A Câmara Municipal de Sesimbra, no distrito de Setúbal, exigiu ontem a resolução imediata dos constrangimentos nas urgências dos hospitais de Almada, Setúbal e Barreiro, considerando que a situação é inaceitável e que, "por ser previsível, poderia ser evitada".
As infeções por covid-19 no mundo aumentaram 30% e as mortes 26% entre 24 de junho e 21 de julho, indicou a Organização Mundial da Saúde (OMS), que reporta dados do mais recente período de notificação.
O conflito entre o corpo ativo e a direção dos Bombeiros Voluntários de Mira, que levou à recusa de prestação de alguns serviços por parte dos operacionais e à demissão dos órgãos diretivos, preocupa o presidente da Câmara.
Quase metade (48%) dos doentes referenciados no ano passado para unidades de cuidados paliativos contratualizadas com o setor privado ou social morreram antes de ter vaga, conclui uma análise da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
O Laboratório de Eletrofisiologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga já tratou com sucesso, numa década, mais de 350 pacientes com fibrilhação auricular, foi hoje anunciado.
A Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, realizou, na segunda-feira, 25 partos, o número mais alto desde 2013, com “um grande esforço” dos profissionais que não é possível manter por muito mais tempo, alertou hoje a presidente da instituição.
Mais de 70% do corpo ativo dos bombeiros voluntários de Mira manifestou-se hoje indisponível para efetuar escalas de incêndios e assistência às praias, tendo a presidente da direção informado da sua demissão.
A organização Save the Children informou que os casos de recém-nascidos que contraíram a nova e mais virulenta estirpe do Monkeypox (Mpox), anteriormente conhecida como “varíola do macaco”, aumentaram na República Democrática do Congo (RDCongo), levando os hospitais ao limite.
A gripe das aves foi detetada em gaivotas recolhidas nas praias de Espinho, Aveiro, e entre as praias de Vieira de Leiria e Pedrógão, em Leiria, anunciou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Uma permanente interligação entre as unidades de cuidados primários e hospitalares, permitindo que médicos e doentes partilhem mais informação, está “em pleno funcionamento” na Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, no âmbito do projeto “Linha Direta”.
A delegada de Saúde Púbica da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões desaconselhou hoje a prática de quaisquer atividades aquáticas na praia fluvial de Ferreiros do Dão, em Tondela, devido à “proliferação e grande quantidade” de cianobactérias no rio Dão.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra considerou hoje que a abertura de um Serviço de Atendimento Complementar (SAC) na cidade de Coimbra é uma iniciativa de grande relevância para a comunidade daquele concelho.
O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) declarou "emergência de saúde pública", o mais alto nível de alerta, face à epidemia do vírus Monkeypox (Mpox), conhecido por “varíola dos macacos”, em vários países do continente.
A Câmara da Batalha vai construir um centro de saúde, num investimento de 4,8 milhões de euros para criar melhores condições para a prestação de cuidados de saúde, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) pediu hoje ao Governo que discuta com o setor os impactos do fecho das urgências nas corporações, obrigadas a transportar doentes por mais distâncias.
A peste dos pequenos ruminantes foi detetada na Grécia e na Roménia e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) pediu o reforço das medidas preventivas, apesar de a doença nunca ter ocorrido em Portugal.
Quase 11 mil açorianos (10.921) aguardavam, em junho de 2024, por uma cirurgia nos três hospitais do arquipélago, segundo o boletim mensal do SIGICA – sistema integrado de gestão das listas de espera cirúrgicas dos Açores, publicado pelo Governo Regional.
Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) de Trás-os-Montes e Alto Douro manifestaram-se hoje contra a precariedade, exigindo o pagamento “a todos” dos retroativos relativos ao reposicionamento das carreiras e o “fim da discriminação” entre profissionais.
O Governo decidiu acabar com o programa nacional Bairros Saudáveis, criado pelo anterior executivo no âmbito da pandemia de covid-19 e que iria passar a ter caráter permanente, anunciaram hoje os coordenadores deste instrumento de apoio a projetos locais.
Seis serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e um de Pediatria encontram-se hoje encerrados, segundo as Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) defendeu hoje os talibãs criaram a mais grave crise de direitos das mulheres do mundo desde que assumiram o poder no Afeganistão, a 15 de agosto de 2021.
A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) tem registado uma média semanal de 442 atendimentos no Serviço de Urgência em agosto, acima da média de julho (320) e em linha com os números de agosto do ano passado (443).
A Unidade Local de Saúde São José, em Lisboa, realizou no primeiro semestre do ano 1,39 milhões de consultas, 26.839 cirurgias e 1.979 partos, representando um aumento da atividade relativamente ao mesmo período de 2023, revelam dados hoje divulgados.
Uma tese de doutoramento na Universidade de Coimbra analisou as experiências de gravidez de mães negras em Lisboa e concluiu que profissionais de saúde continuam a perpetuar estereótipos e vieses sobre estas mulheres.