Um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde defende que os serviços de urgência nos hospitais passem a funcionar com equipas fixas e propõe a criação da especialidade de medicina de urgência e emergência.
O Governo fixou como meta a contratação, até 2023, de mais 5.000 investigadores-doutorados, incluindo a integração de 1.500 na carreira, segundo o novo acordo de legislatura com as universidades e os institutos politécnicos públicos, hoje divulgado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou hoje que suspendeu as operações na cidade de Biakato, na República Democrática do Congo, após dois ataques a centros de prevenção do Ébola na região.
O grupo Germano de Sousa inaugurou hoje no Porto a nova sede dos laboratórios de análises clínicas do Norte, que emprega 200 colaboradores e é resultado de um investimento de 1,5 milhões de euros.
Dois médicos recém-especialistas em pediatria aceitaram ir trabalhar para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, o que não é ainda suficiente para reabrir a urgência noturna encerrada desde meados deste mês.
O PSD alertou hoje que o prejuízo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) pode chegar aos mil milhões de euros este ano, considerando que tal traduz “um descalabro financeiro” semelhante ao do período pré-troika.
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Doente Mental (APPACDM) de Coimbra promove na terça-feira um evento com 10 ateliês espalhados pela cidade, em que os utentes vão produzir ao vivo peças de artesanato e produtos gastronómicos.
Cerca de nove mil crianças ou jovens em risco foram sinalizados em 2018 através de uma rede de equipas multidisciplinares existentes em todos os centros de saúde e hospitais com pediatria, um modelo elogiado pela Organização Mundial de Saúde.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) esclareceu hoje que o agendamento da consulta de interrupção voluntária da gravidez é feito diretamente no hospital, desde setembro, cumprindo as instruções da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
A ministra da Saúde garantiu hoje que “nada inibe” os hospitais de fazerem novas contratações, em articulação com o ministério, apesar do despacho governamental que impede as unidades de saúde de aumentar o número de trabalhadores em 2020.
Vinte novas unidades de saúde familiar poderão ser criadas ainda este ano e outras 20 passam a modelo B, que é o mais exigente, com maior autonomia e com mais incentivos financeiros, anunciou hoje a ministra da Saúde.
Pelo menos 680 pacientes abandonaram o tratamento da tuberculose no Hospital Sanatório de Luanda (HSL), maior de Angola na especialidade, situação considerada "bastante preocupante" pela direção da unidade, que aponta uma redução de mortes no primeiro semestre de 2019.
O PSD desafiou hoje o Governo socialista a fazer um ‘mea culpa’ e reconhecer o “desnorte na saúde em Portugal” e o primeiro-ministro a ter a “humildade” de dizer que “falhou” neste setor.
As autoridades angolanas manifestam-se preocupadas com a utilização do plástico no país e pretendem reduzir o seu uso, sobretudo devido aos seus efeitos nocivos para a saúde humana, anunciou hoje fonte oficial, apontando alternativas biodegradáveis.
As pessoas sem-abrigo inscritas no Instituto de Emprego passam, a partir de sexta-feira, a ter os mesmos direitos dos desempregados no acesso a medidas de emprego e estágios profissionais, uma medida saudada pela Comunidade e Vida Paz.
O Parlamento Europeu declarou hoje o estado de “emergência climática e ambiental” e defendeu que a União Europeia se comprometa a reduzir emissões de gases com efeito de estufa em 55% até 2030, para atingir a neutralidade climática até 2050.
O Governo angolano assegurou hoje que está controlado o surto de sarampo, que nos últimos dez meses causou 76 mortes, sobretudo de crianças, entre os mais de 5.000 casos notificados, e que o país tem "'stock' de vacinas suficiente".
O presidente do conselho nacional de Ética admitiu hoje ter “sinceras dúvidas” que o referendo seja o “instrumento mais útil” em democracia para ouvir “a maioria das pessoas”, questionado sobre uma eventual consulta sobre a eutanásia.
Os doentes oncológicos em tratamento vão ter ainda este ano uma linha telefónica para onde ligar fora dos horários dos serviços de oncologia, um projeto conjunto da Sociedade Portuguesa de Oncologia e do SNS24.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou para quatro o número de profissionais de saúde da resposta anti-Ébola mortos na República Democrática do Congo (RDCongo) em dois ataques armados que deixaram ainda feridos outros cinco trabalhadores.
A presidente da Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP) alertou hoje para a necessidade de criar esta especialidade, destacando o “papel determinante” para doentes e famílias.
A Iniciativa Liberal recomendou hoje ao Governo que não implemente a "obrigatoriedade de permanência dos médicos no Serviço Nacional de Saúde após formação especializada", uma medida que o partido considera "absolutamente inaceitável" porque limita o direito à escolha livre.
Portugal tem uma esperança de vida de 81,6 anos, acima da média da União Europeia (80,9), mas 600 mil utentes não tinham médico de família no início deste ano, segundo um relatório hoje divulgado em Bruxelas.
Três membros de uma equipa de combate ao Ébola foram mortos durante a noite de quarta para quinta-feira num ataque armado no leste da República Democrática do Congo, disse hoje fonte das Nações Unidas.