O infeciologista Fernando Maltez advertiu hoje que só quando todas as pessoas estiverem vacinadas e o vírus SARS-Cov-2 deixar de se replicar se passará à fase de endemia, considerando que atualmente a imunidade de grupo “é uma miragem”.
No dia em que se assinala o Dia Internacional do Holocausto organizações judaicas alertaram que 2021 "foi o ano mais antissemita da última década", com o aumento dos incidentes contra judeus em todo o mundo.
A primeira residência destinada a mulheres idosas vítimas de violência doméstica deverá entrar em funcionamento até final do ano, no concelho de Mangualde, disse hoje à agência Lusa a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
Os médicos de família apelaram hoje para a uma revisão urgente da organização do combate à pandemia e a um reforço dos cuidados de saúde primários, propondo 10 medidas para melhorar esta resposta.
Uma mistura de cinco medicamentos permitiu regenerar membros posteriores amputados em sapos adultos, segundo um estudo conduzido por investigadores norte-americanos, que aproxima a ciência do objetivo da medicina regenerativa.
Uma equipa de investigadores descobriu mais de 130.000 vírus RNA desconhecidos, devido a uma nova ferramenta informática que permitiu pesquisar sequências virais nos milhões de gigabytes de dados de sequenciamento disponíveis em bases de dados genéticos, foi anunciado quarta-feira.
A empresa de biotecnologia norte-americana Moderna anunciou hoje que iniciou os ensaios clínicos para uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 especificamente concebida contra a variante Ómicron.
A Madeira registou hoje mais uma morte por covid-19, elevando o total de óbitos associados à doença desde o início da pandemia para 161, indicou a Direção Regional de Saúde, que reportou também 1.079 novos casos de infeção no arquipélago.
Um surto de covid-19 no Lar Recolhimento Ramalho Barahona, da Santa Casa da Misericórdia de Évora, já infetou 58 pessoas com o SARS-CoV-2, a quase totalidade utentes, um dos quais faleceu hoje, revelou o provedor.
Um robô conseguiu fazer a primeira cirurgia laparoscópica praticamente sem intervenção humana e, segundo a equipa de investigadores da universidade norte-americana que o desenhou, com melhores resultados, de acordo com um artigo publicado hoje na revista Science Robotics.
Todos os portugueses estarão imunizados após a atual vaga da pandemia, o que deverá acontecer depois fevereiro, e a covid-19 vai evoluir para uma “doença residente” como a gripe ou a herpes, prevê o Instituto Superior Técnico.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) considerou hoje urgente dar prioridade à construção da nova maternidade de Coimbra anunciada para o perímetro do polo principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Mais de 4,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, 74.259 delas na terça-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde (CENS) da Confederação Empresarial de Portugal defende uma Lei de Meios e um orçamento plurianual para o Serviço Nacional de Saúde, que permita reduzir a dependência dos ciclos políticos.
A incidência nacional de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 aumentou para 5.728,4 casos por 100 mil habitantes, assim como o índice de transmissibilidade (Rt), que está agora em 1,17, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) descobriram que a genética de bactérias intestinais pode ser alterada por uma alimentação pobre em fibras e tornar o intestino mais permeável a infeções e inflamações, foi hoje divulgado.
Portugal registou 65.578 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 42 mortes associadas à covid-19, indicam os números hoje divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O centro de retaguarda instalado no Seminário Bom Pastor, em Ermesinde, concelho de Valongo, tem internados 20 doentes com covid-19, revelou hoje à Lusa o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins.
Portugal já entrou na fase de endemia de covid-29 e deve voltar à normalidade, protegendo os grupos de risco e acabando com o uso generalizado de máscara e com os isolamentos, defendeu hoje o virologista Pedro Simas.
A maioria dos portugueses (66%) considera que as questões da saúde são o principal desafio global para o futuro da União Europeia (UE), seguindo-se as alterações climáticas (56%), segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado.
O Sindicato dos Enfermeiros alertou hoje que o atendimento e prestação de cuidados de enfermagem estão em “risco de rutura” no Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho “devido à falta de enfermeiros”, mas o hospital nega.
A campanha para as legislativas levou o CDS-PP de volta a Vila Nova de Gaia, com uma feira como local escolhido para explicar a “via verde saúde”, proposta para dar aos portugueses cuidados “a tempo e horas”.
A modalidade de vacinação “casa aberta” está desde hoje disponível para pessoas com 45 ou mais anos que tenham o esquema vacinal primário contra a covid-19 há mais de cinco meses, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
O pediatra Jorge Amil apelou hoje às autoridades de saúde para reapreciarem a decisão de continuar a vacinar as crianças saudáveis contra a covid-19, analisando a relação risco-benefício, perante a nova realidade determinada pela variante Ómicron.