O hospital de Viana do Castelo está a registar um “aumento significativo de internamentos” por covid-19 e um número expressivo de profissionais de saúde infetados, disse hoje o diretor, que apelou “à contenção” da população para travar a doença.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) denunciou hoje que cerca de 160 mil utentes na região Centro estão sem médico de família e que são necessários 90 médicos para colmatar as necessidades atuais.
A associação ambientalista Zero opõe-se à mina de lítio, projetada para Montalegre, por causa do impacte negativo sobre as populações locais e das “923.000 toneladas de resíduos” para as quais se “desconhece o destino final”.
A atividade epidémica da gripe está com tendência decrescente em Portugal, segundo o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA), apesar da subida da incidência da síndrome gripal para 34,6 por 100.000 habitantes.
O excesso de mortalidade na União Europeia (UE) desceu em março para 6%, após um pico de 26% em novembro de 2021 devido à pandemia de covid-19, estando Portugal alinhado com a média europeia, com uma taxa de 6,8%.
O secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, afirmou hoje que o mecanismo de atualização das pensões “será utilizado” no próximo ano para fazer face o aumento da inflação que o Governo estima que seja conjuntural.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) vão acompanhar mulheres grávidas e os seus filhos até aos três anos para intervir na prevenção da obesidade e da cárie dentária, foi hoje anunciado.
Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) estão a desenvolver biossensores flexíveis que, integrados em pensos de origem natural, permitem monitorizar feridas crónicas e uma cicatrização “mais eficiente”, foi hoje anunciado.
Portugal está a retomar a distribuição de medicamentos a portugueses carenciados na Venezuela, que foi afetada pela pandemia, tendo enviado 1,8 toneladas de fármacos desde que, em 2018, foi criada a rede local de assistência médica à comunidade.
Mais de 1.000 camas dos hospitais públicos estavam ocupadas em março com pessoas que não necessitariam de estar internadas, um aumento de 23% face ao mesmo mês de 2021, representando um custo de quase 19,5 milhões de euros.
Todas as regiões de Portugal continental vão continuar, pelo menos até quinta-feira, com concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo o boletim polínico, divulgado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, congratulou hoje Portugal por ser um país piloto na Revisão de Preparação Sanitária Universal, dizendo estar “ansioso” para conhecer os resultados na Assembleia Mundial da Saúde.
Portugal ultrapassou os quatro milhões de casos confirmados de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia da covid-19, indicam os dados divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os idosos com mais de 80 anos e os residentes nos lares vão ser vacinados com a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19, num processo que se inicia na próxima segunda-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente da Ordem dos Enfermeiros nos Açores alertou hoje que “faltam cerca de 450 enfermeiros” na região, considerando a situação “insustentável”, e pedindo um “recrutamento coerente e atrativo” de profissionais e uma “aposta forte” na formação.
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou hoje que a proposta para que a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) entrasse como critério na avaliação de desempenho dos médicos de família, entretanto retirado, fazia destes “controladores do comportamento individual”.
Portugal registou quase 250 mil infeções pelo SARS-CoV-2 desde que a máscara deixou de ser obrigatória, em 22 de abril, cerca de 75 mil mais do que nos vinte dias anteriores, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considerou hoje que o aumento de casos de covid-19 é preocupante, mas não um motivo de alarme, nem para retroceder nas medidas de libertação da sociedade.
A área covid-19 do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), no Porto, está “totalmente ocupada”, motivo pelo qual será definido nos próximos dias se se aumenta este espaço para outras enfermarias, avançou hoje o presidente do conselho de administração.
O Tribunal de Almada tem um surto de covid-19 com 40 casos confirmados, entre oficiais de justiça e magistrados, quase metade do total de funcionários, segundo fonte sindical.
O uso de máscara de proteção contra a covid-19 passa a ser obrigatório na Madeira apenas em determinados espaços fechados, nos transportes coletivos de passageiros e em táxis e similares, a partir de domingo, determinou hoje o executivo insular.
O secretário da Saúde dos Açores disse hoje que está a ser criada uma Comissão para a Saúde Mental, no âmbito de um plano regional já em fase final de elaboração e prestes a ir a Conselho do Governo.
O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos defendeu hoje ser necessário um “reforço efetivo” de todas as maternidades, “não apenas de duas ou três”, e travar a saída dos especialistas do SNS para o privado.
A União Europeia (UE) vai avançar com mais 400 milhões de euros para o desenvolvimento de vacinas anticovid-19 e mecanismos de diagnóstico em África, contribuindo também com 427 milhões de euros para combater futuras pandemias no mundo.