Um grupo de 45 médicos do Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram), incluindo 29 diretores de serviço, exigiram hoje “a demissão imediata” do diretor clínico, o ex-deputado do CDS-PP/Madeira Mário Pereira.
Representantes de várias confissões religiosas voltaram hoje a contestar a eutanásia, defendendo medidas que reforcem os cuidados paliativos.
PS chumbou hoje a audição à secretária regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores, requerida pelo PPM, acerca do avião privado chinês que aterrou em Ponta Delgada no início de fevereiro.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, anunciou hoje que o partido vai apresentar no parlamento uma iniciativa com vista ao fim do sistema de quotas e à generalização das unidades de saúde familiar no país.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) queixaram-se hoje de que “o Governo menospreza a negociação com os sindicatos médicos”, após a primeira reunião negocial com a tutela nesta legislatura.
O Bloco de Esquerda vai questionar os ministérios da Saúde e do Trabalho sobre a situação precária de 25 Técnicos Superiores de Diagnóstico de Radiologia (TSDT) do serviço de imagiologia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje que existe em Portugal “um enorme consenso” em respeitar a escolha da eutanásia por quem sofre, e anunciou que o partido irá votar favoravelmente todos os projetos pela despenalização.
A Ordem dos Médicos alertou hoje para a possibilidade de encerramento da urgência de obstetrícia do Hospital São Bernardo, em Setúbal, devido à saída de cinco médicos daquele serviço no final deste ano.
Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertaram para a deterioração da situação na província moçambicana de Cabo Delgado, onde coincidem a violência, fenómenos climáticos extremos e serviços públicos de saúde muito frágeis.
O professor catedrático de Direito Paulo Otero considerou hoje que a "eutanásia é contrária à Constituição" e que a Assembleia da República devia ocupar-se com temas mais importantes do que "assuntos marginais e inválidos".
A Câmara de Coimbra anunciou hoje que alargou a experiência de serviços de falcoaria prestados no Mercado Municipal D. Pedro a três outras áreas da cidade para combater a proliferação de aves como pombos e gaivotas.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu hoje que a mulher encaminhada para o Hospital de São João, no Porto, não configura um caso suspeito de infeção por novo coronavírus, não tendo sido realizadas análises.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, defendeu hoje que a eventual aprovação de uma lei da eutanásia na Assembleia da República não implica uma revisão do Código Deontológico dos médicos.
A maioria socialista inviabilizou hoje a audição da secretária da Saúde no parlamento regional na sequência de um requerimento do PPM sobre o caso do avião privado chinês que aterrou em Ponta Delgada em 01 de fevereiro.
O Hospital Central de Maputo (HCM), o maior de Moçambique, suspendeu as cirurgias não urgentes devido a falta de sangue, refere uma nota do estabelecimento, que pede mais doações para a normalização da situação.
O Tribunal de Contas (TdC) detetou ilegalidades em dois contratos de tratamento de roupa hospitalar celebrados pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), que obrigavam a fiscalização prévia por ultrapassarem o valor definido permitido por lei.
O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, admitiu hoje impactos do novo coronavírus na economia da zona euro, que ainda não são contabilizáveis, mas adiantou esperar que estes efeitos sejam “temporários”.
Os exames aos casos suspeitos em Portugal de infeção do novo coronavírus de uma criança em Lisboa e de uma outra pessoa no Porto deram resultado negativo, informou hoje a Direção-Geral de Saúde, que anunciou um 11.º doente.
Centenas de passageiros de um navio de cruzeiro autorizado a atracar na quinta-feira no Camboja foram hoje submetidos a um rastreio, depois de um dos viajantes ter sido diagnosticado com o coronavírus Covid-19.
O presidente do Conselho de Ilha da Graciosa reivindicou hoje a recuperação no verão de uma ligação aérea com aquela ilha do grupo central do arquipélago dos Açores, por forma a manter as 14 ligações semanais que existiam.
As novas unidades de saúde familiar da Alta de Lisboa e do Alto dos Moinhos, cujas obras se iniciaram hoje, deverão estar concluídas dentro de um ano e meio, anunciou hoje o presidente da autarquia da capital, Fernando Medina.
As autoridades de saúde da China pediram hoje às pessoas que se curaram da infeção pelo novo coronavírus para doarem sangue a fim de ser extraído plasma para ajudar a tratar quem está em estado mais grave.
A polémica em torno da nomeação do diretor clínico do Serviço de Saúde da Madeira resolve-se com “diálogo”, insistiu hoje o secretário com a tutela no Governo Regional, defendendo que “todos têm direito a uma opinião diferente”.
Uma mulher russa a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess, que está em quarentena num porto no Japão, é a primeira pessoa da Rússia a ser diagnosticada com o novo coronavírus (Covid-19), informaram hoje as autoridades russas.