SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Governo da Madeira homenageia enfermeiros e promete valorizar carreiras

LUSA
12-05-2021 13:35h

O Governo da Madeira homenageou hoje, Dia do Enfermeiro, a atuação destes profissionais de saúde nas suas múltiplas vertentes neste “ano difícil” de pandemia de covid-19 e assegurou que vai continuar a trabalhar para dignificar as suas carreiras.

“Muito obrigado!”, declarou o secretário regional da Saúde e Proteção Civil madeirense numa mensagem divulgada na região.

Pedro Ramos destacou que os enfermeiros, no último ano, que foi “muito difícil, tiveram um papel muito importante, não só na reorganização do Serviço Regional de Saúde, como na planificação da resposta, na sua atuação nos cuidados de saúde primários, continuados, paliativos, hospitalares, nas áreas dedicadas a doentes respiratórios (ADr), nos rastreios, nas vacinas , na unidade polivalente da covid-19” na Madeira.

“A vossa missão, o vosso trabalho foi muito importante”, sublinhou o governante madeirense, acrescentando que hoje é o dia de homenagear a atuação e prestação dos enfermeiros no Sistema Regional de Saúde (SESARAM).

O responsável assegurou aos “enfermeiros e enfermeiras do SESARAM, a todos aqueles que trabalham nas várias áreas de atuação na região”, que o Governo da Madeira “continuará a trabalhar para dignificar” as suas carreiras.

“Contamos convosco. A população conta convosco. Bem hajam!”, acrescenta na mensagem.

Segundo os dados do boletim epidemiológico divulgado na terça-feira pela Direção Regional de Saúde, a Madeira registou 18 novos casos de covid-19 e 21 doentes recuperados.

Existem atualmente na região 227 infeções ativas e 11 doentes hospitalizados.

O documento indica ainda que o arquipélago contabiliza 9.134 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, mantendo os 71 óbitos associados à doença.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.319.512 mortos no mundo, resultantes de mais de 159,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.994 pessoas dos 840.008 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS