O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exortou hoje o novo conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões a resolver problemas destes profissionais que estão identificados desde 2018.
O Programa Alimentar Mundial (PAM) recebeu uma contribuição da Coreia do Sul de 11.520 toneladas de arroz para ajudar cerca de 350.000 crianças na Guiné-Bissau, Serra Leoa e Mauritânia, anunciou hoje a entidade.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) expressou hoje “enorme preocupação” com a “grave situação” dos serviços de urgência de obstetrícia, e defendeu que o atendimento a grávidas de baixo risco deve ser assegurado pelos enfermeiros especialistas, para libertar os obstetras.
O presidente do Chega considerou hoje que o plano do Governo para a saúde falhou e que o setor atravessa um momento explosivo com notícias perturbadoras do funcionamento do sistema.
O Governo da Madeira formalizou hoje contratos com duas instituições particulares para a criação de 128 espaços no âmbito da Rede de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental, num total de cinco milhões de euros, ao abrigo do PRR.
As unidades locais de Saúde (ULS) Amadora-Sintra, Santa Maria, em Lisboa, e Arco Ribeirinho (Barreiro-Montijo) estão a recrutar especialistas de Medicina Geral e Familiar, de Medicina Interna, Patologia Clínica e Cardiologia, segundo avisos publicados hoje em Diário da República.
O grupo químico e farmacêutico alemão Bayer anunciou hoje que o seu lucro aumentou quase sete vezes na primeira metade do ano para 1.966 milhões de euros, face ao mesmo semestre do ano anterior.
A despesa dos utentes com medicamentos subiu 6,8% no primeiro semestre do ano, ultrapassando os 454,5 milhões de euros, enquanto as comparticipações do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentaram 3,4%, atingindo os 818,1 milhões de euros.
Os hospitais públicos gastaram mais de 1.116 milhões de euros com medicamentos no primeiro semestre do ano, um aumento de 12,5% relativamente ao mesmo período do ano passado, quando esta despesa atingiu o valor mais alto da última década.
O líder parlamentar do PSD desafiou hoje o PS a "meter a mão na consciência" e a aceitar que é preciso unidade para recuperar o Serviço Nacional de Saúde do "colapso que resultou dos últimos oito anos" de governação.
Um homem foi detido a passar-se por médico no Hospital Central de Maputo (HCM), acusado de atrair vítimas pelas redes sociais para facilitar o atendimento em troca de dinheiro, o segundo caso desde abril, foi hoje divulgado.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu hoje um inquérito ao atendimento no hospital das Caldas da Rainha a uma mulher com hemorragias que sofreu um aborto espontâneo e terá visto negada a assistência, informou fonte oficial.
Cientistas da Northwestern University desenvolveram um novo material bioativo, com o aspeto de goma, que regenerou cartilagem nas articulações dos joelhos de ovelhas, indicou hoje o estabelecimento de ensino superior norte-americano.
Cinco grávidas foram transportadas de hospitais públicos para privados no sábado e no domingo, dias em que seis serviços de urgência de ginecologia/obstetrícia de Lisboa e Vale do Tejo estiveram encerrados, indicou hoje a tutela.
Uma mulher com hemorragias após um aborto espontâneo viu hoje negada assistência no hospital de Caldas da Rainha, cuja urgência obstétrica estava encerrada, e apenas foi atendida após insistência do CODU e dos bombeiros, disse o comandante da corporação.
O Observatório de Violência Obstétrica em Portugal (OVO PT) manifestou hoje preocupação com o acesso das grávidas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), acusando o Governo de ter uma “estratégia política de implosão do SNS”.
O BE exigiu hoje que o primeiro-ministro “quebre o silêncio” e apresente soluções para o encerramento de várias urgências de ginecologia e obstetrícia no país, responsabilizando o Governo atual e o anterior pela situação.
A oposição PSD na Câmara de Évora acusou hoje a gestão CDU de estar a adiar o processo de expropriações para os acessos ao novo hospital, mas o presidente do município recusou responsabilidades pelos alegados atrasos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) enviou hoje para o Líbano 32 toneladas de material médico para preparar "qualquer escalada" no país, quando aumentam os receios de intensificação do conflito entre os xiitas do Hezbollah e Israel.
A Aliança de Vacinas GAVI anunciou hoje que disponibilizou a Moçambique mais de 800 mil doses de vacina contra a malária, para o Programa Alargado de Vacinação, permitindo “imunizar cerca de 300 mil crianças” na primeira fase.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) exigiu hoje contratos sem termo para 50 profissionais a exercerem funções de forma precária no Hospital da Guarda, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.
A 15 de setembro o hospital e centros de saúde de Ovar integrarão oficialmente a Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV), confirmou hoje essa autarquia do distrito de Aveiro e a referida estrutura hospitalar.
A gripe das aves foi detetada em gaivotas nos distritos de Aveiro e Faro, mas Portugal continua livre desta doença em aves de capoeira, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, realizou, desde as 00:00 de sexta-feira, cerca de 60 partos, um número acima da média, e atendeu cerca de 400 grávidas, o dobro do habitual, anunciou hoje a instituição.