Sindicatos dos médicos e Ministério da Saúde vão tentar estabelecer na sexta-feira as bases para as negociações sobre a valorização da carreira, que as duas estruturais sindicais querem que fiquem concluídas até final deste ano.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho abriu um processo de inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um homem na urgência do hospital de Viana do Castelo, na sexta-feira, a quem foi atribuída a pulseira verde.
O deputado e líder do PS/Açores criticou hoje o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) por “aproveitamento político inqualificável” relativamente ao incêndio no hospital de Ponta Delgada e o PSD respondeu que quem o faz é o PS.
O vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirmou hoje que a descentralização de competências na área da saúde é a que apresenta “mais problemas e distorções” e que na educação ainda há questões por resolver.
A urgência básica do hospital de Santo Tirso não funcionou entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, porque o médico que deveria estar de serviço faltou, disse fonte da Unidade Local de Saúde do Médio Ave.
Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica marcaram uma greve nacional para 07 de junho em protesto contra “a total e absoluta ausência de resposta” da tutela aos pedidos de reunião com os sindicatos do setor.
O CDS-PP/Açores defendeu hoje que a região tem de vencer o desafio da capacitação do Serviço Regional de Saúde e considerou que as políticas sociais do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) “romperam dogmas” que “abafavam” a economia.
O surto de ‘legionella’ que surgiu em novembro em Caminha afetou 10 pessoas, provocou um óbito e a fonte de contaminação não foi identificada, revelou hoje à Lusa o delegado de Saúde do Alto Minho.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, lamentou hoje o encerramento das urgências pediátricas da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) durante a noite e criticou o facto de os autarcas não terem sido informados.
A Unidade Local de Saúde (ULS) São José atendeu 189 nacionalidades diferentes nas urgências em 2023, destacando-se os cidadãos brasileiros no topo da lista de estrangeiros, com um peso de 26,6%.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estão a recrutar mulheres saudáveis, em idade reprodutiva, sem história de abortos recorrentes e com pelo menos um filho, para estudar as perdas gestacionais recorrentes sem causa identificada.
O Brasil superou este ano os cinco milhões de casos prováveis de dengue e, embora a incidência da epidemia tenha diminuído, foram registadas 2.827 mortes pela doença desde janeiro, indicaram fontes oficiais.
O colapso das populações de peixes migratórios ameaça a segurança alimentar de milhões de pessoas e os ecossistemas críticos de água doce, indica um relatório hoje divulgado.
Mais de 51 mil doentes hospitalizados em 2023 apresentavam risco nutricional, ou seja 28% dos pacientes rastreados, e menos de metade (48%) foram intervencionados nas primeiras 24 horas após a sinalização, revelam dados da Direção-Geral da Saúde.
As urgências pediátricas da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) estarão encerradas ao exterior todos os dias no período noturno, entre as 20:00 e as 09:00, a partir de 01 de junho, informou hoje a administração hospitalar.
Sessenta e um utentes transferidos na sequência do incêndio que atingiu o hospital de Ponta Delgada, nos Açores, continuam a receber tratamento no arquipélago madeirense, indicou hoje o Serviço de Saúde da região autónoma da Madeira (Sesaram).
O regresso dos doentes hemodialisados que foram obrigados a sair da ilha de São Miguel devido ao incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, será feita de forma “faseada e lenta”, garantiu hoje o Governo Regional.
Um estudo da Direção-Geral da Saúde, hoje divulgado, revelou elevados teores de sal nos produtos de charcutaria e de açúcar na maioria dos cereais de pequeno-almoço disponíveis no mercado.
A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, disse hoje, em Coimbra, que o poder local tem sido essencial na resposta aos sucessivos períodos de crise dos últimos anos.
O primeiro-ministro, Rishi Sunak, e o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, pediram hoje publicamente desculpa pelos sucessivos erros governamentais associados ao escândalo do sangue contaminado no Reino Unido nas décadas de 1970 e 1990, que causou 3.000 mortos.
A construção das novas unidades de saúde de Aguiar e de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo (Évora), começa no dia 15 de junho, com um prazo de execução de 15 meses, revelou hoje a câmara municipal.
O serviço de radioterapia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), no Barreiro, distrito de Setúbal, realizou 331.804 tratamentos complexos e 181.155 tratamentos em 19 anos de existência, completados na quinta-feira.
A venda de refrigerantes com teor elevado de açúcar caiu 36% nos últimos sete anos, o que pode significar que a indústria está a reformular as suas bebidas e o consumidor a optar por bebidas menos açucaradas, revela a DGS.
O hospital de Ponta Delgada, nos Açores, que está a repor gradualmente a atividade clínica de ambulatório após o incêndio, anunciou hoje que vai retomar na terça-feira as consultas externas de todas as especialidades, exceto pediatria.