Bordalo e Sá, considerou hoje que a nova equipa ministerial da Saúde teve, na primeira reunião negocial, “uma postura mais séria e de compromisso diferente” do que a do anterior Governo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou hoje um uso excessivo de antibióticos durante a pandemia da covid-19, alertando que tal pode ter agravado a resistência antimicrobiana (RAM) a nível mundial.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.
As dificuldades dos doentes crónicos no acesso aos cuidados de saúde é uma das principais queixas da Plataforma Saúde em Diálogo, que lamenta que o sistema esteja muito concentrado no tratamento da doença aguda e nas urgências.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, reúne hoje pela primeira vez com os sindicatos representativos dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos, dando início às negociações salariais reivindicadas pelas estruturas sindicais.
Mais três países africanos – Benim, Libéria e Serra Leoa - começaram a vacinar contra a malária milhões de crianças, num continente responsável pela maioria das mortes causadas pela doença, indicaram hoje a OMS e a UNICEF.
A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou hoje que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.
O Governo são-tomense manifestou-se confiante de que, com ajuda dos parceiros internacionais, irá alcançar a meta de eliminar o paludismo até 2030, apesar dos 1.700 casos da doença registados este ano.
Angola registou, em 2023, um aumento de casos e diminuição de mortes por malária, “um problema grave de saúde pública” e que “constitui a primeira causa de morbimortalidade geral nos últimos anos, indicou hoje o Ministério da Saúde.
Um total de 356 pessoas morreram vítimas da malária em Moçambique em 2023, uma redução em 16% de óbitos comparado a 2022, anunciou hoje o ministro da Saúde, assinalando o início da vacinação contra a doença para junho.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) ofereceu assistência psicológica às famílias das 98 pessoas que perderam a vida no naufrágio de 07 de abril em Nampula, norte de Moçambique, avançou aquela entidade em comunicado.
Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou hoje o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.
A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).
A farmacêutica AstraZeneca totalizou 2.180 milhões de dólares (cerca de 2.031 milhões de euros) de lucro no primeiro trimestre, mais 20% do que no mesmo período do ano passado.
A Câmara dos Representantes do Arizona aprovou hoje a abolição de uma lei de 1864 que proíbe a quase totalidade dos abortos, considerada aplicável há duas semanas pelo Supremo Tribunal norte-americano.
Um projeto de lei do Livre sobre a carreira dos enfermeiros foi aprovado hoje no parlamento, com os votos a favor de quase toda a oposição e contra dos partidos que suportam o Governo, PSD e CDS-PP.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que se deve esperar pelo relatório da atividade da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que se demitiu, bem como pelas decisões a tomar pelo Governo.
O vírus H5N1, que causa a gripe aviária, está a expandir-se rapidamente em continentes como o americano devido a fatores como as alterações climáticas, admitiu hoje uma perita da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou hoje que 51,2 milhões de vidas foram salvas em África nos últimos 50 anos graças às vacinas e por cada criança salva neste período foram ganhos 60 anos de vida.
Pelo menos 300 pessoas vão participar no 1.º Congresso de Inteligência Artificial na Medicina Dentária: Intelligent Dentistry 2024 (ID2024), que se realiza na Universidade do Algarve, em Faro, disse hoje à Lusa a presidente do congresso.
O edifício do antigo Serviço de Luta Anti-tuberculosa (SLAT) de Viseu, que se encontra abandonado há vários anos, vai ser requalificado e poderá vir a acolher serviços de saúde, disse hoje o presidente da Câmara, Fernando Ruas.
O paludismo está a regredir na Guiné-Bissau, mas o Ministério da Saúde exorta a população a ser vigilante perante uma doença endémica no país, disse à Lusa Januário Biaguê, Coordenador do Programa Nacional de combate à doença.