SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: CDS/Açores quer compensações para gerentes e sócios-gerentes de microempresas

LUSA
17-04-2020 14:50h

O CDS-PP/Açores pediu hoje ao Governo Regional que promova apoios sociais extraordinários para gerentes e sócios-gerentes de "microempresas com reduzido número de trabalhadores por conta de outrem", devido às quebras de faturação com a covid-19.

Em nota de imprensa, o grupo parlamentar do CDS-PP no parlamento açoriano considera existir "uma lacuna" na legislação prevista para o tema, "que apenas concede" os apoios previstos aos "sócios-gerentes de sociedades sem trabalhadores por conta de outrem".

Citado na nota, o presidente do grupo parlamentar centrista, Artur Lima, que é também o líder regional do partido, assinala que “muitas das empresas açorianas afetadas pela pandemia" são "de pequena dimensão, que se inserem no setor de comércio e serviços" e diz que, "em muitos casos, grande parte ou até a totalidade dos serviços prestados são assegurados pelos próprios gerentes e sócios-gerentes, tendo apenas um reduzido número de trabalhadores por conta de outrem”.

"O CDS-PP mantém-se ativo na elaboração de mecanismos excecionais de auxílio às empresas durante esta fase difícil, visando aliviar o respetivo esforço financeiro, atenuar os custos de manutenção do seu funcionamento e assegurar os postos de trabalho", sublinha o documento enviado às redações.

Portugal regista hoje 657 mortos associados à covid-19, mais 28 do que na quinta-feira, e 19.022 infetados (mais 181), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil do entes foram considerados curados.

MAIS NOTÍCIAS