As autoridades da Guiné-Bissau apresentaram hoje aos parceiros internacionais um plano de 12,6 milhões de euros para fazer face à pandemia provocada pelo novo coronavírus e que inclui apoio às pessoas mais vulneráveis.
O Governo decidiu alargar para 400 milhões de euros o montante da linha de crédito Capitalizar Covid, que se destina a apoiar a tesouraria das empresas, perante o impacto do novo coronavírus, face à “elevada procura” registada.
As forças policiais receberam em 2019 um total de 29.473 participações de crimes de violência doméstica, tendo o número de denúncias no último trimestre do ano passado crescido 11,5% face ao período homólogo de 2018.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, lamentou hoje que o mundo tenha ultrapassado meio milhão de casos de covid-19 e disse que pandemia está a evoluir e a chegar a mais países.
O volume notícias associadas à pandemia da covid-19 mais do que triplicou, em média, por dia, em Portugal na última semana, de acordo com os dados sobre tendências de consumo de media da Marktest hoje divulgados.
Itália anunciou hoje o registo recorde de quase 1.000 mortes por coronavírus em 24 horas, o pior balanço diário naquele país e no mundo desde o início da pandemia da covid-19, segundo os dados oficiais da Proteção Civil italiana.
Uma fábrica de conservas de peixe da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, teve de aumentar a sua produção para responder ao acréscimo de encomendas, resultante da preocupação com a pandemia de covid-19, mantendo em atividade os cerca de 250 funcionários.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) defendeu hoje que os centros de saúde devem atender as pessoas de porta fechada, sendo as consultas substituídas por “avaliações sumárias” por telefone.
O consulado de Portugal em Joanesburgo tem conhecimento de 39 pessoas que querem ser repatriados ou um voo para Portugal, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, disse hoje à Lusa o cônsul-geral.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje o alargamento do serviço de mensagens instantâneas de alerta contra a pandemia da covid-19 para francês, espanhol e árabe nas redes sociais Facebook e Whatsapp.
A Câmara Municipal dos Funchal proibiu todas as visitas aos quatro cemitérios municipais existentes no concelho durante o período do estado de emergência, anunciou hoje aquela autarquia.
O salesiano Angelo Moreschi, em missão na Etiópia, é o primeiro bispo católico a morrer devido à infeção do Covid-19, segundo o Vaticano News.
O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou hoje que enviou uma carta à Assembleia Nacional pedindo a sua convocação para autorizar a declaração do estado de emergência no país.
As autoridades de Macau anunciaram hoje mais um caso de contágio da covid-19, elevando o número de infetados para 34 desde o início do surto do novo coronavírus.
O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, anunciou esta tarde a continuação da quarentena por mais duas semanas a partir da próxima terça-feira, estendendo-se assim até 15 de abril.
As autoridades do Panamá negaram a passagem pelo canal e puseram em quarentena um navio de cruzeiro com destino aos Estados Unidos e que tem passageiros isolados por suspeita de coronavírus, disse hoje o administrador da via marítima.
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que governadores e autarcas que decretem quarentena para evitar a proliferação do novo coronavírus terão de pagar o salário das pessoas afetadas.
O primeiro-ministro, António Costa, reúne-se hoje à tarde por videoconferência com os presidentes das comunidades intermunicipais do Norte do país para "fazer um ponto de situação" e "definir prioridades" no combate à pandemia covid-19.
A multinacional alemã Teka, que tem uma unidade industrial em Ílhavo, no distrito de Aveiro, confirmou hoje que irá colocar cerca de 130 trabalhadores em ‘lay-off’ a partir de abril, devido à quebra no volume de negócios.
Cerca de 850 pessoas foram impedias de entrar em Portugal e uma foi detida em dez dias de controlo temporário das fronteiras terrestres devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
O Navio Escola-Sagres encontra-se hoje a 80 milhas léguas ao largo da fronteira entre a África do Sul e a Namíbia, a caminho de Lisboa, com o comandante centrado num regresso da guarnição "com total saúde".
Cerca de 50 cooperantes portugueses nos países africanos lusófonos regressaram a Portugal por causa da pandemia de covid-19, de acordo com informação do Governo, que considera prematuro falar em suspensão de projetos.
O Sindicato dos Trabalhadores da Área Metropolitana do Porto (STTAMP) acusou as empresas Auto Viação Pacense e Auto Viação Landim de não cumprirem medidas de proteção dos trabalhadores e passageiros, o que é negado pelas transportadoras.
Os mercados públicos, formais e informais, angolanos, devem comercializar apenas bens alimentares, produtos naturais e de higiene durante o estado de emergência, vigente em Angola desde a madrugada de hoje com vista a conter a propagação da covid-19.