A cimeira do G20, que decorre no sábado e domingo, em Roma, terá as alterações climáticas e o combate à pandemia de covid-19 no topo da agenda e ficará marcada por ausências dos líderes da China, Japão, Rússia e México.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiu hoje que as escolas devem manter-se abertas na Europa com medidas de proteção se necessário, apesar do aumento das infeções pela quarta semana consecutiva.
Famílias disfuncionais e sem afeto, violência ou pobreza são traços comuns nas histórias de algumas prostitutas em Lisboa, segundo um estudo que encontrou quem se prostituí há 29 anos e quem quer sair da pobreza ou alimentar os filhos.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) inicia hoje o seu peditório anual de rua, que vai decorrer até segunda-feira e que constitui a principal fonte de financiamento das atividades da instituição.
Milhares de voluntários participam a partir de hoje no peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que pretende recuperar da quebra na verba angariada no ano passado, quando a instituição gastou mais de 1,3 milhões de euros em despesas sociais.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, criou uma consulta de reabilitação cognitiva que visa “estimular” e “compensar as perdas” de funcionalidade dos doentes como consequência de doenças como a Doença Vascular Cerebral (AVC).
O Secretário Regional da Saúde e Desporto dos Açores determinou hoje a abertura de um processo de averiguações à Unidade de Oncologia do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) devido à “alegada falta de consultas naquele serviço”.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Governo brasileiro, e a farmacêutica AstraZeneca assinaram hoje, no Reino Unido, um compromisso para a produção de 60 milhões de doses da vacina contra a covid-19 em 2022.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) apelou hoje à vacinação contra a gripe e a covid-19, avançando que as pessoas com 80 anos ou mais anos podem fazer o agendamento `online´ para tomarem as duas vacinas.
A Madeira sinalizou hoje 22 novos casos de covid-19 e dez recuperações, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 132, com dois doentes hospitalizados.
A presidente da Ordem dos Médicos nos Açores, Margarida Moura, disse hoje estar preocupada com a unidade de oncologia do Hospital de Ponta Delgada, uma vez que existem “300 doentes que estão há meses sem consultas”.
Os sete sindicatos de enfermeiros, hoje reunidos numa concentração em frente ao parlamento que juntou cerca de 200 profissionais, vão analisar se mantêm a greve marcada para a próxima semana, uma vez que o Orçamento do Estado foi ‘chumbado’.
A Junta de Freguesia de Guiães, Vila Real, abre sexta-feira um Balcão SNS 24 onde os utentes podem realizar teleconsultas ou renovar medicação, elevando para 96 as unidades em funcionamento na região Norte, foi hoje anunciado.
Pessoas infetadas com a variante Delta do vírus SARS-CoV-2 registaram um pico de carga viral semelhante independentemente do estado de vacinação contra a covid-19, revelou hoje um estudo publicado pela revista científica The Lancet.
A Organização Mundial da Saúde considerou hoje que o número de casos e mortes em Portugal demonstra a eficácia das vacinas contra a covid-19, mas alertou que apenas a imunização “não é suficiente para acabar com a pandemia”.
A Organização Mundial da Saúde solicitou hoje um financiamento global de 23,4 mil milhões de dólares (cerca de 20 mil milhões de euros) para apoiar os países menos desenvolvidos a combater a pandemia, permitindo evitar cinco milhões de mortes.
Cerca de duas centenas de enfermeiros concentraram-se hoje em frente ao parlamento para exigir justiça e respeito pelos profissionais.
A ministra da Saúde disse hoje que a vacinação contra a gripe e a terceira dose contra a covid-19 está praticamente concluída nos lares de idosos, avançado que o processo nesta faixa da população deverá estar finalizado até dezembro.
Portugal regista hoje mais 888 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, cinco mortes associadas à covid-19 e um aumento ligeiro nos internamentos em enfermaria, segundo dados oficiais.
Uma comunicação “pragmática e pensada”, que transmitiu urgência e “espírito de combate” ao momento pandémico, foi o elemento principal do sucesso da vacinação em Portugal, constatou hoje, em Lisboa, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
Médicos demissionários do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) defenderam hoje a reclassificação urgente daquela unidade hospitalar, e alertaram para a falta de cerca de 70 médicos e para a reforma de 20%/25% dos clínicos nos próximos cinco anos.
A Madeira revelou capacidade de antecipar a pandemia da covid-19 mesmo antes de surgir o primeiro caso em Portugal e as autoridades desenvolveram um trabalho eficaz, sem alarmar a população, conclui uma auditoria cujos resultados foram hoje apresentados.
A ministra de Estado e da Presidência garantiu hoje que “o Governo tomará todas as medidas que estiverem ao seu alcance” no quadro da decisão do Presidente da República sobre a atual crise política, que aguarda “serenamente”.
A ministra da Saúde alertou hoje para “um agravamento” da situação epidemiológica da pandemia de covid-19 na última semana, avançando que este cenário “era de alguma forma esperado” e acompanha a situação europeia.