O PCP na Câmara de Lisboa questionou hoje o executivo municipal sobre o encerramento das instalações do Jardim de Infância n.º1 de Benfica para as transformar num centro de rastreio à covid-19.
O número total de mortos em França, por causa da pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, aumentou hoje para 26.643, com mais 263 óbitos registados nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde francês.
O novo coronavírus avança sobre os povos indígenas da Amazónia no Brasil, onde há registo de 60 mortes causadas pela doença, indicou hoje a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazónia Brasileira (Coiab).
O número de mortes com a covid-19 na cidade de Nova Iorque pode ser de 24.000, uma conta mais elevada do que os 20.000 óbitos registados oficialmente, dizem as autoridades federais.
O Famalicão, equipa da I Liga de futebol, anunciou hoje que quatro jogadores acusaram positivo nos testes efetuados à covid-19.
A Madeira mantém os 90 casos de infeção da covid-19, 53 dos quais dados como recuperados e 37 ainda ativos, mas sem necessidade de cuidados hospitalares, disse hoje a autoridade de saúde regional.
O número acumulado de pessoas infetadas pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau ascendeu a 761, revelou hoje o presidente do Comité Operacional de Emergência em Saúde (COES), Dionísio Cumba.
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN) manifestou hoje preocupação pela saúde dos trabalhadores dos hospitais, denunciando que assistentes operacionais do Hospital de São João, no Porto, estão infetados com covid-19.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, defendeu hoje que o “desconfinamento gradual é essencial para estimular as economias” e ao mesmo tempo continuar “a controlar o vírus”.
A garantia e preservação das condições de saúde deve prevalecer na reabertura das escolas na próxima semana, defenderam hoje sindicatos de professores, que insistiram junto da tutela na necessidade de testar toda a comunidade escolar.
O Lar do Comércio, em Matosinhos, que regista 22 mortes por covid-19, submeteu já todos os utentes aos testes do novo coronavírus, ficando a faltar os funcionários, adiantou hoje à Lusa fonte da direção.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões esclareceu hoje, em comunicado, que “não efetuou qualquer aquisição de serviços ao laboratório ALS” e que os testes de despistagem à covid-19 realizados na região fazem parte de um programa nacional.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) informou hoje ter iniciado obras para ampliar os serviços de pneumologia em Penafiel e criar, pela primeira vez na região, uma unidade de diálise do Serviço Nacional de Saúde.
O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) criou, em parceria com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma plataforma 'online' para reunir conteúdos científicos em português sobre a pandemia de covid-19.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) esclareceu hoje que não solicitou “qualquer pagamento” a autarquias pela instalação de hospitais de campanha para combater a covid-19, afirmando que apenas remeteu pedidos de informação a um conjunto de entidades.
Sessenta famílias de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, recorreram à linha de apoio psicossocial criada pelo município local no âmbito da pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.
O vice-Presidente dos EUA, Mike Pence, que lidera a equipa de crise no combate à pandemia de covid-19, disse aos governadores estaduais que é uma “forte recomendação” da Casa Branca que sejam feitos testes nos lares de idosos.
Portugal aderiu ao ensaio clínico Solidarity, delineado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para recolher evidência científica sobre algumas opções de tratamento para a covid-19, e que vai decorrer em vários centros de investigação do país.
Um conjunto de deputadas do PS questionou hoje as ministras da Presidência e do Trabalho sobre o impacto da covid-19 na vida das mulheres, solicitando dados desagregados por sexo relativos às medidas de apoio económicas e sociais.
A Itália contabilizou hoje menos de 1.000 doentes em cuidados intensivos, exatamente 999, no primeiro registo do género desde 10 de março, um dia após a decisão de confinamento, indicou a Proteção civil.
A interrupção de tratamentos motivadas pela reorientação dos serviços de saúde para a resposta à covid-19 poderá causar 500 mil mortes adicionais relacionadas com a sida na África Subsaariana, estimaram hoje as Nações Unidas.
Os sete utentes do Lar do Trabalhador, em Vila Verde, transferidos para instalações da Cruz Vermelha por estarem infetados com o novo coronavírus, “estão hoje a regressar”, depois “dados como curados”, disse à Lusa fonte da Proteção da Civil.
O presidente da Assembleia da Madeira defendeu hoje que as instituições de solidariedade devem ser o “braço armado" do Governo Regional, na “resposta urgente” necessária para colmatar o “estado de emergência social” que afeta a região.
O Presidente malgaxe, Andry Rajoelina, rejeitou hoje as críticas à eficácia e os perigos do produto que apresenta como cura para o novo coronavírus, denunciando uma atitude condescendente em relação à medicina africana.