A terapêutica para a paramiloidose, conhecida como “doença dos pezinhos”, foi reforçada em Portugal com um novo medicamento, Amvuttra (vutrisiran), anunciou hoje o Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.
O antigo deputado social-democrata António Pinheiro Torres considerou hoje que a legalização do aborto criou em Portugal um problema de saúde pública e constitui um obstáculo à constituição de famílias, num discurso que fez em nome da “justiça social”.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro considerou hoje que a decisão do Governo de alargar a faixa etário do rastreio do cancro da mama a partir dos 45 anos é um “passo em frente na luta contra o cancro”.
O presidente do PSD considerou hoje que o seu Governo está a fazer a diferença face aos executivos socialistas com medidas para a administração pública, classe média e cidadãos mais pobres, e recusou estar a distribuir benesses.
O número de pessoas mortas na Faixa de Gaza, onde Israel mantém um intensa ofensiva militar há mais de um ano, ascende a 42.519, segundo os dados hoje divulgados pelo Ministério da Saúde deste território controlado pelo Hamas.
Cerca de 500 pessoas morreram em Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, desde que as tropas israelitas retomaram a ofensiva na região há 15 dias, segundo o Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo movimento islamita Hamas.
As autoridades de saúde de Gaza acusaram hoje o exército israelita de ter cercado e bombardeado um hospital indonésio em Beit Lahia, no norte de Gaza, ferindo mais de 40 pessoas, entre pacientes e pessoal de saúde.
As autoridades de saúde de Gaza acusaram hoje o exército israelita de ter cercado e bombardeado um hospital indonésio em Beit Lahia, no norte de Gaza, ferindo mais de 40 pessoas, entre pacientes e pessoal de saúde.
A maior densidade do calendário competitivo, aliada à recuperação passiva da fadiga, tem potenciado uma crescente vaga de roturas ligamentares do joelho nos futebolistas, avalia Henrique Jones, ortopedista especializado em medicina desportiva.
A reabilitação de roturas ligamentares do joelho nos futebolistas implica muitos milhares de euros, ao durar entre 10 e 12 meses, incluindo intervenção cirúrgica, aponta Henrique Jones, ortopedista especializado em medicina desportiva.
A idade mínima para o rastreio do cancro da mama vai baixar para os 45 anos, anunciou hoje à Lusa a secretária de Estado da Saúde, que espera apenas a publicação da norma da DGS para a medida avançar.
O Hospital Batista de Sousa (HBS), o segundo maior de Cabo Verde, na ilha de São Vicente, anunciou hoje um processo de averiguações à morte de uma mulher de 34 anos, durante um parto por cesariana.
A inspetora Marta Gonçalves disse hoje que a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) não encontrou evidências de que as gémeas tenham tido tratamento preferencial quando receberam o Zolgensma ou que o erário público tenha sido lesado.
O Hospital de Proximidade de Sintra “vai estar integrado” na Unidade de Saúde Local (ULS) Amadora-Sintra e não na futura ULS Cascais-Sintra, como indica a proposta de Orçamento do Estado para 2025, disse hoje fonte do Ministério da Saúde.
O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) negou hoje que tenha havido “falta de publicitação” para candidaturas ao programa Compamid, que reembolsa despesas com medicamentos, na ilha do Faial, contrariamente ao que afirma o PAN/Açores.
Os equipamentos que serão instalados no hospital modular de Ponta Delgada, em ‘renting’, vão custar 10,9 milhões de euros até 2027, passando depois a pertencer ao Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), revelou hoje o Governo dos Açores.
A ampliação da unidade de neonatologia do Hospital de Santa Maria vai avançar este ano, uma obra prevista para 2023 e que não vai implicar alterações à atividade normal do serviço, anunciou hoje a unidade de saúde.
Um estudo divulgado hoje sobre as mutações do cancro que causam resistência aos medicamentos descobriu que estas estão agrupadas em quatro categorias principais e identificou possíveis terapias mais eficazes para combater a doença.
O número de consultas abertas nos centros de saúde do Tâmega e Sousa poderá aumentar até 20%, para responder ao novo modelo, mais restritivo, de acesso à urgência do hospital de Penafiel, foi hoje revelado.
Os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica dos Açores vão juntar-se à greve nacional do setor, alegando falta de respostas da tutela quanto a salários e à progressão na carreira, entre outros, foi hoje anunciado.
A eurodeputada bloquista Catarina Martins e outros parlamentares europeus questionaram hoje a Comissão sobre o que é que ainda pode ser feito para melhorar a vida das pessoas com incapacidades, mais independente e desinstitucionalizada.
O parlamento “chumbou” hoje projetos de lei do Chega e do Livre que previam um grupo de trabalho para gerir os cuidados paliativos e que as faltas justificadas para apoio aos doentes não implicassem a perda de remuneração.
A lista de espera por uma cirurgia nos Açores aumenta desde maio de 2023, tendo atingido os 11.668 utentes inscritos em setembro, mais 9,7% do que no período homólogo, segundo dados da Direção Regional da Saúde.
A ministra da Saúde admitiu hoje a possibilidade de alargar às farmácias a vacinação contra a gripe e covid-19 às pessoas com 85 anos ou mais, reiterando o objetivo de aumentar a taxa de vacinação.