O Governo diz aguardar as conclusões do Tribunal Constitucional sobre dois pedidos de fiscalização sucessiva do diploma da eutanásia, antes de tomar qualquer ação sobre a lei, e recorda que o anterior executivo PS não a regulamentou.
As farmácias vão receber três euros por cada vacina administrada contra a covid-19 e a gripe, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República e que entra em vigor na quinta-feira.
A Federação Nacional de Médicos alertou hoje que os Centros de Atendimento Clínico têm aberto com limitações para utentes e médicos, sem responder “às reais necessidades” da população, sendo “mais uma medida para tapar o sol com a peneira”.
O Presidente da República cancelou a deslocação prevista para hoje de a Viseu para uma sessão de abertura do ano escolar, por motivos de saúde, devido a uma indisposição gastrointestinal, mantendo a restante agenda.
As autoridades da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, estimaram em mais de 100.000 o número de crianças vacinadas contra a poliomielite no norte da Faixa de Gaza, no âmbito de uma campanha lançada no início deste mês.
A associação ambientalista Zero alterou a sua posição e emitiu parecer favorável à construção de um novo armazém da central nuclear espanhola de Almaraz, para depositar temporariamente resíduos muito radioativos a 100 quilómetros da fronteira com Portugal.
O Presidente brasileiro, Lula da Silva, condecorou hoje várias personalidades que se destacaram na área da saúde pública, entre elas sua própria mulher e a apresentadora de televisão Xuxa.
O médico que recusou liderar o INEM disse hoje que o organismo “está a viver do voluntariado”, afirmando que as “verbas não chegam” e que seria necessário “um investimento que pode ir até aos 80 milhões de euros”.
O Presidente da República elogiou hoje o Prémio António Champalimaud de Visão, atribuído anualmente desde 2007, e condecorou o presidente do respetivo júri, o oftalmologista e epidemiologista norte-americano Alfred Sommer.
O médico que recusou liderar o INEM esclareceu hoje que nunca tomou posse como presidente do organismo, garantindo que não divulgou para a comunicação social a carta dirigida à ministra da Saúde e tornada pública.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo confirmou hoje a aprovação de uma das três reivindicações do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que originaram uma greve em 16 de agosto, mas rejeitou duas, alegando pareceres jurídicos negativos.
O parlamento dos Açores aprovou esta quarta-feira o descongelamento da carreira especial médica, por proposta do Governo Regional, e uma resolução do PS que recomenda a regularização dos contratos dos trabalhadores dos centros ambientais da região.
O secretário regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, cancelou ontem a sua agenda pública por motivos de saúde, não comparecendo assim à audição prevista para sexta-feira no parlamento madeirense, anunciou o seu gabinete.
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Bragança assinala 10 anos este mês e já serviu mais de 1.500 utentes, entre média e longa duração, avançou à Lusa a diretora Susete Abrunhosa.
PCP e Livre acusaram ontem o executivo de governar para os “grandes interesses dos grupos privados” e de desistir do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que os socialistas consideram estar “no pior momento deste a sua fundação”.
O primeiro Congresso do Algarve de Alzheimer e Outras Demências vai realizar-se em Castro Marim, entre 27 e 28 de setembro, para sensibilizar e ensinar profissionais e famílias a lidar com estes doentes, disse hoje o presidente da Câmara.
O dirigente da IL Rodrigo Saraiva alertou hoje para a urgência de um consenso nacional sobre política de segurança, enquanto a deputada do Chega Rita Matias questionou os liberais se estão do lado da “bandalheira” na imigração.
Um estudo da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos de Gaia defende o aumento dos recursos e o ajuste terapêutico ensinado aos cuidadores e familiares, para evitar mortes no serviço de urgência de doentes em fim de vida.
A Câmara de Torres Vedras (PS) aprovou a participação do município na Associação Campus de Saúde Dr. José Maria Antunes Júnior, que irá gerir o futuro centro de inovação estimado em 42 milhões de euros.
O Prémio António Champalimaud de Visão de 2024 distingue quatro neurocientistas estrangeiros com trabalho sobre o reconhecimento facial, de formas e cor, anunciou hoje a fundação que institui o galardão, no valor de um milhão de euros.
Os entes queridos "têm um lugar especial, talvez no coração", mas "certamente no cérebro", segundo o neurocientista alemão Winrich Freiwald, um dos distinguidos este ano com o Prémio António Champalimaud de Visão, atribuído pela Fundação Champalimaud.
Em Portugal, há projetos no pilar da transição ecológica desenvolvidos no âmbito do Programa e Recuperação de Resiliência (PRR) que foram mal avaliados, segundo um relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE), hoje divulgado.
Os utentes da saúde do Médio Tejo lançaram hoje um abaixo-assinado para a “abertura de um Centro de Reabilitação” no hospital de Tomar e para “mais recursos humanos, médicos de família” e o “funcionamento ininterrupto da maternidade” de Abrantes.
Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a LaserLeap Technologies, desenvolveram e testaram um tratamento estético não invasivo, que promete rejuvenescer a pele do rosto sem cirurgias, agulhas ou dor.