O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que é necessário “evitar a todo o custo” a criação de “novas barreiras à circulação interna ou à circulação externa” da União Europeia (UE), no contexto da pandemia de covid-19.
Os estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo e do Porto, ambos em Matosinhos, têm 22 infetados com o novo coronavírus, dos quais 19 reclusos e três guardas prisionais, informaram hoje à Lusa os Serviços Prisionais.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 38 novos casos positivos de covid-19, dos quais 19 em São Miguel, 13 na Terceira, quatro no Faial, um no Pico e um em São Jorge, foi hoje anunciado.
A mortalidade relacionada com consumo de drogas voltou a aumentar em Portugal, com o número de ‘overdoses’ a subir pelo terceiro ano seguido, segundo o relatório hoje apresentado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
Nove dos 12 funcionários do posto dos CTT de Caminha estão infetados pelo novo coronavírus, incluindo os seis carteiros, causando atrasos na entrega da correspondência em todo o concelho, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.
Portugal registou hoje 293 mortos relacionaldos com a covid-19, um novo máximo diário desde o início da pandemia, e 15.073 novos casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Um “pico de afluência” de doentes com covid-19 ao Hospital dos Covões, na terça-feira, originou o encaminhamento excecional de algumas ambulâncias para a urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), confirmou hoje uma fonte hospitalar.
O contrato assinado entre a Comissão Europeia e a farmacêutica AstraZeneca para entrega da vacina contra a covid-19 foi orçado em 336 milhões de euros, e Bruxelas exigiu hoje o cumprimento do acordo, ameaçando com um processo legal.
O Governo assegurou hoje, no parlamento, que o programa nacional para a remoção de amianto nas escolas está a decorrer “com sucesso”, com intervenções previstas para 90% dos 897 mil metros quadrados identificados, mantendo a disponibilidade para mais candidaturas.
A Ordem dos Enfermeiros anunciou hoje que escreveu ao Presidente da República a opor-se à inclusão de titulares de cargos públicos, que não sejam as ”mais altas” figuras do Estado, nos grupos prioritários de vacinação contra a covid-19.
Centenas de sobreviventes do Holocausto na Áustria e Eslováquia foram hoje incluídos no processo de vacinação contra o coronavírus, em reconhecimento do seu passado de sofrimento quando se celebram os 76 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz.
A presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) comparou hoje a divulgação dos resultados de testes à covid-19 pelos autarcas com a marcação das portas das casas dos doentes de peste negra na Idade Média.
As Forças Armadas realizaram até hoje mais de duas mil ações de sensibilização dirigidas a funcionários de lares para prevenção e combate à covid-19, faltando pouco para o objetivo de chegar aos mais de 2.700 lares do país.
A estrutura de apoio e retaguarda instalada no Hospital Militar de Coimbra terá uma capacidade que pode chegar às 60 camas para doentes com covid-19, afirmou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
O Hospital Amadora-Sintra, no distrito de Lisboa, vai deslocar uma equipa de médicos, enfermeiros e auxiliares para acompanhar os 19 doentes que vão ser transferidos para a enfermaria que vai abrir no Hospital da Luz, foi hoje anunciado.
Os cuidadores das crianças e jovens que residem em casas de acolhimento querem ter prioridade na vacinação, à semelhança do que acontece nos lares de idosos, tendo feito dois apelos que ficaram sem resposta por parte das autoridades.
A Câmara de Sintra anunciou hoje que aumentou a capacidade de testagem no concelho ao colocar em funcionamento mais um centro de rastreio móvel à covid-19, em modelo ‘drive thru', localizado em Agualva-Cacém.
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que o Governo da República "falhou com a solidariedade aos madeirenses e porto santenses neste momento tão dramático", marcado pela pandemia da covid-19.
O número de óbitos no surto de covid-19 detetado num lar do concelho de Arraiolos, no distrito de Évora, subiu para quatro, mais dois do que no anterior balanço, informou hoje a câmara municipal.
A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 2.159.155 mortes no mundo entre os 100.236.600 infetados desde que o SARS-CoV-2 foi identificado na China em dezembro de 2019, indica o balanço diário da agência France-Presse (AFP).
A Direção-Geral da Saúde (DGS) está sem conferências de imprensa há três semanas, mas o Governo salienta que está "sempre à procura do melhor caminho" para comunicar sobre a pandemia de covid-19.
O número de mortes associadas à covid-19 no Lar São João de Deus, da Misericórdia de Mogadouro, subiu hoje para cinco e, entre utentes e funcionários, há agora 87 infetados, disse à Lusa o provedor da instituição.
A investigadora Lara Tavares, do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), advertiu hoje que quanto mais se arrastar a crise de saúde pública e a económica, maior vai ser o impacto na fecundidade devido à incerteza no futuro.
Cerca de 200 voluntários da Universidade de Coimbra ajudam no apoio à vigilância de doentes com covid-19 na região Centro, foi hoje anunciado.