SAÚDE QUE SE VÊ

Resíduos Sólidos do Centro recolheu mais de 434 mil toneladas de resíduos em 2021

LUSA
25-05-2022 11:43h

A ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro recolheu em 2021 mais de 434 mil toneladas de resíduos nos 36 municípios da sua área de intervenção, disse hoje fonte da empresa à agência Lusa.

Durante o ano de 2021, entraram nas instalações da ERSUC (Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Centro), situadas em Vil de Matos, Coimbra, 434.629 toneladas de resíduos, dos quais 87% correspondem à recolha indiferenciada e 13% à recolha seletiva.

Comparativamente a 2020, verificou-se um acréscimo de 02% na recolha indiferenciada e um decréscimo de 01% no total das quantidades recolhidas seletivamente (ecopontos e recolha porta a porta no comércio e nos serviços).

Segundo os dados revelados à agência Lusa, a recolha do vidro cresceu 02% e a do plástico 05%, enquanto o papel e cartão registou um decréscimo de 07%.

A ERSUC registou ainda um aumento de 05% face a 2020 na retoma de materiais recicláveis, em resultado da recuperação de resíduos no tratamento mecânico e biológico e da recolha seletiva.

Em todos os municípios foi conseguida, e em alguns ultrapassada, a meta dos 180 habitantes por ecoponto.

“Em 2021 foram instalados mais 49 ecopontos nos 36 concelhos do sistema, o que perfaz um total de 5.709”, disse fonte da empresa, salientando que “existe atualmente uma densidade de 161 habitantes por ecoponto, o que é muito bom”.

A ERSUC sentiu em 2021 o reflexo dos efeitos da pandemia, que trouxe consequências nos hábitos de consumo (maior quantidade de embalagens), mas também o encerramento de vários estabelecimentos comerciais.

No futuro, as metas ambientais da responsabilidade daquele operador “serão definidas no documento estratégico do setor que se encontra em consulta pública - Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU 2030) – e ainda não publicado".

A ERSUC abrange uma área de 6.700 quilómetros quadrados (7,9% do território nacional) e trata mais de 400 mil toneladas de resíduos por ano, servindo uma população de aproximadamente um milhão de habitantes de 36 municípios dos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria.

O sistema inclui os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Alvaiázere, Anadia, Ansião, Arganil, Arouca, Aveiro, Cantanhede, Castanheira de Pera, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Estarreja, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Góis, Ílhavo, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela, S. João da Madeira, Sever do Vouga, Soure, Vagos, Vale de Cambra e Vila Nova de Poiares.

MAIS NOTÍCIAS