Os governos português e alemão estão a avaliar a possibilidade de transferência para a Alemanha de alguns doentes não-covid que precisem de cuidados intensivos, a fim de libertar camas, disse à Lusa fonte da Defesa.
A Associação de Médicos de Saúde Pública alertou hoje para a necessidade de um “reforço importante” do número de rastreadores para seguimento de contatos de risco de covid-19, salientando que há cerca de 40 mil inquéritos epidemiológicos em atraso.
Os dois hospitais do distrito de Portalegre têm hoje ocupadas todas as camas em enfermaria para doentes com covid-19, enquanto no hospital de Beja é a Unidade de Cuidados Intensivos que está cheia, revelaram as instituições.
O PS manifestou hoje apoio a um novo decreto presidencial para a renovação do estado de emergência e admitiu o ensino à distância, quando terminar a atual pausa letiva por causa da covid-19.
A Câmara de Paços de Ferreira anunciou hoje ter reforçado com mais oito camas a capacidade da Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) à covid-19 daquele concelho, que se encontra perto da ocupação máxima.
A Associação de Unidades de Saúde Familiar (AUSF) alertou hoje para a necessidade de ser disponibilizada informação “clara e atempada” aos portugueses e aos profissionais de saúde dos cuidados primários sobre a vacinação contra a covid-19.
Um sistema para reutilização de “águas cinzentas” nas descargas sanitárias, que poderá reduzir em mais de 30% o consumo de água nas unidades hoteleiras, venceu o programa Green Up.
A administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que tem em Santa Maria da Feira a sua principal unidade, admitiu hoje estar perto de esgotar a sua capacidade de internamento para doentes com covid-19.
O número de mortes no surto de covid-19 no Lar da Misericórdia de Viana do Alentejo (Évora) subiu para 18, disse hoje o provedor da instituição, que considera, porém, que a situação “estabilizou”.
Um pequeno grupo de médicos militares alemães esteve hoje no Hospital Amadora-Sintra para avaliar o possível auxílio às unidades hospitalares da área metropolitana de Lisboa em termos logísticos e de equipamento no combate à pandemia de covid-19.
O Governo da Madeira mostrou-se hoje disponível para receber doentes infetados com covid-19 do continente português que precisem de internamento hospitalar, na sequência da “sobrecarga” existente nos hospitais nacionais.
Os concelhos de Sernancelhe e Penedono, em Viseu, registaram uma taxa de incidência superior a 5.900 novos casos de SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, revela hoje um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte.
A Embaixada da Alemanha em Lisboa confirmou hoje à Lusa que está em curso “um diálogo” entre os Governos alemão e português sobre “um possível apoio alemão” aos esforços de Portugal para ultrapassar a atual crise sanitária da covid-19.
O grupo parlamentar do PSD vai participar na quinta-feira numa ação voluntária de recolha de sangue na Assembleia da República, em resposta aos apelos à dádiva face à escassez das reservas.
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) considerou hoje “um pouco triste” Portugal poder ter de transferir doentes para o estrangeiro porque não soube “lidar com uma situação dentro de portas”.
Subiu para 43 o número de utentes infetados com o novo coronavírus no Centro Social da Lomba, em Gondomar, após dez novos testes com resultado positivo, disse à Lusa o presidente da autarquia.
A Ordem dos Médicos, o Sindicato Independente dos Médicos e a Federação Nacional dos Médicos exigiram hoje a vacinação de todos os clínicos e alertam que menos de metade dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde estão vacinados.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul considerou hoje que os hospitais da Grande Lisboa não estavam preparados para responder ao elevado número de doentes infetados por covid-19, adiantando que deveria ter sido feito um planeamento no verão passado.
O presidente do PSD pediu hoje “equilíbrio” e “bom senso” na definição dos políticos que serão vacinados de forma prioritária, e disse que aceitará a vacina se existir um “consenso”, apesar de não se considerar um caso “nevrálgico”.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) Norte afirmou hoje que a “calma” que a região “aparenta” é “enganadora” no que se refere à pressão com internamentos covid-19 e exigiu medidas, considerando “inacreditável” pensar no estrangeiro como alternativa.
A Iniciativa Liberal propôs hoje um conjunto de medidas de combate aos problemas de saúde mental devido à pandemia, entre as quais estudos epidemiológicos, reforço de linhas de apoio e uma campanha nacional de prevenção para este tema.
As variantes mais contagiosas do novo coronavírus, descobertas no Reino Unido e África do Sul, já foram detetadas em mais de cem países, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Bloco de Esquerda (BE) considerou hoje que o estado de emergência tem sido insuficiente para responder à pandemia da covid-19, pedindo mais apoios para as famílias e o reforço do SNS num contexto que antecipa prolongado.
O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) considerou que há uma "discriminação muito forte" dos seus profissionais de saúde no que toca à vacinação e disse que os recursos particulares foram "desmobilizados" na primeira fase da pandemia.