SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Câmara de Loures lança livro para homenagear trabalhadores "essenciais"

LUSA
12-05-2021 15:46h

A Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, vai lançar na sexta-feira um livro de fotografias que pretende homenagear todos os trabalhadores que tiveram um papel ativo durante a pandemia da covid-19, foi hoje divulgado.

A publicação tem como título “Os Essenciais” e faz um registo fotográfico de várias atividades que “nunca pararam” de laborar durante estes meses de pandemia, segundo explicou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU).

“Trata-se de um testemunho para o futuro porque, provavelmente, quando ultrapassarmos em definitivo esta questão da pandemia já ninguém se irá lembrar da importância que estas pessoas tiveram na continuação da nossa vida. Muitas destas funções têm de ser valorizadas”, frisou.

Nesse sentido, o livro contém fotografias não só de trabalhadores “das áreas mais óbvias”, como os profissionais de saúde ou de segurança, mas também de setores como o fornecimento de alimentos, transportes públicos e áreas sociais.

“Queremos, com esta publicação, que daqui a cinco, dez anos, toda a gente possa constatar que houve aqui um esforço enorme de muitos trabalhadores para responder a esta pandemia”, sublinhou.

A apresentação do livro vai decorrer na sexta-feira, pelas 18:00, e contará com a presença de representantes destas atividades.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.319.512 mortos no mundo, resultantes de mais de 159,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.998 pessoas dos 840.493 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS