A Direção-Geral da Saúde (DGS) recebeu na quinta-feira a posição do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil por causa da vacinação contra a covid-19 em crianças dos 05 aos 11 anos e divulgará oportunamente as recomendações.
A pandemia de covid-19 matou pelo menos 5.233.111 pessoas em todo o mundo desde dezembro de 2019, segundo um balanço até às 11:00 de hoje da agência France-Presse, com base em fontes oficiais.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concluiu hoje que o risco de miocardite e pericardite é “muito raro” após toma das vacinas anticovid-19 assentes na tecnologia do RNA mensageiro, da Pfizer/BioNTech e Moderna, confirmando os benefícios dos fármacos.
A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou, nas últimas 24 horas, 40 casos de covid-19, a par de 22 recuperações e três internamentos hospitalares, somando a região 243 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.
A Fenprof questionou o Ministério da Educação sobre a situação sanitária nas escolas, lembrando o aumento de casos de covid-19 que afetam a comunidade escolar com cada vez mais situações de isolamento e quarentena.
Em setembro foram registados 71.200 pedidos de asilo na União Europeia e parceiros (UE+), tendo sido ultrapassados, pela primeira vez, os níveis de antes da pandemia da covid-19, foi hoje divulgado.
A Universidade do Porto lidera um projeto internacional que, com um orçamento de 12 milhões de euros, pretende investigar a adesão terapêutica e desenvolver métodos que permitam avaliar e perceber os fatores que afetam este processo, foi hoje revelado.
Mais de dois milhões de pessoas já foram vacinadas contra a gripe e mais de 1,4 milhões receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, divulgou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As autoridades de saúde registam esta semana um total de 564 surtos ativos, a maioria em escolas, pouco mais de metade do máximo atingido em fevereiro, quando chegou a haver 921 surtos ativos no país, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Instituto Português de Oncologia do Porto lança hoje o primeiro de sete episódios do podcast ‘Cancro Sem Temor’, iniciativa que visa ajudar os doentes a viver com esta doença, fazendo-os ver que “não estão sozinhos”, revelou a responsável.
Um estudo envolvendo quase 3.000 pessoas permitiu concluir que doses de reforço com seis tipos de vacina diferentes contra a covid-19 permitem aumentar a resposta imunitária nas pessoas inoculadas, mas com grandes variações conforme as marcas.
O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou hoje a abertura dos seus Serviços de Patologia Clínica à população, e a possibilidade, mediante marcação, da realização de testes à covid-19 nas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas.
A ONU manifestou hoje preocupação pelo aumento dos casos de subnutrição na Venezuela, país que continua a registar importantes carências humanitárias, que se agravaram com a pandemia da covid-19.
O secretário-geral das Nações Unidas “sofreu muito” para tomar a “difícil” decisão de receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e tinha retardado a sua toma em solidariedade com os países africanos, foi divulgado esta quinta-feira.
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, anunciou que até à data não foram identificados casos positivos nos 28 profissionais em isolamento profilático imediato após um caso da variante Ómicron relacionado com o surto na Belenenses SAD.
As autoridades de saúde da Madeira sinalizaram 88 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, reportando 780 situações ativas e mais um óbito associado à doença, foi hoje anunciado.
A ativista moçambicana Graça Machel disse hoje que os países da África Austral atravessam um dos momentos mais difíceis desde as independências, considerando que as lideranças perderam a conexão com o povo e a pobreza tende a aumentar.
O Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) anunciou hoje que vai criar o primeiro laboratório de investigação genética no Algarve, para diagnosticar possíveis doenças hereditárias e adaptar as terapêuticas aos doentes.
Mais de 82 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe e covid-19 nas últimas 24 horas, cerca de 63 mil das quais com a dose de reforço contra o coronavírus, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM), Miguel Xavier, anunciou hoje que cada região de saúde terá o seu próprio plano regional de saúde mental, para poder tomar “decisões adequadas às populações que bem conhece”.
As farmácias estão a fazer “tudo o que é humanamente possível” para responder à procura de testes de covid-19, que regista “picos” em Lisboa e Porto, assegurou hoje a presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF).
O PCP questionou o Governo sobre a disponibilização de testes rápidos de antigénio à covid-19 no distrito de Beja, alegando que, das 53 farmácias comunitárias na região, “apenas uma”, em Odemira, consta da lista do Infarmed.
Os ruídos não audíveis provocados pelas turbinas eólicas podem afetar a saúde das populações residentes até, pelo menos, 15 quilómetros de distância dos parques eólicos, revela um estudo, hoje divulgado.
A DGAV anunciou que foi detetado um caso de gripe das aves em Palmela, estando já em vigor medidas de controlo, lembrando que não existe evidência de que esta gripe pode ser transmitida a humanos pelo consumo de alimentos.