A diretora-geral da Saúde disse hoje que o rastreamento a "outras situações", que não lares, prisões e creches, "será equacionado no devido tempo", admitindo que não está a ser ponderada alguma iniciativa junto das escolas que reabrem na segunda-feira.
A coordenadora bloquista, Catarina Martins, defendeu hoje um orçamento suplementar que reforce a saúde, avisando que seria um erro que este acréscimo orçamental fosse entregue aos hospitais privados porque é no Serviço Nacional de Saúde que se deve investir.
Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) deram hoje, por videoconferência, os primeiros contributos para o desenvolvimento de uma nova estratégia farmacêutica para a Europa, no âmbito do combate à covid-19.
Os profissionais de saúde podem voltar a gozar férias, já que o Governo decidiu revogar o despacho que restringia esse direito devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o secretário de estado da Saúde.
As confederações patronais com assento na Concertação Social pediram hoje ao Governo o reforço dos apoios às empresas durante a retoma da atividade para enfrentarem a crise causada pela pandemia covid-19, insistindo no prolongamento do ‘lay-off’ simplificado.
A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (Apfisio) apelou hoje para o reforço destes profissionais em instituições públicas, privadas e em contexto comunitário para responder ao “tsunami” de solicitações que se adivinham na sequência do confinamento domiciliário.
Os lares e centros de acolhimento devem realizar “atividades físicas leves” com os idosos várias vezes ao dia para “interromper o tempo sentado” e reforçar o seu organismo, sobretudo em tempos de confinamento, defende a Faculdade de Motricidade Humana.
Uma centena de enfermeiros fez-se hoje representar por sapatos numa manifestação em Braga pela valorização da carreira, face à impossibilidade da presença física por se encontrarem na linha da frente do combate à pandemia de covid-19.
A afirmação é do enfermeiro Albino Gomes, especialista em Medicina Intensiva e Forense que ao tomar conhecimento de algumas projeções avançadas por matemáticos sobre o número de vítimas da pandemia da COVID-19 decidiu investigar, até que ponto o país tinha registado 4000 mortos a mais, em relação ao mesmo período de 2019.
A UNICEF quer que a atividade presencial do Sistema de Proteção à Infância seja retomada para mitigar o agravamento das vulnerabilidades das crianças, devido à pandemia de covid-19, e realça falhas na legislação sobre casos sinalizados.
Portugal regista hoje 1.163 mortes relacionadas com a covid-19, mais 19 do que na segunda-feira, e 27.913 infetados, mais 234, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.
Médicos e enfermeiros estão a realizar consultas nas casas dos utentes do concelho de Moimenta da Beira, de forma a evitar a sua deslocação à unidade de saúde, devido à covid-19, anunciou hoje a autarquia.
A Fenprof entregou hoje no parlamento uma petição a exigir a realização de testes de despistagem da doença covid-19 a toda a comunidade escolar, que na próxima semana deverá regressar às escolas.
Nove idosos infetados com covid-19 foram hoje retirados do lar onde se encontravam, no concelho de Loures, em Lisboa, por determinação do delegado de saúde, para que o andar onde estavam pudesse ser desinfetado.
A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 286.122 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais.
O Reino Unido registou até ao início de maio mais de 36.000 mortes atribuídas à pandemia covid-19 e um excesso de mortalidade de 50 mil óbitos em comparação com a média dos anos anteriores, segundo estatísticas oficiais publicadas hoje.
O presidente da União das Misericórdias considerou hoje que a retoma das visitas aos lares a 18 de maio “é um bocadinho cedo” e salientou que quem está no terreno deveria ter sido ouvido para uma melhor preparação.
As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais sete pessoas infetadas com covid-19, todas na cidade da Praia, elevando para 267 o total acumulado de casos da doença no país.
O Senegal inicia hoje um período de alívio das medidas restritivas adotadas para fazer face à pandemia de covid-19, com a reabertura dos locais de culto e uma redução do período de recolher obrigatório.
O primeiro-ministro interino do Kosovo pôs fim a um breve período de auto confinamento depois de ter estado em contacto com uma pessoa que poderia estar infetada pelo novo coronavirus, mas cujo teste de despistagem resultou negativo.
A violência armada em Cabo Delgado (norte) e o terceiro ano de seca no sul devem prevalecer como principais causas de insegurança alimentar em Moçambique nos próximos meses, agravada pela covid-19, refere um relatório internacional.
O Governo autorizou a mobilidade de quase 400 trabalhadores da administração central para serviços do Instituto da Segurança Social, para assegurar e acelerar a resposta a pedidos de apoio a trabalhadores e empregadores afetados pela pandemia da covid-19.
A Segurança Social pagou até agora 371 milhões de euros a cerca de 1 milhão e 50 mil pessoas em apoios de resposta à crise causada pela pandemia covid-19, disse hoje a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.
O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai começar a realizar testes rápidos de deteção de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 que permitem resultados em cerca de uma hora, anunciou hoje o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).