Um estudo da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) de Gaia, que decorreu durante o ano 2023, evitou entre 2.000 e 2.500 recorrências às urgências nesse período, foi hoje anunciado.
Organizações de luta contra a sida reivindicaram hoje uma liderança estratégica nacional para combater a “pandemia do VIH” no sentido de atingir menos de 150 novos diagnósticos anuais em 2030, “longe dos 800” casos atuais.
O Chega vai forçar o prolongamento da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas com um dos medicamentos mais caros do mundo, defendendo que os deputados ainda não têm “condições para finalizar o seu trabalho”.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) espera que a reunião da próxima semana com o Ministério da Defesa permita resolver a situação dos médicos civis do Hospital das Forças Armadas, admitindo recorrer à greve se isso não acontecer.
Um surto de escabiose foi detetado numa unidade de cuidados continuados na Madeira, informou hoje a Associação Living Care, responsável pelo espaço, adiantando que foi ativado o plano de contingência para o controlo de doenças infetocontagiosas.
O diretor executivo da gigante seguradora norte-americana UnitedHealthcare, Brian Thompson, foi mortalmente baleado hoje de manhã à porta de um hotel no centro de Manhattan, Nova Iorque, segundo uma testemunha com informações sobre a investigação.
Um estudo publicado hoje na revista científica Neuroinflammation mostra “pela primeira vez” que mesmo um contacto breve com o herbicida glifosato, um dos mais usados em todo o mundo, pode causar danos duradouros no cérebro.
A greve marcada para hoje no Simão Mendes, principal hospital da Guiné-Bissau, foi suspensa a pedido do Governo, que se declarou disposto a conversar com o sindicato que anunciou a paralisação, disse o sindicalista Braimi Sambu.
O serotipo oito do vírus da língua azul foi detetado em bovinos no distrito de Portalegre, esclareceu a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, responsabilizou hoje o Governo pelo “agravamento de todos os principais problemas do SNS” e de criar “confusão imensa” a quem precisa de cuidados de saúde.
Portugal assegura, a partir de hoje, dez especialidades médicas à população guineense através de um projeto de telemedicina que ambiciona que a saúde deixe de ser um privilégio de poucos na Guiné-Bissau.
Um em cada quatro laboratórios clínicos inquiridos num estudo hoje divulgado apontou atrasos médios superiores a 60 dias nos pagamentos das Unidades Locais de Saúde no primeiro semestre deste ano.
O ativista Rafael Marques disse hoje que Angola vai celebrar 50 anos de “mediocridade, falta de liberdade e opressão”, por entender que os angolanos, livres do colono português, estão a ser “neocolonizados pelos próprios irmãos”.
Os exames de endoscopia gastrenterológica feitos no setor convencionado com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) cresceram 17,6% entre 2022 e 2023 e os encargos públicos atingiram os 71,96 milhões de euros, segundo a Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
O ativista Rafael Marques disse hoje que a visita de Joe Biden a Angola “é mais simbólica” e não vai resolver a fome no país, lamentando a “incompetência” do Governo angolano na aplicação de medidas concretas.
Quase 40% da população portuguesa não tem oferta publicamente financiada para endoscopias gastrenterológicas no concelho onde mora e nos 20 municípios com maiores rácios de óbito por doença do aparelho digestivo não há oferta comparticipada.
A Câmara Municipal de Óbidos vai alargar, em 2025, o plano de saúde gratuito a sete mil habitantes do concelho, no qual cerca de 82% da população não tem médico de família, anunciou hoje o município.
Uma empresa especializada na prestação de cuidados respiratórios domiciliários, a Vivisol, vai criar 20 empregos com a inauguração de novas instalações hoje em Condeixa-a-Nova.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) angariou mais de 1,9 milhões de euros no peditório deste ano, um aumento de 17% relativamente ao ano passado, e contou com a ajuda de 20.000 voluntários.
Um conjunto de especialistas apresenta hoje recomendações para melhorar a gestão e os cuidados prestados aos doentes com insuficiência cardíaca, que se estima atingir cerca de 700 mil portugueses e que é a principal causa dos internamentos hospitalares.
A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) divulgou na terça-feira que será disponibilizado um novo dispositivo sensor de glicémia depois de constrangimentos reportados por farmácias e doentes no abastecimento de sensores Freestyle Libre 2.
O Governo argentino anunciou hoje alterações ao regime migratório, visando pôr fim aos cuidados de saúde públicos gratuitos e à isenção das propinas universitária para estrangeiros não residentes.
A Ordem dos Médicos (OM) criticou hoje "a incapacidade" do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de "atrair e fixar jovens médicos" face ao "elevado número de vagas" por preencher no mais recente concurso de formação da especialidade.
A sala de consumo móvel do Porto afinal só deverá arrancar em meados de janeiro de 2025 depois de, numa reunião, as entidades de saúde e o município terem reconhecido a necessidade de se ajustar a resposta do programa.