A falta de secretários clínicos é um dos principais entraves à constituição de novas unidades de saúde familiar (USF), de acordo com o coordenador nacional para a reforma dos cuidados de saúde primários, Henrique Botelho.
A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) denunciou hoje que as amplas sanções do Governo norte-americano ao Irão restringiram drasticamente a capacidade deste país em financiar importações humanitárias provocando graves dificuldades e ameaçando o direito à saúde.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, esclareceu hoje que o inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) sobre a ala pediátrica deste hospital é referente às doações para o projeto ‘Joãozinho’.
A família de uma mulher de 43 anos que sofria de epilepsia e que morreu na quarta-feira no Hospital de Chaves acusa de negligência e abandono a instituição, que já anunciou a abertura de um processo.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) esclareceu hoje que não tem qualquer convenção com a clínica Ecosado, onde o obstetra Artur Carvalho fez as ecografias do bebé que nasceu com malformações.
Um total de 3.456 doentes com acidentes vasculares cerebrais (AVC), que continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, foram encaminhados para a Via Verde do AVC este ano, divulgou hoje o INEM.
O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto abriu um inquérito à construção da ala pediátrica do hospital de São João, estando o mesmo em segredo de justiça, adiantou hoje à Lusa a Procuradoria-Geral da República (PGR).
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) promove no dia 08 de novembro um seminário dedicado ao papel dos cuidadores informais nos cuidados de saúde, com especial enfoque na hospitalização domiciliária, anunciou esta unidade de saúde.
Destacados representantes das três religiões monoteístas – cristianismo, judaísmo e islão – assinaram e remeteram hoje ao Papa Francisco um documento no qual se afirmam firmemente contra a eutanásia e o suicídio assistido, que consideram “intrinsecamente e moralmente repreensíveis”.
A presidente da Comissão Nacional Iniciativa Amiga dos Bebés (CNIAB) e ex-ministra da Saúde, Ana Jorge, defendeu hoje que as empresas deviam criar locais e condições para incentivar as trabalhadoras a extrair leite materno no local de trabalho.
A Clínica da Mama do IPO-Porto tratou em 2018 um total de 1.600 casos de cancro da mama, 50% dos quais foram diagnosticados em fase inicial, o que se traduz "numa taxa de cura de 98% aos 5 anos".
Timor-Leste é o pior país da Ásia e o oitavo do planeta com mais problemas de nutrição e fome, segundo a edição de 2019 do Índice Global de Fome.
O Governo quer abolir, até ao final de 2020, os plásticos não reutilizáveis e pretende definir um horizonte próximo, que não concretiza ainda, para a abolição progressiva de outras utilizações do plástico.
O Governo propõe criar um provedor do animal e esta é a primeira medida do capítulo do programa do executivo dedicado à conservação da natureza e à recuperação da biodiversidade, no qual também preconiza a cogestão das áreas protegidas.
O executivo quer “travar o flagelo da violência doméstica” e propõe no seu Programa do Governo hoje apresentado “desenvolver um sistema integrado de sinalização de potenciais vítimas e agressores”.
O Governo quer definir um plano de ação para o envelhecimento populacional, “com um leque estruturado de respostas para as transformações que ocorrem nesta fase da vida”, segundo o programa do executivo hoje apresentado.
Barcos parados ou abandonados, terra e pedras a descoberto. Aos olhos de quem passa hoje pelo território do Tejo Internacional não faltam imagens que ilustram a descida dos níveis de água, atualmente os mais baixos das últimas décadas.
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina espera que o Governo não esteja a prever obrigar os médicos formados no SNS a permanecer no serviço público, ideia que entende como “incompreensível”.
A Ordem dos Médicos Dentistas saúda o alargamento do cheque dentista a partir dos 2 anos de idade e espera que sejam abrangidas todas as crianças independentemente do tipo de estabelecimento de ensino que frequentem.
A Associação Médica Mundial reafirmou a sua oposição à eutanásia e ao suicídio medicamente assistido, após um “intenso processo de análise”.
O Governo quer “pactos de permanência” no Serviço Nacional de Saúde para os profissionais que acabem a sua formação especializada e pretende avançar para a opção pelo trabalho em exclusividade.
O Governo compromete-se a não fazer nenhuma nova parceria público-privada (PPP) na área da gestão clínica dos estabelecimentos de saúde, segundo o programa hoje entregue pelo executivo na Assembleia da República.
O Governo promete alargar o cheque dentista a todas as crianças entre os 2 e os 6 anos e criar um vale de pagamento para óculos para menores de idade e para alguns idosos.
Entre 180 a 200 obstetras no Serviço Nacional de Saúde têm aptidão para realizar as ecografias específicas de acompanhamento da gravidez, um número que “asseguraria muito perto do total” dos exames nos serviços públicos, segundo a Ordem dos Médicos.