A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou-se contra o tratamento com plasma de doentes recuperados para tratar casos de covid-19, alegando que as investigações mostram que não aumenta a probabilidade de sobreviver ou reduzir a necessidade de ventilação.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) aprovou hoje o medicamento RoActemra, já utilizado em doenças inflamatórias, para tratar casos graves de covid-19 em pessoas adultas.
Os Governos Regionais da Madeira e dos Açores reuniram-se hoje para debater a colaboração entre os serviços de saúde de ambos os arquipélagos de forma a “melhorar os cuidados e preencher lacunas” das duas regiões insulares.
A Madeira registou hoje mais duas mortes por covid-19 e 85 novos casos, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 817, com 30 doentes hospitalizados.
A modalidade ‘casa aberta’ no centro de vacinação da Feira Internacional de Lisboa (FIL) esteve hoje suspensa, entre as 15:00 e as 17:50, após “grande afluência” de utentes, disse o vereador da Proteção Civil na Câmara de Lisboa.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou hoje que o problema da pandemia de covid-19 não é a vacinação das crianças, mas haver sítios do mundo onde não chegam vacinas, potenciando o aparecimento de novas variantes do vírus.
Uma parte dos pequenos operadores está a falhar as metas de incorporação de biocombustíveis impostas pelo Governo, de acordo com as conclusões de um estudo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Equipas do Hospital Santa Maria foram buscar no fim de semana ao Algarve dois doentes com covid-19 que necessitavam de ECMO, um dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos, anunciou hoje o Centro Hospitalar Lisboa Norte.
Mais 1,6 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, cerca de 72 mil das quais nas últimas 24 horas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A incidência de infeções do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a aumentar, passando para 410,4 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu ligeiramente para 1,10 no país.
Portugal regista hoje mais 14 mortos associados à covid-19 e mais 2.216 infeções com o vírus que causa a doença, revela o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Câmara Municipal do Porto vai disponibilizar gratuitamente, a partir de terça-feira, testes de antigénio em seis locais entre a zona da Ribeira e a baixa da cidade, foi hoje anunciado.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, traçou hoje os objetivos de assegurar que 70% da população mundial seja vacinada contra a covid-19 até meados de 2022 e intensificar os esforços em África.
As primeiras 300 mil vacinas anticovid-19 para crianças dos 5 aos 11 anos, do consórcio farmacêutico BioNTech/Pfizer, chegam a Portugal em 13 de dezembro, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
O executivo da Câmara do Porto aprovou hoje, por unanimidade, a disponibilização gratuita de 100 mil testes de antigénio à população até ao final do ano, estando previsto que a testagem fique disponível a partir de terça-feira.
A situação pandémica no Algarve é “preocupante”, com mais de três dezenas de surtos de covid-19, a maioria em escolas, mas os hospitais “têm uma margem grande” para absorção de doentes, garantiram hoje as autoridades regionais de saúde.
O ministro da Educação assegurou hoje que tudo estará preparado se e quando a Direção-Geral da Saúde recomendar a vacinação das crianças a partir dos 5 anos e afirmou esperar que o processo decorra de forma rápida e extensa.
Portugal passou esta semana de sétimo para oitavo país da União Europeia (UE) com menos novos casos diários de contágio por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes a sete dias, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.
Os peritos do grupo de trabalho das Nações Unidas sobre Pessoas de Ascendência Africana, que estão em Portugal, ficaram surpreendidos e chocados com os relatos sobre brutalidade policial, mas também com a presença do passado colonial português.
A especialista em paludismo Maria Mota mostrou-se otimista com os resultados do relatório hoje publicado que conclui não se confirmarem os piores receios do impacto da pandemia na malária, mas alertou que são precisos mais recursos e vontade política.
O diretor do Programa Global da Malária da OMS apelou a uma “operação maciça e urgente” para garantir que a vacina contra a malária chega ao maior número de crianças possível e o mais depressa possível.
A pandemia de covid-19 provocou um aumento do número de casos e mortes por malária no mundo, mas o pior cenário, que apontava para uma duplicação da mortalidade, não se concretizou, conclui um relatório hoje divulgado.
A pandemia de covid-19 matou pelo menos 5.253.726 pessoas em todo o mundo desde dezembro de 2019, segundo um balanço até às 11:00 de hoje da agência France-Presse, com base em fontes oficiais.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 17 casos de covid-19 e igual número de recuperações, a par de um internamento, segundo o boletim diário da Autoridade Regional de Saúde.