Os efeitos da pandemia de covid-19 podem empurrar mais 207 milhões de pessoas para a pobreza extrema em 2030, elevando o total mundial para mais de 1.000 milhões, indica hoje um estudo das Nações Unidas.
A operação logística da vacinação contra a covid-19 vai ser “mais robusta” e centralizada do que habitualmente, funcionando numa “lógica de comando e controlo”, explicou hoje o coordenador da ‘task-force’ responsável pelo plano.
O primeiro-ministro afirmou hoje que haverá critérios transparentes na definição das prioridades na administração da vacina contra a covid-19, estando nas primeiras categorias os profissionais de serviços essenciais e as populações mais vulneráveis, como os idosos.
A União Europeia apresentou hoje uma proposta de criação de um tratado internacional sobre pandemias, numa reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar a prevenção e resposta a futuras crises.
O primeiro-ministro advertiu hoje que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos a vacinar.
As treze camas de cuidados intensivos destinadas a doentes covid em Bragança estão lotadas, enquanto os internamentos em enfermaria atingem pouco mais de metade da capacidade disponível, divulgou hoje a Unidade Local de saúde (ULS) do Nordeste.
A ocupação máxima de pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos deverá ocorrer esta semana e, no final do ano, vai registar-se o pico de mortes por covid-19, segundo estimativas apresentadas hoje na reunião do Infarmed.
As vacinas contra a covid-19 vão começar a ser administradas a partir de janeiro, sendo os grupos prioritários as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais.
O CDS-PP considerou hoje imperioso que a vacinação contra a covid-19 corra bem e que “tudo esteja meticulosamente preparado”, criticando o “atraso condicionante” do Governo, e colocando 10 questões sobre o plano hoje apresentado.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, criticou hoje a gestão da pandemia feita por alguns governos, denunciando que foram ignoradas orientações da Organização Mundial de Saúde que deveriam ter sido a base para uma resposta à escala global.
Um surto com quatro trabalhadores infetados pelo vírus da covid-19 foi detetado na Câmara de Mértola, no Alentejo, o que provocou o fecho de dois edifícios municipais, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.
A Câmara da Maia, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, vai abrir na sexta-feira um centro de testagem rápida, na estação de metro de Pedras Rubras, com capacidade para realizar 600 testes por dia, foi hoje revelado.
O número de infetados no surto de covid-19 no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, no Alentejo, subiu para 24, após confirmada a infeção em mais oito utentes, revelou hoje o presidente do município.
No Natal, Portugal deverá registar menos de dois mil novos casos diários de covid-19, segundo uma projeção da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa divulgada hoje.
Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo.
O PSD criticou hoje o Governo pela inexistência de um mapeamento dos lares legais e ilegais em plena pandemia alegando que é preciso saber quais os que têm condições de segurança para os utentes e assegurar a evacuação dos restantes.
O surto de covid-19 em explorações hortofrutícolas de Torres Vedras atingiu 153 trabalhadores, que testaram positivo, dos quais 93 recuperaram e 60 continuam ativos, disse hoje fonte oficial autárquica.
No primeiro dia de imposição de uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, nos Açores, devido à pandemia da covid-19, só entrou ou saiu da freguesia os cidadãos que apresentaram declaração que justificasse a deslocação.
A presidente da Câmara de Mondim de Basto mostrou-se hoje preocupada com o aumento para 128 do número de casos ativos de infeção pelo novo coronavírus no concelho, associados principalmente a focos num lar e numa fábrica.
A OMS/Europa está a ponderar a criação de um certificado eletrónico de vacinação, numa altura em que o primeiro país europeu (Reino Unido) aprovou uma vacina contra a covid-19, anunciou hoje a instituição.
O líder e deputado único do Chega, André Ventura, afirmou hoje que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a vontade de que haja alguma flexibilização das restrições à circulação no Natal.
Os partidos políticos assinalaram hoje a evolução positiva da epidemia de covid-19 em Portugal, mas também alertaram para a importância do plano nacional de vacinação, que se admite poder começar no início de 2021.
O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu hoje que “se tudo correr normalmente” com a vacinação contra a covid-19, no final de março haverá uma imunização “suficientemente grande” na população para evitar “grandes aumentos de casos”.
A Iniciativa Liberal defendeu hoje que deve haver um relaxamento das restrições à circulação no Natal e que a vacinação contra a covid-19 deve ser feita também fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS).