A Organização Mundial da Saúde disse hoje que 58% das missões de envio de assistência a Gaza desde o início do conflito foram recusadas, canceladas ou impedidas.
A campanha de angariação de fundos da Operação Nariz Vermelho (ONV) que arrancou em 21 de outubro já conseguiu juntar cerca de 40 mil euros, o que vai permitir levar os serviços dos Doutores Palhaços a mais um hospital.
Os hospitais da região Centro estão com uma adesão de 85% na greve dos trabalhadores do setor da saúde no turno da manhã, ligeiramente abaixo da média nacional que ronda os 90%, disse à agência Lusa fonte sindical.
Quase 900 mil crianças guineenses vão ser vacinadas nos próximos dias contra o sarampo e rubéola numa campanha nacional que incluiu ainda reforço nutricional e desparasitação e que arranca hoje na Guiné-Bissau.
O diretor dum hospital na zona da Faixa de Gaza cercada por Israel há mais de 60 dias disse hoje que a situação é catastrófica dentro e fora das instalações, após os ataques israelitas da última noite.
A adesão à greve de hoje na função pública ronda os 60%, percentagem que o sindicato que convocou a paralisação diz ser "satisfatória", explicando que há escolas fechadas, outras a meio gás e outras a funcionar em pleno.
Cirurgias e exames adiados, consultas e serviços encerrados são resultado da greve de hoje dos trabalhadores de saúde, que no período da noite registou uma adesão a rondar os 80%, disse à Lusa uma dirigente sindical.
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte anunciou hoje que a greve dos trabalhadores da saúde já obrigou a fechar enfermarias e blocos operatório em todo o país.
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Real está ao serviço da comunidade há 20 anos com a missão de garantir um socorro mais rápido e eficaz às vítimas de doença súbita ou de acidente.
Os trabalhadores da saúde estão hoje em greve pela valorização da carreira e contratação de trabalhadores, acusando o Governo de adiar “a resolução dos problemas” por estar cerca de meio ano sem negociar com o sindicato representativo.
Um estudo revelou que os embriões de peixe controlam ativamente o momento da sua eclosão através de uma neuro-hormona específica, que desencadeia a libertação de enzimas que dissolvem a parede do ovo.
A covid-19 foi a causa de mais de 40% do excesso de mortalidade por diabetes nos dois primeiros anos da pandemia, período em que morreram devido à diabetes mais 646 pessoas do que era esperado.
O Instituto Ricardo Jorge admite que o vírus SARS-CoV-2 pode ter circulado em Portugal antes de março de 2020, quando foi identificado o primeiro caso, pois nesse mês ocorreu um dos picos de mortalidade por causas desconhecidas.
Lisboa e Vale do Tejo foi a região com maior número de óbitos em excesso (9.484) nos dois primeiros anos da pandemia, 82% dos quais devido à covid-19, segundo um estudo do Instituto Ricardo Jorge.
A covid-19 provocou nos primeiros dois anos da pandemia mais 19.119 mortes do que era esperado para o mesmo período e o excesso de mortalidade afetou sobretudo os mais velhos e doentes crónicos, segundo o Instituto Ricardo Jorge.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aderiu hoje à Coligação para Alimentação Escolar, destacando a importância dos programas de alimentação nas escolas na luta contra a pobreza e a fome, após um seminário realizado em São Tomé.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) defendeu hoje a realização de um concurso adicional para aproveitar as vagas para o internato médico que ficaram recentemente por preencher em diversas especialidades.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) rejeitou hoje a proposta de aumento salarial de 5% apresentada pelo Ministério da Saúde, alegando que está a uma “distância muito considerável” dos 15% de acréscimo que reivindica.
A ministra da Saúde reconheceu hoje que a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) precisa de reforçar os seus quadros técnicos e anunciou que esse organismo vai ter um novo estatuto no próximo ano.
A urgência Ginecológica/Obstétrica do hospital de Leiria fecha a partir das 09:00 de sexta-feira e a urgência pediátrica no fim de semana, de acordo com uma mensagem enviada às corporações de bombeiros da região.
A República Democrática do Congo (RDCongo) está em “alerta máximo” devido a uma doença de origem desconhecida, da qual foram detetados 382 casos e relatadas pelo menos 71 mortes, disse hoje o ministro congolês da Saúde Pública, Samuel Mulamba.
O continente africano já registou 62.171 casos suspeitos e 1.200 mortes por mpox este ano em 20 países, disse hoje a agência de saúde pública da União Africana, com a epidemia a expandir-se.
A vice-presidente do parlamento e deputada social-democrata Teresa Morais criticou o Chega por ter divulgado em plenário da Assembleia da República a identificação e as datas em que uma pessoa fez intervenção cirúrgica para mudar de sexo.
A ONU condenou hoje o novo “golpe” dos talibãs nos direitos das mulheres, ao proibi-las de estudar em escolas de medicina, limitando ainda mais as suas oportunidades de trabalhar e a sua participação na vida pública em geral.