A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, insistiu hoje que é urgente colmatar o fosso de imunização contra a covid-19 que se regista na União Europeia, onde seis Estados-membros têm uma taxa de vacinação inferior a 55%.
Embora um certificado de vacinação seja exigido em cada vez mais países para certas atividades ou populações, poucos Estados exigem a vacinação para todos, uma medida de que deve permanecer “último recurso absoluto”, segundo a Organização Mundial da Saúde.
O Centro de Vacinação de Braga contra a covid-19 irá mudar de espaço a partir de sexta-feira, passando a funcionar no Centro Comercial Via Nova, em Ferreiros, onde se localiza o hipermercado E.Leclerc, anunciou hoje o município.
O número de casos associados à variante Ómicron em Portugal subiu para 37, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), que colocam a hipótese de circulação comunitária desta variante no país de uma forma residual.
O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, defendeu hoje que este é o tempo de se apostar no ICNAS 2.0, que exige um investimento que ronda os 40 milhões de euros, para continuar na vanguarda.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou hoje a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos, com prioridade para as que têm doenças consideradas de risco para covid-19 grave.
Portugal registou nas últimas 24 horas mais 3.417 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 21 mortes atribuídas à covid-19, registando-se uma ligeira redução dos internamentos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Unicef lançou hoje um apelo de financiamento de emergências no valor de 9,4 mil milhões de dólares para apoiar programas essenciais para mais de 177 milhões de crianças afetadas por crises humanitárias e pela pandemia global.
O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos afirmou hoje que o Hospital Garcia de Orta, em Almada, tem as "urgências atoladas de doentes" e que os profissionais de saúde “estão exauridos”.
Os testes de antigénio à covid-19 já podem ser efetuados gratuitamente em três farmácias da cidade de Beja, quando antes, no distrito, apenas podiam ser feitos numa farmácia localizada no concelho de Odemira.
A Autoridade Regional de Saúde dos Açores registou, nas últimas 24 horas, 29 casos de covid-19, a par de cinco recuperações, somando a região 275 casos ativos, foi hoje anunciado.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) tem tentado, nos últimos meses, favorecer um acesso mais equitativo às vacinas contra a covid-19, mas sem resultados até agora.
A combinação de vacinas de vetores virais (como a AstraZeneca e Janssen) com as de mRNA (Pfizer e Moderna) para a covid-19 (vacinação heteróloga) aumenta a resposta do organismo ao vírus da covid-19, segundo dados hoje divulgados.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.261.473 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).
As opções de refeições vegetarianas chegam a custar mais do dobro das receitas tradicionais, segundo um estudo da Deco Proteste, que defende que as diferenças de preço afastam os consumidores.
A Comunidade Intermunicipal e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vão identificar as necessidades em cuidados de saúde primários da região para candidatar a sua execução ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi hoje divulgado.
A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) de Castelo Branco retomou a atividade do projeto Hospital Bem Crescer, cujo objetivo é diminuir os medos das crianças face às instituições de saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa apelou hoje, perante a evolução da pandemia de covid-19, a uma melhor proteção das crianças dos 5 aos 14 anos, atualmente a faixa etária mais afetada.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra está a participar num estudo internacional que visa compreender melhor as experiências emocionais dos profissionais de saúde que estão ou estiveram no tratamento de doentes com Covid-19.
Um estudo desenvolvido por investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), que envolveu 2.394 enfermeiros, mostra que para 76% destes profissionais o tempo para planear e reformular cuidados foi escasso durante a pandemia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou-se contra o tratamento com plasma de doentes recuperados para tratar casos de covid-19, alegando que as investigações mostram que não aumenta a probabilidade de sobreviver ou reduzir a necessidade de ventilação.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) aprovou hoje o medicamento RoActemra, já utilizado em doenças inflamatórias, para tratar casos graves de covid-19 em pessoas adultas.
Os Governos Regionais da Madeira e dos Açores reuniram-se hoje para debater a colaboração entre os serviços de saúde de ambos os arquipélagos de forma a “melhorar os cuidados e preencher lacunas” das duas regiões insulares.
A Madeira registou hoje mais duas mortes por covid-19 e 85 novos casos, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 817, com 30 doentes hospitalizados.