A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que a proteção contra formas graves de covid-19 conferida pelas vacinas dura "até seis meses" depois da segunda dose ou da dose única no caso da vacina Janssen.
O CDS-PP questionou hoje o Governo sobre os pareceres técnicos relativos à vacinação contra a covid-19 de crianças entre os 05 e os 11 anos, apelando à sua divulgação e defendendo que “tanto secretismo gera desconfiança”.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português defendeu hoje, na abertura do Fórum de Lisboa, a necessidade de se combater os perigos criados pelas novas tecnologias, como a desinformação e o discurso do ódio.
Até um terço das águas de superfície europeias apresentaram nos últimos anos níveis excessivos de pesticidas, segundo um novo indicador divulgado hoje pela Agência Europeia do Ambiente, que mediu a presença destes produtos entre 2013 e 2019.
O PSD disse hoje querer “ajudar” a reforçar a confiança na vacinação de crianças com o pedido de divulgação de pareceres técnicos na base da decisão política, defendendo que a transparência nunca pode prejudicar este processo.
A pandemia do novo coronavírus fez pelo menos 5.278.777 mortos no mundo desde que a doença foi detetada em dezembro de 2019 na China e até às 11:00 de hoje, segundo um balanço da agência France Press.
A vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos é “desproporcionada” e “desnecessária” e não aconteceria em “nenhuma outra doença” com “um terço da população já protegida”, disse hoje o presidente do Colégio da Especialidade de Pediatria.
O Chega apelou hoje a que a vacinação para crianças entre os cinco e 11 anos só avance quando “todos os dados e informações disponíveis” forem divulgados, considerando que a recomendação da DGS nesse sentido não foi transparente.
As autoridades de saúde registavam no início da semana um total de 614 surtos ativos de covid-19, a maioria em escolas, que contam com mais 40 surtos do que na semana passada, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A Federação Portuguesa para a Deficiência Mental (Humanitas), que representa cerca de sete mil pessoas apoiadas por 40 instituições, assinala na sexta-feira 20 anos com um seminário e um pedido ao Governo para que ouça quem está no terreno.
O ventilador mecânico Nortada X-95 desenvolvido pela Marinha vai ser entregue na sexta-feira a uma empresa, dando início à última fase do projeto, dedicada à industrialização e comercialização, anunciou a Marinha.
O aumento da procura de gás natural depois dos confinamentos para combater a pandemia fez disparar os preços da energia e deixou a Europa a braços com mais uma crise, à medida que se aproxima um longo e frio inverno.
O Centro Hospitalar de Leiria e o Politécnico de Leiria estão a desenvolver um projeto que visa monitorizar os utentes no Serviço de Urgência Geral, através do uso de um dispositivo que emite alertas.
O Partido Social Democrata (PSD) apresentou um requerimento na Assembleia da República, dirigido à ministra da Saúde, Marta Temido, a pedir a divulgação dos pareceres e recomendações sobre a vacinação contra a covid-19 de menores de 12 anos.
A Covid-19 constituiu a pior crise a que a Unicef assistiu nos seus 75 anos de história, remetendo mais de 100 milhões de crianças para a pobreza, divulgou hoje a agência das Nações Unidas para a Infância.
O especialista em medicina legal José Eduardo Pinto da Costa morreu hoje, aos 87 anos, confirmou o Futebol Clube do Porto.
A Madeira registou hoje 88 novos casos de covid-19 e 75 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 794, com 23 doentes hospitalizados.
A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, insistiu hoje que é urgente colmatar o fosso de imunização contra a covid-19 que se regista na União Europeia, onde seis Estados-membros têm uma taxa de vacinação inferior a 55%.
Embora um certificado de vacinação seja exigido em cada vez mais países para certas atividades ou populações, poucos Estados exigem a vacinação para todos, uma medida de que deve permanecer “último recurso absoluto”, segundo a Organização Mundial da Saúde.
O Centro de Vacinação de Braga contra a covid-19 irá mudar de espaço a partir de sexta-feira, passando a funcionar no Centro Comercial Via Nova, em Ferreiros, onde se localiza o hipermercado E.Leclerc, anunciou hoje o município.
O número de casos associados à variante Ómicron em Portugal subiu para 37, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), que colocam a hipótese de circulação comunitária desta variante no país de uma forma residual.
O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, defendeu hoje que este é o tempo de se apostar no ICNAS 2.0, que exige um investimento que ronda os 40 milhões de euros, para continuar na vanguarda.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou hoje a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos, com prioridade para as que têm doenças consideradas de risco para covid-19 grave.
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 3.417 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 21 mortes atribuídas à covid-19, registando-se uma ligeira redução dos internamentos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).