A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 346.296 pessoas e infetou mais de 5,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais dos países.
O comandante-geral da Polícia Marítima (PM) revelou hoje que vai ser dada especial atenção às praias não vigiadas durante a época balnear, reforçando a vigilância quando se verificar um maior número de banhistas nessas zonas.
As compras em loja dos portugueses aumentaram 12% entre 18 e 24 de maio, a segunda maior subida desde o início do desconfinamento, para uma média equivalente a três quartos do período pré-pandemia, divulgou hoje a SIBS.
Portugal regista 285 casos de infeção covid-19 em lares, número que “representa uma diminuição”, disse hoje o secretário de Estado da Saúde, indicando que 1.760 utentes testaram positivo, dos quais 190 estão internados em hospitais.
As taxas de ocupação das enfermarias (48,8%) e das unidades de cuidados intensivos (31,6%) para doentes com covid-19 ficaram “longe da rutura”, revela um inquérito da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna hoje divulgado.
Portugal regista hoje 1.342 mortes relacionadas com a covid-19, mais 12 do que na segunda-feira, e 31.007 infetados, mais 219, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
O comandante-geral da Polícia Marítima (PM) afirmou-se hoje otimista quanto à época balnear “atípica” deste ano e recusou a ideia de que vá “haver um incumprimento generalizado” das regras definidas para travar o contágio de covid-19 nas praias.
A Federação Nacional dos Professores defendeu hoje a realização de testes de diagnóstico à covid-19 aos trabalhadores dos jardins de infância antes da sua reabertura, recordando os casos detetados nas creches que permitiram travar uma possível disseminação do vírus.
A campanha de angariação de fundos promovida pela Comissão Europeia para financiar a investigação de tratamentos e vacina para a covid-19 atingiu 9,5 mil milhões de euros, acima do objetivo inicial de 7,5 mil milhões de euros.
Dois em cada três portugueses reduziram a intensidade e frequência dos treinos durante a quarentena, segundo um estudo que analisou o impacto da covid-19 nos desportos ao ar livre e concluiu que 26% passaram a treinar em espaço fechado.
Os futebolistas dos clubes da I Liga portuguesa vão realizar testes à covid-19 24 horas antes de cada jogo, confirmou hoje à Lusa fonte ligada ao processo.
O potencial da saliva no estudo da covid-19, sobretudo no diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2), está a ser abordado por investigadores da Universidade de Évora, que publicaram este mês um artigo numa revista médica científica.
A Ryanair vai retomar em 01 de julho os voos diários para Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chipre a partir da Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Alemanha, anunciou hoje a companhia.
Neste momento, avalia-se já a resposta imunitária em ratinhos e em células de doentes infetados.
A pandemia aumentou os níveis de insegurança e violência contra as mulheres em toda a Europa e pode agravar as desigualdades de género e a discriminação, alertaram hoje três organizações não-governamentais, que pedem a intervenção dos governos nacionais.
A Assembleia da República vai apreciar na quarta-feira uma petição promovida pela Assembleia Municipal de Lagos que recomenda ao Governo a “construção urgente de um novo hospital” naquela cidade algarvia para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.
As 11 pessoas residentes num lar em Carvalhal evacuado no domingo, devido a um "pequeno surto" de covid-19, estão todas internadas no hospital de Abrantes, "pouco ou nada sintomáticas", tendo-se juntado a eles um idoso residente naquela aldeia.
A autarquia de Roma vai aplicar multas entre 25 e 500 euros a todas as pessoas que atirem máscaras ou luvas para a via pública, medida aprovada pela capital de Itália para mitigar a propagação da pandemia.
Em entrevista ao Canal S+, António Madureira, Diretor do serviço de Radiologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, conversou sobre o projeto europeu de Inteligência Artificial para validação de diagnóstico da Covid-19.
Um grupo de 41 cientistas de 20 países, entre os quais o português Jorge Almeida, do Proaction Lab da Universidade de Coimbra (UC), elaborou um guia de orientações para tornar possível o restabelecimento rápido e em segurança das atividades de investigação e clínicas ligadas à neurociência e ao uso de técnicas de estimulação neuronal, atualmente muito limitadas devido à pandemia da COVID-19.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que a pandemia da covid-19 não vai dar descanso mesmo nos países onde o contágio foi contido e que uma possível “segunda vaga” de contágio não tem data marcada.
A AHRESP considerou hoje que a limitação a dois terços na ocupação das áreas de campismo e caravanismo, imposta na reabertura do setor, pode ser fatal para muitas empresas, perspetivando uma queda “muito acentuada no negócio”.
O grupo de requerentes de asilo em Portugal infetado com covid-19 que está na Mesquita de Lisboa vai permanecer naquele local até testar negativo, disse hoje à agência Lusa o delegado de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
O Sindicato dos Médicos da Zona Centro denunciou hoje que há médicos sem formação em Suporte Avançado de Vida a receber doentes emergentes no Hospital de Aveiro.