SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Oeiras reforça apoio a instituições que combatem vulnerabilidades sociais

LUSA
10-02-2021 15:26h

A Câmara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, vai reforçar o apoio às entidades do Fundo de Emergência Social (FES) em 104 mil euros para dar resposta às situações de maior vulnerabilidade social, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Oeiras refere que esta verba vai ser distribuída por 10 entidades parceiras que integram o FES do município, justificando este reforço com a necessidade de dar resposta “às situações de maior vulnerabilidade social, que se têm agravado substancialmente no atual contexto epidemiológico”.

Integram o FES o Centro Social Paroquial Cristo Rei de Algés, Centro Social e Paroquial de Barcarena, APOIO - Centro de Solidariedade Social, Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide, Centro Social Paroquial Senhor Jesus dos Aflitos, Centro Social Paroquial Nossa Senhora do Cabo, Centro Social e Paroquial São Julião da Barra, Núcleo de Instrução e Beneficência, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Porto Salvo e Centro Social Paroquial São Miguel de Queijas.

“Esta medida consubstancia-se num apoio extraordinário a indivíduos e famílias expostas a condições extremas de vulnerabilidade social e financeira e que não se enquadra nas respostas usualmente disponibilizadas pelos serviços tradicionais”, sublinha a nota da autarquia, presidida por Isaltino Morais.

O FES de Oeiras foi criado em 2012.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.341.496 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.718 pessoas dos 774.889 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS