O processo de integração dos denominados trabalhadores covid-19 nos quadros das unidades de saúde das Flores, do Pico e da Graciosa e do Hospital da Horta encontra-se “já concluído”, revelou hoje o Sintap/Açores.
O Reino Unido e a ONU defenderam a necessidade de se fazer mais para proteger os trabalhadores humanitários na Faixa de Gaza, onde, num novo balanço dos ataques israelitas de hoje, o total de mortos subiu de 22 para 33.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo alertou hoje para o aumento do número de caos de gripe na região e apelou à vacinação, antecipando o pico das infeções nas próximas semanas.
O CDS-PP considerou hoje que a “utilização abusiva” do Serviço Nacional de Saúde por estrangeiros “é revoltante” e o primeiro-ministro defendeu que a alteração da lei vai trazer maior fiscalização e travar esse acesso.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) acusou hoje as autoridades francesas de não apoiarem os sobreviventes de naufrágios no Canal da Mancha, que este ano causaram 75 mortes, o maior número de sempre.
A IL perguntou hoje ao Governo quantos alunos ficarão sem professor após a aposentação prevista de cerca de quatro mil em 2025, mas o primeiro-ministro optou por destacar que 469 docentes inverteram a decisão de se reformarem.
O Governo vai transferir quase mil milhões de euros para as Unidades Locais de Saúde e para os Institutos Portugueses de Oncologia para redução de dívidas e reforço da sustentabilidade do SNS, foi hoje anunciado.
O líder do Chega afirmou hoje que estão a ser marcadas cirurgias fictícias "por ordem política" para reduzir artificialmente as listas de espera, o que o primeiro-ministro negou, recusando "uma operação de cosmética com os números".
O Livre confrontou hoje o primeiro-ministro com declarações alegadamente proferidas pelo diretor executivo do SNS em Atenas, em que terá dito que o sistema público deveria apenas tratar de casos mais graves, mas Luís Montenegro afirmou desconhecê-las.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vai avançar com consultas de telemedicina nos cuidados de saúde primários, direcionadas para doentes crónicos e utentes das freguesias sem médico de família atribuído, foi hoje anunciado.
Samir Ghalioun, refugiado sírio em Portugal, afirma que a transição de regime na Síria trará à população “liberdade, uma vida melhor e direitos”, uma mudança face à vida “sem direitos nem liberdade” sob o regime do Presidente Bashar al-Assad.
O primeiro-ministro prometeu hoje combate aos “abusos e fraudes” no acesso ao Serviço Nacional de Saúde por estrangeiros ligados a redes organizadas e o PSD anunciou que irá apresentar na quinta-feira uma iniciativa legislativa sobre o tema.
O secretário-geral do PS acusou hoje o Governo de incompetências e de ter um problema com números, manipulando-os para sustentar falsos sucessos, mas o primeiro-ministro considerou que essas críticas fazem ricochete, invocando a história das governações socialistas.
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) reconheceu hoje que as medidas para garantir que estrangeiros não residentes paguem pelos cuidados no SNS “são inócuas” perante redes organizadas que facilitam o acesso ao sistema sem custos.
A Associação de Medicina da Academia do Porto, também conhecida como AMA.Porto, foi hoje oficialmente criada com a escritura de constituição assinada na Faculdade de Medicina do Porto (FMUP), que funcionará como sede.
O Governo vai aprovar na quinta-feira autorização de despesa no valor de 2,3 mil milhões de euros para a aquisição de medicamentos e de serviços para o Serviço Nacional de Saúde, anunciou hoje o primeiro-ministro.
Pedro Pisco Santos, indicado para vogal do Conselho de Administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), disse hoje que aquela autoridade não se pode substituir às autarquias no que têm de fazer para a certificação de heliportos hospitalares.
Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica dos Açores vão receber, de forma faseada, os retroativos dos acréscimos remuneratórios ocorridos desde 2022, na sequência de um acordo com o Governo Regional, anunciou hoje o Sintap/Açores.
Crianças que passaram ou estão em tratamento no IPO de Lisboa criaram desenhos para ilustrar etiquetas de presentes de Natal para uma campanha solidária de angariação de fundos para a modernização do serviço de pediatria, anunciou hoje a instituição.
Três em cada quatro jovens internados em centros educativos consumiram pelo menos uma vez na vida substâncias ilícitas, revela hoje um inquérito, segundo o qual 21% jovens viveram com pessoas com problemas de droga, álcool ou jogo.
Um norte-americano processou judicialmente empresas do ramo alimentar como a Coca-Cola, Pepsico, Nestle USA e a Kellogg, acusando-as de venderam produtos ultra-processados e viciantes para as crianças, divulgaram hoje os seus advogados.
Um total de 6.545 homens e rapazes, incluindo 2.176 menores, foram apoiados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) em 2022 e 2023, representando um aumento de 17,2% em relação ao período homólogo.
A ministra da Saúde reconheceu hoje que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) aciona meios diferenciados para situações que não precisavam e alertou que esses meios poderiam ser rentabilizados.
A ministra da Saúde disse hoje que a refundação do INEM passará por torná-lo um instituto público de regime especial, reforçar o conselho diretivo com mais elementos e ter representantes dos bombeiros e Cruz Vermelha na comissão técnica e científica.