Problemas hepáticos e renais, doenças autoimunes e cardíacas e perturbações da saúde mental atingem mais as vítimas de violência, mesmo na idade adulta, revela um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), divulgado hoje.
Quem pratica exercício físico regularmente costuma dizer que, no final, a sua mente fica mais clara e focada e uma equipa de investigadores descobriu o mecanismo cerebral que explica esta sensação, confirmando que o treino fortalece músculos e cérebro.
O antigo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) Jaime Marta Soares considerou hoje que o Estado falhou no investimento e na modernização do INEM, alertando para “algum declínio” do instituto.
Quatro em cada dez adolescentes apresentam sinais de elevado risco de uso problemático da internet, como deixar de comer para jogar um jogo online, segundo as conclusões preliminares de um estudo internacional, que inclui Portugal.
O antigo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses Jaime Marta Soares disse hoje que a relação institucional com o INEM passou por um processo de transformação, após anos marcados por uma ausência de diálogo e “costas voltadas”.
Quase 2.000 crianças e cerca de 1.200 famílias em situação de vulnerabilidade foram ajudadas em quatro anos pelo programa Proinfância em Portugal, iniciativa de intervenção social que visa combater a pobreza, anunciou hoje a organização fundadora.
O Governo aprovou hoje os novos conselhos de administração das unidades locais de saúde (ULS) de São José, em Lisboa, e Amadora-Sintra, que serão presididas por Miguel Paiva e Sandra Cavaca.
A ex-bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, foi a convidada desta semana do espaço de opinião do Canal S+, Efeito Placebo.
Os partidos representados na Assembleia da República concordaram hoje que as redes sociais representam riscos para as crianças e jovens mas defenderam modelos diferentes de proteção e levantaram dúvidas sobre a proteção de dados.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao INEM decidiu hoje, por unanimidade, prolongar os trabalhos por mais 90 dias e acrescentar mais um dia de audições.
O diretor do Departamento de Formação do INEM, o médico Miguel Soares de Oliveira, apresentou a sua demissão do cargo, confirmou hoje o instituto, sem avançar as razões para essa saída.
A maternidade do hospital de Bragança realizou mais 91 partos em 2025, comparativamente ao ano anterior, registando um total de 459 nascimentos nas instalações, revelou hoje a Unidade Local de Saúde do Nordeste.
O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) alertou hoje que os cortes no financiamento internacional ameaçam a prevenção do vírus da imunodeficiência humana (VIH) e pediu “vontade política” para garantir acesso a preservativos.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) entregou hoje um abaixo-assinado com mais de 600 assinaturas à ULS Lisboa Ocidental a exigir a contratação de enfermeiros e a conclusão do processo de avaliação do desempenho para a progressão dos profissionais.
O Hospital Pediátrico de Coimbra está sem qualquer professor para ensinar as crianças internadas, admitiu hoje a Unidade Local de Saúde, uma situação que a associação Acreditar considera um recuo nos direitos das crianças com cancro.
O secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, criticou hoje, em Alenquer, as “visitas de médico” que alguns ministros andam a fazer pelos territórios afetados pelo mau tempo, sem contudo “darem resposta às pessoas”.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros anunciou hoje que está a mobilizar profissionais para garantir cuidados de saúde às pessoas que se encontram deslocadas nos pontos de acolhimento de Coimbra.
A Câmara de Penamacor protestou hoje contra o encerramento do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) no Centro de Saúde local nos dias em que não existe médico escalado.
O Observatório de Violência Obstétrica lamentou hoje que o Estado só agora reconheça a autonomia dos enfermeiros especialistas na vigilância de grávidas de baixo risco, considerando a medida justa, mas sinal de desespero para o SNS.
Novos fatores que explicam a virulência elevada de uma bactéria multirresistente considerada uma das principais causas de doença hospitalar e comunitária foram revelados num estudo liderado pela Universidade de Coimbra (UC), hoje divulgado.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo registou no ano passado mais de cinco mil dádivas de sangue, realizadas por perto de quatro mil dadores, o que permitiu responder às necessidades de perto de 1.800 doentes da região.
As extensões de cabelo são um cocktail de substâncias químicas perigosas para a saúde, associadas a um risco acrescido de cancro, desequilíbrios hormonais e distúrbios do sistema imunitário, segundo uma investigação.
Um estudo identificou 42 compostos químicos de uso quotidiano presentes no sémen humano que podem afetar a saúde reprodutiva.
A Organização Mundial de Saúde apelou quarta-feira aos EUA, que saíram da entidade, para que partilhem a informação que possuam sobre a origem da pandemia do novo coronavirus.