SAÚDE QUE SE VÊ

ULS Lezíria apresenta plano de investimentos de 18,5 ME para modernizar cuidados de saúde

LUSA
27-10-2025 19:03h

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai investir cerca de 18,5 milhões de euros, até 2030, na modernização do Hospital de Santarém e dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), anunciou hoje a instituição.

Num comunicado, a ULS Lezíria informou que o plano de investimentos para o período 2025-2030, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo programa Alentejo 2030, foi apresentado aos profissionais da unidade no dia 20 e contempla intervenções estruturantes, como a criação de novas unidades, a requalificação de serviços, a aquisição de equipamentos e o reforço da digitalização e da sustentabilidade.

No Hospital de Santarém, o investimento ronda os 16 milhões de euros e prevê a criação da Unidade de Ambulatório de Psiquiatria e Saúde Mental, a remodelação do internamento de Psiquiatria e de quatro serviços (Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Ortopedia e Medicina), bem como a instalação de uma Unidade de Cuidados Intermédios de Medicina Interna.

Está ainda prevista a "substituição integral da rede de água e do quadro geral de baixa tensão", bem como a "construção de uma base para a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER)".

O plano de investimentos inclui também a aquisição de equipamentos de diagnóstico e tratamento, como mamógrafos, tomógrafos, ecógrafos, camas elétricas, ventiladores, monitores e dispensadores automáticos de medicamentos.

A Unidade de saúde da Lezíria refere ainda que será feita uma aposta na sustentabilidade e na inovação digital através da aquisição de viaturas 100% elétricas e da "implementação de soluções informáticas para vigilância epidemiológica e gestão de dispositivos médicos". 

Nos cuidados de saúde primários está previsto um investimento de 2,5 milhões que permitirá criar "dois Centros de Diagnóstico Integrado", "um Gabinete de Movimento e Reabilitação", "seis gabinetes de medicina dentária (e renovar mais dois)", além da aquisição de uma unidade móvel para rastreios e viaturas para as Equipas de Cuidados Comunitários Integrados (ECCI).

A nota adianta que está previsto um financiamento adicional de 13,5 milhões de euros, através do PRR, destinado aos municípios para a criação e requalificação de infraestruturas dos Cuidados de Saúde Primários, atualmente sob gestão municipal.

A ULS Lezíria prevê ainda, até 2030, um investimento estratégico de 63 milhões de euros, que inclui a construção de um novo edifício hospitalar para cirurgia de ambulatório, cuidados intensivos e esterilização, a criação de um novo piso para o Hospital de Dia de Oncologia, a requalificação de diversos serviços e a melhoria da eficiência energética.

 O presidente do Conselho de Administração, Pedro Marques, citado no comunicado, afirmou que estes investimentos "permitirão criar espaços mais qualificados e dotar a ULS Lezíria das condições necessárias para responder melhor às necessidades da população”.

MAIS NOTÍCIAS