SAÚDE QUE SE VÊ

COVID-19: "Demora menos de um minuto, faz a análise das imagens, e propõe se os achados são ou não sugestivos de infeção por Covid-19", António Madureira

CANAL S+ VP
25-05-2020 22:55h

Em entrevista ao Canal S+, António Madureira, Diretor do serviço de Radiologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, conversou sobre o projeto europeu de Inteligência Artificial para validação de diagnóstico da Covid-19.

É já esta semana que o Centro Hospitalar Universitário de São João vai pôr em prática o sistema de Inteligência Artificial para validação de diagnóstico da Covid-19, um projeto financiado pela Comissão Europeia, que contou com o apoio da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares – APAH.

Por ser o hospital português que acompanha mais doentes com esta patologia, com mais de 1.500 pacientes diagnosticados e mais de 500 internados, foi sobre ele que recaiu a escolha, sendo o único hospital português, até ao momento, a integrar este projeto europeu.

António Madureira, diretor do serviço de Radiologia do CHUSJ, explica qual o objetivo deste sistema e como irá funcionar, na prática.

Este é um sistema que fornece informação relevante também na avaliação do prognóstico destes doentes, como a quantificação do pulmão afetado, em percentagem, o que poderá conduzir a uma orientação mais personalizada do paciente, como a condução, numa fase precoce, para os cuidados intensivos.

O grau de atingimento do pulmão afetado poderá assim, na opinião de António Madureira, ditar o tipo de acompanhamento/seguimento dado a cada doente.

Pioneiro no recurso à TAC torácica, no rastreio de casos suspeitos de Covid-19, em contexto de serviço de urgência, o CHUSJ conta com um aparelho de TAC junto à área de pacientes com Covid-19.

O diretor do serviço de Radiologia do CHUSJ explica quais as vantagens deste método de diagnóstico relativamente a outros, mas avisa que não está indicado para todos os pacientes.

Saber que a Covid-19 provoca sequelas a médio e longo prazo nos pulmões, nomeadamente fibrose pulmonar, é a grande dúvida que se coloca e à qual o CHUSJ está a tentar dar resposta com um projeto que já submeteu a aprovação para estudo de pacientes.   

Este é um sistema aprovado pela British Standards Institution.

A ser bem sucedido, o objetivo é o alargamento a outros hospitais do país.

 

 

MAIS NOTÍCIAS