Cabo Verde registou hoje mais cinco casos de infeção pelo novo coronavírus, todos na cidade da Praia, elevando para 191 no país, conforme atualização oficial, que dá conta ainda de que a única doente em São Vicente está recuperada.
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que os doentes diabéticos e hipertensos, caso tenham uma descompensação, estão abrangidos pelo “chapéu da doença crónica” um regime excecional que permite apresentar faltas justificadas ao trabalho ou teletrabalho.
O parlamento dos Açores aprovou hoje, por unanimidade, um projeto de resolução do PSD que recomenda ao Governo Regional a criação de um plano de recuperação para doentes com outras patologias que não a covid-19.
Os utentes e funcionários dos três lares de idosos tutelados pela Misericórdia de Mogadouro deram negativo para o novo coronavírus após a realização de testes de despistagem num universo de 390 pessoas, indicou hoje o provedor.
A pandemia de covid-19 já matou 257.687 pessoas e infetou mais de 3,6 milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan, segundo um balanço da AFP às 11:00.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) encontrou 150 mutações do novo coronavírus desde Wuhan, na China, até Portugal, depois de ter começado a sequenciar o genoma, anunciou hoje o presidente da instituição.
Cientistas da universidade escocesa de Glasgow desmentiram que haja várias estirpes do novo coronavírus em circulação, de acordo com um estudo publicado hoje.
A Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) manifestou-se hoje “negativamente surpreendida” com a “exclusão propositada” dos diabéticos e hipertensos do regime excecional de proteção relativo à covid-19, alertando que deixa estas pessoas numa situação de “vulnerabilidade ainda maior”.
A China recusou hoje uma investigação internacional sobre a origem do novo coronavírus, apontando como prioridade travar a pandemia, numa altura em que os Estados Unidos acusam o regime chinês de negligência.
Portugal regista hoje 1.089 mortos relacionadas com a covid-19, mais 15 do que na terça-feira, e 26.182 infetados (mais 480), segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.
O primeiro-ministro fez hoje referências críticas às correntes neoliberais, considerando que a experiência com a crise da covid-19 foi "pedagógica" para quem duvidava do papel do Estado em setores como a educação, saúde e Segurança Social.
O representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) na Grécia, Philippe Leclerc, apelou hoje ao Governo de Atenas e à sociedade grega para aceitarem transferir para hotéis refugiados em risco de contágio pelo covid-19.
Duas centenas de personalidades, entre as quais Madonna, Robert De Niro e Juliette Binoche, apelaram aos líderes e cidadãos mundiais para que introduzam mudanças profundas nos estilos de vida e consumo, em consequência da crise causada pela covid-19.
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) classificou hoje de “discriminação inadmissível” a medida que exclui os diabéticos do regime excecional de proteção no âmbito da covid-19 e apela ao Governo para que reconsidere a sua decisão.
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) anunciou hoje a morte de 120 utentes, com mais de 70 anos, desde o início da pandemia de covid-19, indicando uma taxa de letalidade de cerca de 0,4%.
O desenvolvimento mais rápido que o esperado de uma vacina contra a covid-19 pode melhorar as perspetivas económicas na Europa, mas os riscos são sobretudo negativos e ameaçam a retoma, afirmou hoje o comissário europeu da Economia.
O médico guineense Mboma Sanca disse à Lusa que até prova em contrário não reconhece qualquer propriedade de cura ao chá que o Presidente do país importou de Madagáscar para tratar doentes infetados pela covid-19.
Dois médicos guineenses do Hospital Simão Mendes de Bissau, Mboma Sanca e Malam Sabali, disseram hoje à Lusa estarem cético com a estratégia da Guiné-Bissau para combater a pandemia do novo coronavírus.
A Rússia tornou-se hoje o quinto país da Europa mais afetado pelo novo coronavírus, após ter registado mais de 10.000 novos casos pelo quarto dia consecutivo, segundo dados oficiais.
A Bélgica registou, nas últimas 24 horas, 272 novos casos de covid-19, uma subida que inverte a tendência em baixa dos últimos dias, apresentando agora um total de 50.781, segundo dados oficiais hoje divulgados.
O Governo chinês afirmou hoje que o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, "não pode apresentar evidências" de que o novo coronavírus tenha saído de um laboratório chinês "porque não as possui".
Espanha registou, nas últimas 24 horas, 244 mortes devido à pandemia de covid-19, uma subida que ocorre depois de três dias consecutivos de números abaixo das 200, havendo até agora um total de 25.857 óbitos.
O município de Gouveia vai assegurar a realização de testes de despiste e de diagnóstico à covid-19 aos funcionários e colaboradores de todas as creches do concelho, assumindo o valor de 50% dos custos, foi hoje anunciado.
O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu hoje para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.