O Hospital da Cruz Vermelha lembrou hoje que denunciou o Acordo de Empresa em 2016, sem que até agora tenha conseguido chegar a acordo com os trabalhadores, mas diz que a caducidade deste documento não implica perda de direitos.
Uma responsável do Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária, criado há 20 anos e que salvou 44 milhões de vidas, recordou hoje que quando este surgiu os ativistas não se conformavam com a desigualdade nos tratamentos.
A Plataforma Saúde em Diálogo alertou hoje para a falta de informação relacionada com a vacinação gratuita contra a gripe nas farmácias, que está a dificultar o processo.
Cinquenta vagas para formação médica especializada ficaram por preencher no concurso para o Internato Médico que terminou no início do mês, em especialidades como saúde pública, medicina interna, medicina geral e familiar, estomatologia, patologia clinica e imuno-hemoterapia.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do hospital de Évora, criada há precisamente um ano, prestou assistência a 177 doentes neste período, “mais 97%” do que o previsto, revelou hoje a unidade hospitalar.
O Município da Marinha Grande anunciou que vai garantir a presença de mais uma equipa de intervenção permanente (EIP) nos dois corpos de bombeiros do concelho, reforçando a capacidade de resposta em situação de socorro.
A Federão Nacional dos Médicos (FNAM) revelou hoje que houve dezenas de vagas de formação específica do internato médico que não foram ocupadas, com “acentuadas assimetrias regionais”, e considerou a situação “extremamente preocupante”.
A paralisação dos trabalhadores do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa teve uma adesão de 85% dos enfermeiros, segundo o sindicato, que denunciou que houve trabalhadores mobilizados já depois de publicado o pré-aviso de greve.
A inseminação ‘post-mortem’ e a gestação de substituição foram aprovadas este ano em Portugal, passos muito aguardados por quem dependia destas alterações à Lei da Procriação Medicamente Assistida (PMA) para poderem concretizar a possibilidade de serem pais.
O ano de 2021 foi novamente marcado pela pandemia de covid-19, que obrigou a mais um confinamento geral, sucedendo-se uma abertura a “conta-gotas” até um regresso quase à normalidade após a meta de 85% da população vacinada.
Três vagas de infeções, que colocaram à prova profissionais e serviços de saúde, novas variantes do coronavírus mais transmissíveis e a vacinação em massa dos portugueses marcaram a pandemia de covid-19 em 2021 em Portugal.
O elevado número de casos de covid-19 entre trabalhadores agrícolas em Odemira (Beja), sobretudo estrangeiros, fizeram este ano o país centrar atenções nos abusos laborais e nas más condições de habitabilidade destes migrantes.
O anterior coordenador da ´task force’ de vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, foi eleito personalidade do ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), foi hoje anunciado.
A Madeira inicia hoje o processo de vacinação de crianças entre os 05 e os 11 anos contra a covid-19, num universo de 14.715 utentes, sendo a primeira região do país a avançar com a inoculação nesta faixa etária.
As autoridades de saúde da Madeira reportaram hoje mais uma morte associada à covid-19, 112 novos casos e 909 situações ativas, refere o boletim diário sobre a situação epidemiológica na região hoje anunciado.
O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a covid-19 ficou disponível cerca das 20:00 de hoje, permitindo marcações de menores de 10 e 11 anos para o próximo fim de semana.
O autoagendamento da vacinação contra a covid-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos continuava indisponível às 19:30, apesar de o Governo ter anunciado que seria aberto hoje.
Os Açores vão promover um estudo que visa apurar a real dimensão da diabetes na região, na sequência de um repto lançado ao executivo açoriano, aceite pelo seu presidente, José Manuel Bolieiro.
Mais de 81 mil pessoas receberam no domingo as vacinas da gripe e da covid-19, quase 70 mil das quais imunizadas com a dose de reforço contra o coronavírus, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, Fausto Pinto, defendeu um acordo de regime para encontrar soluções que permitam às populações ter acesso a um sistema de saúde “o mais ágil e o mais inovador possível”.
As pessoas que receberam a vacina da Janssen e que estavam agendadas para a dose de reforço no próximo domingo vão ser remarcadas para mais cedo, uma vez que este dia está reservado para a vacinação das crianças.
Países de todo o mundo estão a expandir os respetivos programas de vacinação contra a covid-19 e a incluir crianças, à medida que o número de infeções aumenta e sobretudo depois de ter sido detetada a variante Ómicron.
Um investimento de um dólar em prevenção de doenças por cada habitante dos países em desenvolvimento poderia evitar sete milhões de mortes esta década, considerou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Portugal é esta semana o 10.º país da União Europeia (UE) com menos novos casos diários de contágio por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes a sete dias, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.