SAÚDE QUE SE VÊ

Papa saiu do hospital após ter feito exames médicos

Lusa
28-02-2024 12:39h

O Papa Francisco fez hoje exames de controlo numa unidade do hospital Gemmelli, na ilha Tiberina, em Roma, e regressou depois ao Vaticano, afirmou num comunicado o serviço de imprensa do Vaticano.

O Papa, de 87 anos, está com uma “constipação leve” há vários dias, referiu ainda a nota do Vaticano.

O Fiat 500 branco do Papa saiu do hospital localizado no centro da capital italiana por volta das 12:00, no horário local (11:00 em Lisboa), sob escolta policial, segundo um fotógrafo da agência de notícias AFP.

Ao início da manhã, o Papa esteve na audiência geral semanal no Vaticano.

“Ainda estou um pouco constipado”, disse Francisco, que chegou em cadeira de rodas à audiência, realizada na sala Paulo VI.

Um dos seus assessores, Filippo Ciampanelli, leu hoje grande parte do discurso de Francisco, como já aconteceu em outras ocasiões de doença do Papa.

Na segunda-feira, o Vaticano revelou que “persistiam sintomas leves de gripe, embora sem febre”, mas várias audiências planeadas foram suspensas por precaução.

No domingo, o Papa celebrou a tradicional oração do Angelus e discursou diante dos milhares de fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano.

Em finais de novembro, o Papa foi diagnosticado com uma bronquite e teve de cancelar alguns eventos. Francisco teve de celebrar o Angelus em privado e também foi substituído por um colaborador na leitura dos seus discursos.

Para permitir a sua recuperação, o Papa argentino cancelou a viagem prevista no início de dezembro ao Dubai para participar na Cimeira do Clima.

Posteriormente, recuperou-se totalmente e, em 08 de dezembro, foi à praça de Espanha, em Roma, para a tradicional homenagem à Virgem da Imaculada Conceição.

Francisco teve uma série de problemas de saúde nos últimos anos, principalmente nos joelhos, quadris e cólon, tendo passado por uma cirurgia abdominal em junho passado.

MAIS NOTÍCIAS