SAÚDE QUE SE VÊ
Instagram

Piscinas municipais de Évora continuam fechadas após deteção de bactéria

Lusa
24-07-2026 12:55h

As piscinas municipais de Évora vão manter-se encerradas pelo menos até segunda-feira, por ter sido confirmada a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa na água de um dos tanques, revelou hoje o vice-presidente da câmara, Jerónimo José.

Em declarações à agência Lusa, o autarca indicou que as análises à água das piscinas, realizadas na segunda-feira, confirmaram a existência de vestígios desta bactéria.

“Num dos tanques os valores [da qualidade da água] ainda não estão normalizados”, realçou o responsável, explicando que, por esse motivo, a câmara decidiu manter o complexo de portas fechadas.

Segundo Jerónimo José, vai ser feita, hoje à tarde, uma nova colheita de amostras de água, prevendo-se que os respetivos resultados sejam conhecidos cerca de 48 horas após a sua realização, ou seja, no domingo.

Só depois de conhecidos os resultados das análises será tomada uma decisão sobre a reabertura das piscinas municipais na segunda-feira à tarde, acrescentou.

As piscinas municipais de Évora foram encerradas há precisamente uma semana, após terem sido detetados vestígios da bactéria Pseudomonas aeruginosa em análises de controlo regular da qualidade da água.

Esta bactéria, presente no solo, na água e em ambientes húmidos, é uma causa frequente de infeções hospitalares.

Pode causar desde doenças ligeiras, como otite, até infeções graves, como pneumonia.

MAIS NOTÍCIAS