Os Açores registaram três novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, na ilha de São Miguel, elevando o total de casos ativos para 27, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O primeiro-ministro frisou hoje que um idoso, independentemente da residência ou do lar em que se encontre internado, tem direito a assistência por parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dos seus médicos de família.
Montemor-o-Novo manteve-se na segunda-feira com 33 casos ativos de covid-19, no segundo dia sem registo de novos testes positivos do surto no concelho, informou hoje a câmara municipal.
Os trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) vão entrar em greve na quinta e sexta-feira por aumentos salariais e pela melhoria das suas “horríveis e violentas” condições de laboração, avançou hoje fonte sindical.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 813.733 pessoas em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, mostrou-se satisfeito com a mensagem de “respeito e confiança” do primeiro-ministro nos profissionais, após a audiência de hoje com António Costa, na sequência da tensão dos últimos dias.
O primeiro-ministro considerou hoje que ficaram esclarecidos os "mal-entendidos" com a Ordem dos Médicos na sequência do surto de covid-19 num lar de Reguengos de Monsaraz e salientou o seu apreço por este setor profissional.
Os deputados do PSD eleitos por Aveiro interpelaram a ministra da Saúde sobre a falta de médicos nos serviços de urgência dos hospitais de Aveiro e de Águeda, considerando que prejudica os cuidados de saúde de emergência na região.
A Assembleia Municipal (AM) de Vila Nova de Poiares aprovou o projeto e a autorização da despesa plurianual para a remoção do amianto da cobertura da Escola EB 2,3/S Daniel de Matos, foi hoje anunciado.
A criação de um grupo de trabalho interministerial para identificação dos constrangimentos atuais e definição de instrumentos que contribuam para dinamizar a atividade termal em Portugal foi hoje publicada em Diário da República (DR).
A 19 de Agosto, o Governo anunciou a contratação de 15 mil funcionários para o sector social, até ao final do ano, bem como a verba de 110 milhões de euros, do PARES 3.0, que inclui creches e lares de idosos. Em entrevista ao Canal S+, Júlia Cardoso, presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social, afirma que o dinheiro é importante, mas é preciso saber geri-lo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) deverá certificar hoje o continente africano como “livre de poliovírus selvagem”, quatro anos após o aparecimento dos últimos casos no nordeste da Nigéria.
O caso do lar de Reguengos de Monsaraz tem feito correr tinta nas páginas dos jornais. A auditoria da Ordem dos Médicos concluiu que o lar não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde. 18 pessoas morreram, segundo o relatório, não por Covid-19, mas por outras causas.
A farmacêutica AstraZeneca anunciou hoje que iniciou os testes clínicos de um novo medicamento para prevenir e tratar a covid-19.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) desenvolveram um método que permite medir “com grande precisão” impulsos laser ultra intensos e que pode ser útil no tratamento do cancro, foi hoje anunciado.
Uma equipa de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau anunciou ter criado um purificador de ar com uma taxa de sucesso de 99,46% contra o novo tipo de coronavírus.
Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Fórum Médico, que congrega todas as plataformas representativas dos médicos, manifestou hoje o seu repúdio pelas críticas que têm sido feitas aos profissionais acerca da atuação no surto de covid-19 no lar de idosos de Reguengos.
O deputado único da Iniciativa Liberal (IL) disse hoje que estar-se há dois meses a falar da Festa do Avante! dá a entender que os partidos políticos tem “prerrogativas” que outras instituições e cidadãos não têm.
O deputado único da Iniciativa Liberal (IL) considerou hoje “inadmissível” que o primeiro-ministro “atire as culpas” da situação no lar de Reguengos de Monsaraz para os médicos e afirmou estar do lado desta classe nesta “polémica”.
O presidente do PSD, Rui Rio, recusou-se hoje a comentar as declarações sobre médicos feitas em privado pelo primeiro-ministro, António Costa, após uma entrevista ao Expresso, afirmando haver princípios que não ultrapassa.
Os médicos de família lamentaram hoje publicamente as declarações do primeiro-ministro numa conversa privada nas quais chama “cobardes” aos médicos envolvidos no caso do surto do lar de Reguengos, considerando-as “extemporâneas, infundadas e altamente lesivas da dignidade dos médicos de família”.
O presidente do PSD disse hoje que PCP e Governo estão a dar um "mau exemplo" com a Festa do Avante!, acusando o primeiro de prepotência e o segundo de não ter o mesmo rigor para todas as situações.
Um total de 172 economias estão envolvidas em discussões para participarem na COVAX, uma iniciativa global que pretende tornar equitativo o acesso a uma vacina para a covid-19 e que precisa de financiamento urgente para poder avançar.