O número de utentes infetados com o novo coronavírus no Lar Dra. Leonor Beleza, em Santo Tirso, subiu de 17 para 22 uma vez conhecidos os testes realizados na sexta-feira, disse hoje à Lusa a porta-voz.
Sara Almeida e Sousa, da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, proprietária do lar, acrescentou que dos 22 idosos infetados "17 mantêm-se na valência, enquanto o número de internados subiu para cinco".
"Dos 40 testes efetuados na sexta-feira aos utentes do lar, resultaram 28 resultados negativos, seis positivos e há mais seis em que foi inconclusivo, mantendo-se sem sintomas", disse ainda a responsável pela comunicação.
Ainda relativo aos testes, o lar Dra. Leonor Beleza realizou durante a tarde de hoje os restantes 40 programados, abrangendo o resto dos utentes e colaboradores, disse ainda Sara Almeida e Sousa.
Numa outra valência da Santa Casa, o Lar José Luís d'Andrade, "foram também testados 25 colaboradores", sendo que anteriores testes realizados pelo Serviço Nacional de Saúde "haviam detetado dois colaboradores e três utentes com teste positivo da covid-19", lembrou a porta-voz.
Nesta resposta, e relativamente aos utentes, "o número de positivos aumentou para quatro, havendo mais três a aguardar o resultado", informou.
Em Portugal, segundo o balanço feito na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).
Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.