SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Monte e Imaculado Coração de Maria recebem primeiras máscaras distribuídas na Madeira

LUSA
17-04-2020 14:25h

Os CTT - Correios de Portugal iniciaram hoje a operação de entrega domiciliária das 250.000 máscaras não cirúrgicas à população do arquipélago da Madeira, numa iniciativa do Governo Regional para conter a disseminação da covid-19.

A operação arrancou no concelho do Funchal, tendo hoje sido dirigida a duas das 54 freguesias da Região Autónoma da Madeira - Monte e Imaculado Coração de Maria, que nos censos de 2011 tinham 12.922 habitantes.

"É uma distribuição inédita, porque visa entregar máscaras e não a correspondência convencional, mas os CTT estão muito focados nesta importante operação de salvaguarda da saúde pública da população da Madeira e do Porto Santo", disse à agência Lusa o diretor regional da operação dos CTT, Francisco Lino.

O diretor salientou que a empresa está "muito empenhada" em que as máscaras cheguem aos domicílios "o mais rápido possível", estando o processo dependente também da celeridade do Governo Regional em fazer chegar os envelopes com a declaração "A Saúde e Segurança em primeiro lugar".

Na região - com 53 casos identificados da covid-19 até quinta-feira, dois dos quais considerados recuperados, e que tem registado vários dias sem novas situações -, o executivo decidiu encomendar a uma empresa madeirense especializada na confeção de fardas para escolas, comércio, indústria e forças de segurança o fabrico das 250.000 máscaras de uso corrente.

Estão a ser distribuídas duas máscaras reutilizáveis por domicílio.

As máscaras, que no sítio do Livramento foram hoje entregues pelo carteiro Décio Farinha, são mais uma das várias medidas que o Governo Regional implementou para conter a disseminação da pandemia da covid-19.

O seu uso tem sido recomendado pelas autoridades regionais, com o alerta de que não dispensam o isolamento social e profilático nos casos suspeitos, o distanciamento social, a lavagem frequente das mãos, a etiqueta respiratória, a limpeza dos espaços e desinfeção das superfícies, a não realização de cumprimentos com contacto físico e a não permanência em locais muito frequentados e fechados.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.

Portugal regista 657 mortos associados à covid-19 em 19.022 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS